Preparação Honda CB1000R Ganbatte

A Mototrofa foi um dos concessionários portugueses que participou na primeira edição do concurso Honda Garage Dreams organizado pela Honda na Península Ibérica.

Honda Garage Dreams Mototrofa

Texto Vitor Martins. Fotos Honda.

Os concessionários Honda da Península Ibérica foram desafiados a transformar uma CB1000R, maximizando o conceito Neo Sports Café. Sem poder gastar mais de 3000 € em peças e acessórios e com apenas 2000 € de orçamento adicional, os concessionários tiveram que usar de toda a sua imaginação e criatividade para as suas transformações.

A Mototrofa chamou Ganbatte à sua moto. «Baptizámos a mota como “Ganbatte”, uma palavra muito popular no idioma japonês. Ela é usada de diferentes formas pelos japoneses para incentivar as pessoas a fazerem o seu melhor. Foi isso que fizemos, é isso que queremos que as pessoas sintam e é essa a mensagem que queremos passar», explica a Mototrofa, cuja equipa liderada por Francisco Silva, gerente, e Sérgio Teixeira, chefe de oficina, contribuiu para o planeamento e execução desta transformação.

O que salta logo à vista é a pintura, em dois tons e com MT93 inscrito no depósito, MT de Mototrofa e 93 foi o ano de nascimento da empresa. O objectivo foi manter a filosofia da moto: «Não fazia sentido para nós transformar uma excelente moto de estrada em uma mota mista. No nosso entender seria estragar todo o conceito de uma CB1000R. Pelo contrário, quisemos manter a sua essência e honrar a história desportiva da Honda, ou seja, procurámos tirar partido do seu excelente quadro, travagem e suspensão para criar uma mota que permita uma condução ainda mais desportiva, mais divertida e com uma performance superior em traçados sinuosos».

Para além da pintura personalizada, a Ganbatte levou ainda vários acessórios, como aplicações de carbono, aplicação do farol traseiro em LED da Monkey 125, os piscas dianteiros em LED da Monkey 125, manetes, pousa-pés, tampão de depósito, espelhos retrovisores em carbono aplicados na carenagem, bujão do óleo, punhos, escape SC Project, pneus Pirelli Diablo SuperCorsa. Segundo os elementos da Mototrofa, uma das tarefas mais difíceis foi incorporar o farolim traseiro da Monkey na CB1000R, mas o resultado final compensou o esforço, com esse acessório muito bem integrado na traseira da moto, e combinando com o farol dianteiro, também redondo.

O resultado final faz juz à filosofia Neo Sports Café e mostra que mesmo com um orçamento contido se podem fazer alterações muito interessantes.