A clássica “travel enduro” de Mandello del Lario prepara-se para chegar às estradas nacionais completamente renovada, com a Moto Guzzi a apresentar uma gama V85 repleta de melhorias e agora com três variantes concebidas para motociclistas distintos.
Para este ano, a gama Moto Guzzi V85 é composta pelas seguintes variantes: V85 Strada, V85 TT e ainda a mais equipada V85 TT Travel.
A ótica frontal e o painel de instrumentos são agora moldados em alumínio, ao invés da treliça em aço da geração anterior, conferindo assim à moto uma presença mais dinâmica e desportiva. A pega traseira é também fabricada em alumínio.
O motor bicilíndrico, que contempla agora novas cabeças dos cilindros e é Euro 5+, tem uma resposta melhorada, sobretudo a baixos regimes de rotação, de acordo com as informações oficiais da marca italiana. O resultado é um incremento de binário – 83 Nm disponíveis às 5.100 rpm – e de potência – 80 cv que aparecem na totalidade às 7.750 rpm.
A proteção aerodinâmica é agora superior, graças ao defletor de vento redesenhado e ajustável em altura em 5 posições, num total de 70 mm que garantem uma redução da pressão do vento em 37%.
Por outro lado, tanto as novas proteções das mãos, mais largas, como a parte superior do depósito de combustível, com design patenteado, diminuem a pressão do vento no condutor.
A gama V85 contempla um novo painel de instrumentos TFT a cores, com ecrã de 5 polegadas, e novos botões de comando, redesenhados para um acesso mais intuitivo às funções da moto. Nos modelos TT e TT Travel, o monoamortecedor tem agora a regulação da pré-carga da mola através de um manípulo, tornando mais fácil a operação quando se circula com passageiro ou bagagem.
O equipamento eletrónico é também mais vasto, contando atualmente com uma plataforma de medição de inércia de 6 eixos (disponível como equipamento opcional na V85 Strada), que permitiu a instalação de funcionalidades como o Cornering ABS, representando, assim, um incremento na segurança.
A calibração dos parâmetros eletrónicos – controlo de tração, ABS e resposta do acelerador Ride-by-Wire – é facilmente gerida através dos diferentes modos de condução disponibilizados de série em cada modelo. Os modos de condução Road, Sport e Rain são de série em todos os modelos da gama, e o modo Off-Road é exclusivo das versões V85 TT e V85 TT Travel.
A V85 TT Travel conta ainda com o modo de condução Custom (disponível como opcional na V85 Strada e na V85 TT), que permite, como o nome indica, personalizar de forma independente todos os parâmetros eletrónicos da moto para que cada motociclista consiga definir o comportamento da moto mais adequado às suas preferências ou necessidades de condução.
É o modelo que melhor representa o sentido prático da V85, a opção que melhor se adapta para uma utilização diária, mas sem esquecer a polivalência para desfrutar das estradas fora da cidade.
É caraterizada por um estilo minimalista, abandonando as proteções de mãos, a proteção de cárter e as pegas do passageiro (disponíveis, no entanto, como equipamento opcional).
As jantes em alumínio são novas e o seu peso foi calibrado de forma a favorecer a manobrabilidade, com a V85 Strada a pesar menos 4 kg do que a versão V85 TT. O design estradista é ainda enfatizado pelo guarda-lamas dianteiro em posição mais baixa, estando disponível nos grafismos Nero Isola e Grigio Brera.
O preço de venda ao público da Moto Guzzi V85 Strada é de 12.599€.
A V85 TT é a variante “todo-o-terreno” e que personifica o espírito original da V85, com um estilo que podemos traçar até às motos de enduro dos anos 80 e com as quais se podia fazer qualquer coisa, desde as deslocações diárias a longas viagens.
Está equipada de série com jantes de raios e pneus tubeless com 17’’ e 19’’ (150/70-17 e 110/80-19, respetivamente), uma nova proteção de cárter fabricada em alumínio e proteções de mãos mais largas.
A Moto Guzzi V85 TT destaca-se das outras variantes pelo quadro pintado a vermelho e pelos grafismos Rosso Fuji e Grigio Tambora. O preço de venda ao público da V85 TT é de 13.599€.
A V85 TT Travel apresenta um conjunto de novidades que eleva o conforto para um patamar superior.
Entre os destaques que encontramos no equipamento de série podemos referir a aplicação de um defletor de vento frontal Touring, com uma superfície 22% superior quando comparado com a versão de base, e novos defletores laterais, ideais para deslocações em autoestrada e com tempo frio.
Como resultado, a pressão do vento no capacete do condutor é reduzida em 50% em comparação com a V85 TT, sendo o defletor frontal ajustável em 5 níveis ao nível da altura.
O equipamento inclui as malas laterais da série Urban, com um novo acabamento, tendo uma capacidade de 37 litros (direita) e 27,5 litros (esquerda), podendo ambas ser desbloqueadas com a mesma chave.
De série a Travel tem ainda os punhos aquecidos e o assento do condutor aquecido, cuja temperatura pode ser ajustada pelos botões específicos situados no punho esquerdo. A completar o equipamento especial desta versão está ainda o sistema Moto Guzzi MIA, a plataforma multimédia que permite conectar o smartphone à moto, alargando, assim, as funções disponíveis.
A Moto Guzzi V85 TT Travel está disponível no grafismo Bronzo Deserto. O preço de venda ao público é de 14.999€.
Galeria de fotos Moto Guzzi V85
Para mais informações e esclarecimentos poderá contactar o importador da marca em Portugal, a Officina Moto, clicando aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!