Diz o regulamento desportivo do Dakar que os pilotos e as máquinas que competem no Dakar estão autorizados a ter apenas como ‘notas de navegação’ o ‘road-book oficial da prova com possível integração de alterações sugeridas pelos veículos de abertura de pista ou notas que os pilotos tenham de anteriores passagens no evento a decorrer. É o que está definido no ponto 17P2.3 do regulamento das motos e moto4.
Mas no final da etapa de ontem foram muitas as infracções detectadas pelos comissários nos ´road-book’ dos participantes e a direcção de corrida decidiu não aplicar ‘castigos’ mas anunciou uma maior fiscalização sobre os mesmos a partir do dia de hoje, com todos os pilotos a receberem uma informação a reforçar o facto de que os pilotos não podem inserir nos seus ‘road-book’ informação relativa a: Cap’s; indicações geográficas que podem ser úteis para a navegação; Distâncias; Pontos de GPS que sejam distintos dos fornecidos no documento original e nas notas fornecidas pela organização.
Estas alterações são proibidas e vão ser feitas acções de fiscalização que obrigam os pilotos ou as equipas a entregar os ‘Road-Book’ sempre que estes sejam pedido pelos comissários que os recolhem. A primeira penalização em caso de quebra de regras será uma penalização de três horas, a segunda infracção será penalizada com a desqualificação do piloto ou equipa. Todos os ‘road-book’ em falta ou perdidos serão considerados como uma penalização.
Veremos já a partir de hoje se a fiscalização trás surpresas num Dakar que para já se revelou também muito rápido.