A Yamaha escolheu precisamente o mesmo dia para revelar as cores e as novidades nas duas formações que utilizam as Yamaha M1 em 2020. Primeiro foi a equipa oficial que mostrou as suas novas motos na boxe que vai ocupar no decorrer dos testes nos próximos três dias a moto, cores, pilotos e todos os elementos da equipa que vai estar ao lado de Maverick Viñales em Valentino Rossi em 2020, seguindo-se passados alguns minutos e num local distinto a apresentação da formação da Petronas, com Fabio Quartararo e Franco Morbidelli a revelarem igualmente as cores das motos malaias.
Notada foi a diferente entrada de ar nas motos dos pilotos da formação ‘satélite’, sendo que a moto de Quartararo é idêntica às motos de Viñales e Rossi, com a distinta entrada de ar frontal a confirmar ser a evolução 2020, sendo a moto do italo-brasileiro uma moto de 2019 como revelou igualmente a admissão de ar na secção dianteira da carenagem.
Uma diferença que pode implicar uma alteração no estatuto dentro da equipa de Razali pois em 2019 o ‘prioritário’ era Franco Morbidelli, que tinha uma moto ‘Spec A’ e Quartararo tinha uma ‘Spec B’ que mais não era que uma moto de 2018 que ao longo do ano recebeu como melhorias apenas o braco-oscilante e a forquilha dianteira em carbono, mas sempre em momentos mais adiantados que as restantes motos dos pilotos oficiais e do seu colega de equipa.
Já confirmado como piloto da equipa oficial em 2021 e 2022 o francês deverá com toda a certeza ter já um tratamento semelhante em 2021 mas ainda com as cores da Petronas, deixando assim Morbidelli pressionado para assinar melhores resultados numa equipa que muitos dizem já ser aquela onde estará Valentino Rossi em 2021…mas essa será com toda a certeza uma história longa e duradoura já a partir de Março.