Royal Enfield Himalayan 452 – Especificações conhecidas antes da apresentação na EICMA

As especificações e principais detalhes da nova Royal Enfield Himalayan 452 foram revelados antes da apresentação oficial na EICMA.

himalayan 452

O Salão de Milão EICMA abre as portas amanhã, 7 de novembro, à imprensa especializada. Nos grandes pavilhões do certame italiano ficaremos a conhecer os detalhes das novidades 2024 dos mais diversos fabricantes, incluindo a nova Royal Enfield Himalayan 452, uma nova geração da popular trail indiana que será uma das estrelas do primeiro dia da EICMA.

Porém, a menos de 24 horas da apresentação oficial, a Royal Enfield não conseguiu evitar que as especificações técnicas desta novidade chegassem ao domínio público, e assim também sabemos de forma antecipada alguns dos principais detalhes desta moto.

A nova Himalayan 452 segue as pisadas da versão original que há vários anos podemos encontrar nos concessionários da marca, e que se destaca pela facilidade de utilização, robustez, e capacidade de levar o seu condutor aos mais diversos destinos, quer por estradas de asfalto, quer também por trilhos mais aventureiros.

Porém, muitos motociclistas pediam à marca indiana que desse mais “pulmão” a este modelo, e assim a Himalayan 452 nasce, para corresponder à vontade dos motociclistas que não querem perder a polivalência e facilidade de condução da trail, mas passam a ter à disposição um motor mais generoso nas performances.

himalayan 452A unidade motriz foi totalmente redesenhada pela Royal Enfield. É um monocilíndrico de 452 cc, com refrigeração por líquido, e que também passa a contar com distribuição de duas árvores de cames ao contrário da geração anterior. O motor passa também a ter uma função estrutural, integrando o quadro tubular fabricado em aço, que por sua vez abandona a configuração de berço e assume uma arquitetura tipo dupla trave.

Para as viagens em estradas mais abertas, o condutor da nova Himalayan 452 vai poder desfrutar de uma caixa de 6 velocidades ao invés das anteriores 5 velocidades, permitindo rolar a maior velocidade sem obrigar o motor a atingir regimes demasiado stressantes e que s traduzem também em maiores e indesejadas vibrações.

Refira-se ainda que a embraiagem passa a ser do tipo “Assist & Slip”, o que significa menor esforço no seu acionamento e trocas de caixa mais suaves, particularmente ao nível das reduções.

A potência, conforme referimos, foi um dos pontos em grande destaque no desenvolvimento desta geração. Assim, a Himalayan 452 tem uma potência anunciada de 40 cv às 8.000 rpm, enquanto o binário máximo é agora de 40 Nm às 5.500 rpm, mais 25% do que na anterior Himalayan 411.

himalayan 452Para permitir ao condutor adaptar o caráter do motor às necessidades em diferentes momentos de condução, e graças à utilização de um novo acelerador “ride-by-wire”, sabemos já que a Royal Enfield utiliza na nova Himalayan 452 um sistema eletrónico que permitirá optar entre dois modos de potência (Performance e Eco), mais ou menos “agressivos” em termos de disponibilização da força gerada pelo motor, e aos quais se adiciona ainda o ABS com dois modos de funcionamento: ON ou desligado na roda traseira.

Tudo isto é controlado através de um novo painel de instrumentos totalmente digital, mas que adota uma forma circular, mais clássica, com um diâmetro de 4 polegadas e que permitirá emparelhar o telemóvel através de ligação Bluetooth, sem esquecer a integração com o Google Maps para indicações de GPS “turn by turn”.

Refira-se que a Royal Enfield mantém a sua ligação ao verdadeiro espírito de aventura, e assim a nova Himalayan 452 continua a dar uso a uma bússola, permitindo assim que, mesmo no meio do “nada”, o motociclista consegue encontrar sempre o rumo certo para o seu destino usando informações mais tradicionais.

himalayan 452As novidades continuam ao nível da ciclística, com a utilização de novas suspensões.

A este nível podemos destacar a nova forquilha dianteira Showa, invertida, que dá uso a bainhas de 43 mm, maiores do que anteriormente. O conjunto é complementado por um amortecedor traseiro também da Showa, e em ambos os eixos o curso das rodas, de 21 e 17 polegadas, é agora de 200 mm. As afinações de fábrica foram revistas de forma a dotar esta trail de melhores argumentos em condução “off road”.

Note-se que a altura livre ao solo na nova Himalayan 452 é de 230 mm, o que coloca o assento a uma altura de 825 mm na sua posição mais baixa ou 845 mm na posição mais alta.

Apesar desta maior altura do assento, a marca indiana garante que o centro de gravidade desta geração é mais baixo, com benefícios ao nível do controlo dos movimentos do conjunto, até porque o peso a cheio é de 196 kg com o depósito de 17 litros atestado de gasolina.

Refira-se que, fruto de uma maior eficiência na combustão e do maior depósito de combustível, a Royal Enfield anuncia que a nova Himalayan 452 tem uma autonomia superior a 450 km!

himalayan 452A travagem, a par da performance do motor, é também uma área em que claramente a Himalayan 452 precisa de melhorar, significativamente, em comparação com a sua antecessora. E para o conseguir os técnicos da Royal Enfield decidiram aumentar o diâmetro dos discos de travão em 20 e 30 mm respetivamente, passando para 320 mm à frente e 270 mm atrás. O sistema de ABS é de dois canais para maior eficácia, e as pinças são fornecidas pela ByBre.

As rodas mantêm o diâmetro anterior, mas no caso da roda traseira encontramos agora um pneu de 140 em vez de 120.

Haverá ainda novas opções de cor: Hanle Black, Slate Himalayan Salt, Kaza Brown, Kamet White, ou ainda o Slate Poppy Blue.

Todas as informações e detalhes serão oficialmente revelados a 7 de novembro durante a EICMA. Contamos poder dizer-lhe qual será o preço desta nova Royal Enfield Himalayan 452 assim que obtivermos a confirmação oficial por parte do importador nacional, para além da confirmação da disponibilidade nos concessionários.

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