Puig R 1300 GS Pista – Maxitrail para uns, desportiva para outros!

A Puig criou um kit que transforma a trail da BMW Motorrad numa proposta bem mais desportiva. Eis a R 1300 GS Pista!

r 1300 gs pista

Especialistas no fabrico de componentes e acessórios de todos os feitos para os mais diversos modelos de moto, os espanhóis da Puig revelaram no Salão de Milão EICMA a sua mais recente criação ‘fora da bolha’: a R 1300 GS Pista.

A BMW Motorrad bem pode ter concebido a R 1300 GS como uma maxitrail. Mas na Puig, talvez inspirados pela primeira corrida de maxitrails realizada antes da última corrida do Mundial de Resistência FIM no circuito Paul Ricard, viram na moto alemã mais do que uma proposta capaz de andar em estrada e fora dela.

Por isso, trabalharam durante bastante tempo para criar o novo kit Pista que transforma a R 1300 GS numa moto bem mais desportiva e com um visual futurista que não deixa ninguém indiferente.

A Puig revela que o objetivo que levou à criação da R 1300 GS Pista foi de mostrar ao mundo das duas rodas, e em breve disponibilizar aos motociclistas, que é possível transformar por completo a moto da BMW Motorrad instalando os diferentes componentes e elementos que integram este kit Pista. E não será necessário realizar grandes modificações à GS para poder usar o kit.

O kit Puig Pista incluirá, quando for comercializado ao público, todas as peças produzidas pela marca. Não incluirá as jantes em fibra de carbono, os travões especiais com destaque para os discos dianteiros de maior diâmetro da Galfer, nem o sistema de escape fabricado e customizado pela Arrow exclusivamente para a R 1300 GS Pista que foi revelada na EICMA.

Começando pela dianteira, o guarda-lamas conta com condutas de refrigeração dos travões embutidas, adotando uma configuração semelhante ao que vemos nos protótipos de MotoGP de forma a reduzir a turbulência aerodinâmica gerada pelo movimento da roda, e ao mesmo tempo maximiza o arrefecimento dos travões.

A jante dianteira passa a ser aqui de 17 polegadas, menor do que a dimensão original escolhida pela BMW Motorrad para a R 1300 GS, sendo que as jantes são, como referimos, em fibra de carbono, modelo Bullet, e fabricadas pelos especialistas da Rotobox.

Isto afeta de sobremaneira a massa não suspensa e a agilidade da moto, para melhor, sendo que a Puig ressalva que a R 1300 GS Pista consegue inclinar mais em curva devido a esta alteração na jante.

Os discos de travão da Galfer são de 320 mm, sendo que neste particular o destaque vai para a sua espessura: 6 mm! O que leva a uma maior resistência aos efeitos negativos causados pela temperatura excessiva nas travagens mais fortes e prolongadas.

r 1300 gs pista

Toda a dianteira do kit Pista da Puig para a R 1300 GS vai buscar inspiração nas motos de pista. Inclusivamente, podemos até notar que existe uma forte semelhança entre o design deste kit especial e a M 1000 XR ou até a S 1000 XR.

O para-brisas curto combina com uma cobertura da ótica para gerar um canal de passagem de ar que foi concebido para reduzir a turbulência que, de acordo com a Puig, foi sentida com o para-brisas de série, quer na posição mais baixa quer na posição mais elevada.

Nas laterais da cobertura dianteira estão posicionados dois spoilers ou asas. Estão inclinadas para a frente de forma a gerar força descendente sobre o eixo dianteiro a velocidades mais elevadas.

Isso gera benefícios em termos de estabilidade e também em travagem, sendo que para maximizar o efeito aerodinâmico gerado pelas asas a Puig desenvolveu um intricado sistema de passagens de ar integradas no frontal do kit R 1300 GS Pista.

r 1300 gs pista

Na secção inferior da moto encontramos uma quilha, compacta, mas também com uma configuração estrutural aerodinâmica, que ajuda o ar a passar mais rapidamente em torno do motor Boxer 1300 cc.

Os spoilers inferiores são outro destaque, sendo que neste particular ajudam a criar força descendente mais próximo do eixo traseiro da moto, sem afetar a suspensão, ajudando então a equilibrar aerodinamicamente o comportamento do conjunto.

Outro elemento que integra o kit R 1300 GS Pista é a cobertura do depósito de combustível. É fabricada em ABS, e modifica a posição de condução do condutor, que usufrui de uma melhor base para fixar as pernas. A cobertura do depósito é fabricada num material específico que foi concebido para ser personalizado, quer com pintura, quer com aplicação de películas.

Nas laterais, e mesmo por cima das cabeças expostas do motor dois cilindros Boxer, a Puig instala um par de defletores. Podem adotar três posições, ou configurações, diferentes, e com isso o condutor pode gerir se as suas pernas são mais ou menos afetadas pelo ar frio ou quente.

r 1300 gs pista

E por fim, na traseira, a Puig coloca uma tampa do assento do passageiro, também em plástico ABS. Esta tampa pode ser totalmente personalizada com tinta ou vinil, e inclui um pequeno encosto em neoprene onde o condutor se pode apoiar nas acelerações mais fortes.

A tampa do assento pode ser apenas um detalhe, mas quando se trata de criar uma moto inspirada nos modelos de pista, é um elemento obrigatório e que ‘remata’ todo o conjunto de forma mais equilibrada.

Outros destaques no kit R 1300 GS Pista da Puig são a utilização de espelhos integrados nos protetores de manete. O denominado kit Diablo. Os espelhos podem ser rodados de forma a tornarem-se mais aerodinâmicos, particularmente útil em pista, sendo que na estrada podem ser reposicionados para a sua posição original de forma a permitir ao condutor visualizar o que está atrás de si.

O protetor de manete / espelho Puig Diablo é fabricado a partir de um bloco de alumínio sólido, maquinado com extrema precisão.

Refira-se ainda que o kit Pista inclui manetes Puig 3.0, capas para tapar os buracos dos espelhos originais, tampa do reservatório de líquido de travão em alumínio maquinado, poisa-pés Black R-Fighter em preto, e proteção de braço oscilante. Estes elementos estão já disponíveis no catálogo de acessórios da Puig.

O kit R 1300 GS Pista não está ainda disponível ao público. A Puig confirma que o irá comercializar assim que terminarem os derradeiros testes de desenvolvimento, sendo que a moto que foi exposta na EICMA foi apenas uma versão de pré-produção do kit final.

Galeria de fotos Puig R 1300 GS Pista

Fique atento a www.motojornal.pt parta estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!