RoadPol Speed Marathon – Uma maratona de controlo de velocidade

Durante 24 horas as autoridades europeias realizam a RoadPol Speed Marathon, a maior operação de controlo de velocidade do mundo.

velocidade

O nome desta operação especial com duração de 24 horas pode fazer lembrar uma qualquer maratona, mas a verdade é que a RoadPol Speed Marathon, que se realiza hoje, 21 de abril, poderá ter consequências bem notórias nos pontos da carta de condução e carteira dos motociclistas e condutores mais imprudentes!

Esta que é a maior operação de controlo de velocidade realizada em todo o mundo, é um esforço conjunto das autoridades europeias, como a Guarda Nacional Republicana, na tentativa de redução da sinistralidade rodoviária, e mais precisamente de controlo das velocidades praticadas pelos condutores.

Esta operação está integrada na semana da Operação Velocidade (17 a 23 de abril), e durante um período de 24 horas os agentes da autoridade dos países membros estarão em maior “força” nas estradas, utilizando os diversos dispositivos de controlo de velocidade ao seu dispor.

Durante este dia da RoadPol Speed Marathon, o objetivo será controlar a velocidade, e, caso um condutor seja apanhado fora dos limites de velocidade, os agentes da autoridade e forças policiais de cada país irão tentar, sempre que possível, intercetar o condutor para lhe aplicar a devida contraordenação.

Leia também – Tudo o que precisa de saber sobre limites de velocidade

velocidadeA Operação Velocidade está na sua décima edição. Em números, é possível perceber o porquê de as autoridades europeias responsáveis pela segurança rodoviária investirem tanto neste tipo de operações:

– Em 2022, 3.100.000 condutores viram a sua velocidade ser controlada em mais de 10.500 pontos de controlo;

– Desses, 104.315 estavam em excesso de velocidade, tendo sido “encostados” e recebido as respetivas multas pelos agentes policiais;

– Para além disso, outros 76.352 condutores foram multados, recebendo a contraordenação por correio;

– Inúmeras cartas de condução foram apreendidas.

Henk Jensen, secretário operacional do grupo RoadPol, refere que “A velocidade em si não é um problema, mas o excesso de velocidade sim. Especialmente em combinação com outros fatores de risco, como tráfego misto com motos, camiões, autocarros, automóveis, bicicletas e peões em áreas urbanas. O excesso de velocidade é a causa de cerca de 25 mil colisões fatais na Europa”.

Já sabe: tenha sempre cuidado com a velocidade a que conduz a sua moto (ou outro veículo) numa estrada pública. Pela sua segurança e pela segurança de todos os outros.