Qualificação do GP da República Checa: Zarco na pole, Oliveira 13.º

A pole position para o GP da República Checa foi conquistada por Johann Zarco. Depois de uma queda na terceira sessão de treinos, Miguel Oliveira qualificou em 13.º.

A qualificação para o GP da República Checa ficou marcada pela pole position surpresa de Johann Zarco. O piloto tinha conseguido a última das suas cinco poles positions em MotoGP no GP de França de 2018, com a Yamaha da Tech3.

O piloto francês já tinha surpreendido nos treinos livres ao ser o segundo mais rápido, atrás de Franco Morbidelli.

«Esta pole position trouxe boas emoções. Vi o tempo da volta e fiquei surpreendido, pela diferença com a volta com o primeiro pneu da qualificação, e depois pensei ‘é um bom tempo para conseguir uma boa posição na grelha. Ainda tenho tempo para mais uma volta, mas pensei que não podia puxar assim outra vez, porque achei que usei muito bem o pneu na primeira volta. Este fim-de-semana há uma grande diferença entre a primeira volta e as seguintes; mesmo que tentes fazer melhor os tempos não surgem. Por isso é que era importante usar bem o pneu na primeira volta. Quando passei na recta vi o P1 que a equipa me mostrava, mas ainda pensei que alguém ia melhorar, e como não há ecrãs à volta da pista, eu queria sorrir, mas ok, vou ficar contente com o tempo, mas sem ter a certeza se tinha a pole. Mas quando chegeui fui encaminhado para o primeiro lugar, e isso foi tão bom!», disse Zarco no final.

Sequência interrompida

Depois de todas as atribulações do ano passado, Zarco parece estar a emparelhar bem com a Ducati GP19. «Estou a melhorar a cada volta com a Ducati, que tem um grande potencial, mas ainda não é fácil fazer tudo. Estar nesta fase da minha aprendizagem e conseguir a pole é melhor do que poderia esperar», confessou o francês. Porém Zarco reconhece que, tendo um ritmo de corrida melhor do que nas corridas anteriores «ainda não é suficiente para ganhar».

Fabio Quartararo viu assim interrompida a sua sequência de pole positions que durava desde o GP da Málasia do ano passado. O francês qualificou na segunda posição, contribuindo para uma dobradinha gaulesa na primeira linha da grelha.Quartararo caiu quando tentava bater Zarco nos momentos finais da qualificação.

Franco Morbidelli, o piloto mais rápido dos treinos livres, vai fechar a primeira linha da grelha.

Miguel Oliveira esteve quase a entrar directo na segunda qualificação, mas caiu na penúltima curva daquela que seria sua volta mais rápida da terceira sessão de treinos livres. Assim terminou em 14.º e teve que passar pela Q1. Aí fez a sua volta mais rápido do fim-de-semana, mas ficou em terceiro, a 0,037 s do segundo lugar, e da Q2. Vai assim sair da quinta linha da grelha, no 13.º lugar. «De um modo geral foi um dia positivo. Começámos com grandes esperanças esta manhã. Caí na minha volta rápida, que me poderia ter dado um lugar entre os 10 primeiros. Sabíamos que ter que passar pela Q1 seria difícil. De qualquer modo, dei tudo o que tinha, mas não foi o suficiente, foi muito apertado. Mas estou confiante para a corrida de amanhã. Acho que vai ser muito diferente. Estamos numa boa posição, trabalhámos bem, devemos estar relaxados e concentrados para amanhã», disse Miguel Oliveira na República Checa.

Moto2 e Moto3

Em Moto2 Joe Roberts conseguiu a sua segunda pole position da carreira, batendo Sam Lowes e Enea Bastianini, que voltam a sair da primeira linha da grelha de partida. Tetsuta Nagashima, líder do campeonato não conseguiu avançar para a Q2 e qualificou em 15.º

Na República Checa Raul Fernandez conseguiu a sua primeira pole position da carreira depois de ter sido também o mais rápido dos treinos livres. O espanhol interrompeu a sequência de poles de Tatsuki Suzuki, que qualificou em terceiro, atrás de Gabriel Rodrigo. Albert Arenas, o líder do campeonato, qualificou em sétimo. John McPhee, terceiro do campeonato, caiu no início da qualificação e sairá da sexta linha da grelha.

Todos os resultados aqui