A edição de 2019 do Rallye du Maroc, uma das maiores e mais importantes maratonas de todo-o-terreno da actualidade, foi apresentada em Almancil no decorrer da Baja Loulé por David Castera, gestor da ODC Events o actual organizador desta grande prova africana, que esteve em Portugal para revelar as novidades deste tão aliciante desafio.
O Rallye du Maroc, jornada do Campeonato do Mundo FIM e da Taça do Mundo da FIA, que assumiu em 2018 uma nova identidade pelas mãos de David Castera, pretende ser uma prova com características singulares que permita a cada participante desfrutar do prazer de conduzir em paisagens fantásticas, mas sempre com um elevado nível de profissionalismo e com todas as comodidades e acessibilidades para que os pilotos possam viver uma aventura única.
Para a edição de 2019, o organizador pretende manter as premissas que pautaram o rally de 2018 e levar a cabo uma corrida adaptada a pilotos amadores que querem participar pela primeira vez num Rally Raid. Assim, os sectores selectivos mais curtos para a Enduro Cup, SSV e Autos Open permitem que os concorrentes menos experientes possam embarcar nesta aventura tornando mais simples a ultrapassagem dos terrenos mais exigentes. Para a categoria Enduro Cup será ainda disponibilizado um instrutor que estará presente todos os dias para ajudar e acompanhar os pilotos durante toda a aventura.
Para David Castera a apresentação desta prova em Portugal assume grande relevância devido à enorme adesão dos pilotos portugueses na edição anterior do Rallye du Maroc ‘Viemos a Portugal porque no ano passado tivemos a participação de bastantes pilotos portugueses que gostaram do formato que preparámos para o rally e ao qual queremos dar continuidade. Temos uma prova que, por um lado, faz parte da Taça do Mundo FIA e do Campeonato do Mundo FIM, mas por outro existe também uma grande preocupação em cativar os amadores para uma prova que seja prazerosa, mas com custos relativamente reduzidos e que permita o convívio com os grandes nomes e equipas da modalidade. Para este ano vamos ter como novidade um ‘bivouac’ sem hotéis durante os três dias correspondentes à segunda, terceira e quarta etapas sendo que a partida e chegada continuará a ser em Fez. Vamos também ter um pouco menos de quilómetros por etapa para os amadores que para os profissionais. O objectivo é que possam ter mais tempo livre e danificarem menos as suas máquinas. Outra mudança que vamos fazer é fornecer em duas etapas um ‘road book’ já preparado, como os navegadores o costumam fazer, mas que será entregue apenas 15 minutos antes da partida. Sabemos que a receptividade dos pilotos e das equipas portuguesas tem sido muito interessante e queremos que continuem a vir e se possível em maior número para uma prova que fica relativamente perto de Portugal, revelou o gestor da OCD Events.
O Rally du Maroc terá lugar entre 3 e 9 de Outubro em Marrocos.