Ainda nos estamos a adaptar ao novo ano e, infelizmente, temos de dar uma má notícia para todos os motociclistas. De acordo com as previsões, os preços dos combustíveis vão aumentar na próxima semana. E a subida não vai ser pequena!
No seguimento da subida do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP) que foi decretado pelo Governo e entrou em vigor a 1 de janeiro de 2025, aumentando automaticamente o preço dos combustíveis em 3 cêntimos por litro, no que foi uma medida justificada para compensar a redução da Taxa de Carbono, sabemos agora que na semana que começa a 20 de janeiro vamos todos ter de pagar um valor mais elevado para colocar gasolina nas nossas motos.
Desta feita, porém, a subida é justificada pelos especialistas no setor da energia com a valorização do preço do barril de Brent.
A evolução do preço do petróleo nos mercados internacionais – saltou dos 74 dólares americanos para os 82 dólares americanos desde início do ano – significa que naturalmente sobem os preços dos combustíveis.
De acordo com as previsões da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no caso do litro de gasolina simples 95, o preço por litro na próxima semana será de 1,781€, o que representa uma subida de 3 cêntimos por litro. No caso do gasóleo simples a subida é ainda maior, de 5,5 cêntimos por litro, o que deixará o litro deste tipo de combustível a valer 1,699€.
Recordamos que estes valores são uma média e meramente indicativos, e que o valor que pagamos depende do posto de abastecimento.
Esta é uma subida pronunciada dos preços dos combustíveis, a maior dos últimos tempos, e por isso o melhor é atestar a sua moto (ou outro veículo) até domingo, pois assim ainda conseguirá ‘poupar’ alguns cêntimos ou até euros.
Se quiser saber qual o posto de abastecimento mais perto de si que pratica os valores mais baixos apenas tem de clicar aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!