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Rui Areias cumpre o sonho e termina o Enduropale du Touquet-Pas-de-Calais em 816º!

Rui Areias consegue ultrapassar todas as dificuldades e terminou o Enduropale du Touquet-Pas-de-Calais em 816º lugar, cumprindo um sonho antigo.

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No ano em que a famosa prova de corridas na areia, Enduropale du Touquet-Pas-de-Calais, em França, comemorou o seu 50º aniversário, um intrépido piloto português decidiu também celebrar igual aniversário cumprindo aquele que era já um dos seus sonhos mais antigos. Rui Areias conseguiu participar nesta grandiosa celebração das corridas de motos na areia, tendo mesmo sido um dos resistentes pilotos que conseguiu chegar ao fim!

Para esta edição de aniversário, a organização do Enduropale du Touquet-Pas-de-Calais decidiu promover uma ‘pequena’ alteração no famoso percurso desenhado na praia Le Touquet.

Em vez dos habituais 13 km, o percurso deste ano cresceu para os 15 km por volta, sendo que o tempo limite da corrida principal e originalmente concebida por Thierry Sabine – sim, o piloto e fundador do Rali Paris-Dakar – manteve-se nas 3 horas.

Para o português Rui Areias, cujo apelido, curiosamente, combina na perfeição com o piso que os pilotos enfrentam neste tipo de provas, esta participação foi o culminar de um sonho que se transformou em projeto que o levou a integrar uma equipa que o ajudou a preparar-se a vários níveis, particularmente do ponto de vista físico, e que desde 2022 fez tudo para garantir que estava no topo das suas capacidades quando o momento chegasse.

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rui areias

Natural e residente em Alcobaça, este Engenheiro do Ambiente de profissão apaixonado pela competição, Rui Areias acabaria por ver o seu projeto de sonho ser afetado por duas lesões que obrigaram a recuperações prolongadas, tendo regressado à competição apenas em 2024.

A inscrição para garantir um dos 1300 lugares entre os pilotos que competem no Enduropale du Touquet-Pas-de-Calais parecia estar comprometida, quando em setembro abriram as inscrições e o piloto português estava na 7000ª posição da lista de espera.

Felizmente, e depois de contactar diretamente a organização da prova que agora integra o calendário do Campeonato do Mundo de Corridas na Areia, sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo, Rui Areias foi convidado para participar na corrida. O sonho estava mais perto de se concretizar: foi-lhe atribuído o #1227!

A equipa de seis elementos viajou para França, cumprindo a viagem de cerca de 2000 km com uma autocaravana e reboque com a moto, uma Beta a 2 tempos, especialmente preparada do ponto de vista mecânico para enfrentar os inúmeros desafios desta prova na areia.

rui areias

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Foi assim que chegou o grande momento, a 9 de fevereiro.

Rui Areias e a sua moto ocuparam a sua posição no ponto de partida para o percurso de 15 km. Infelizmente o piloto português ficou posicionado quase no fim dos 1300 pilotos que estavam à partida da corrida, o que obrigou a despender uma dose extra de energia para recuperar posições, conforme o piloto nos explicou:

“A primeira volta foi a mais difícil, com dois saltos que viraram subidas impossíveis derivado a tantos pilotos parados e com as motos enterradas. Com muita calma e ponderação as dificuldades foram superadas, mas a moto quase que ficava sem embraiagem… Deu logo para perceber que para terminar a prova é preciso uma grande gestão de mecânica e físico. Ir num ritmo normal de trajetória é muito arriscado, pois acaba-se por se cortar as linhas a alguém mais rápido que irá embater na nossa moto ou nós nas dos mais lentos. Durante a prova são muitos choques que sofremos e provocamos. Acabámos a prova com o tempo de 3h e 28min, porque faltavam 5 minutos para terminarem as 3 horas e no lugar de esperar para cortar a meta decidimos ir à assistência colocar mais gasolina e dar mais uma volta. Fizemos 7 voltas no total a um percurso com 15 km, sendo que a melhor volta foi a 2ª com o tempo de 24m15s. A posição final foi o 816º lugar. Obrigado a toda a equipa e a todos os parceiros envolvidos, por proporcionarem um processo espetacular e a realização de um sonho”.

Quanto ao vencedor da corrida principal, e sem grande surpresa, a vitória, pelo terceiro ano consecutivo, foi garantida pelo campeão mundial da disciplina, Todd Kellett (Yamaha).

O piloto da Yamaha #11 rapidamente alcançou a liderança ainda na primeira volta, e viria a aumentar a vantagem sobre o seu perseguidor, Milko Potisek (Yamaha) até ao fim da prova francesa. Com 14 voltas completadas, Todd Kellett cruzou a meta com uma vantagem de dois minutos e meio para Potisek, sendo que o Top 3 ficou completo com a presença de Lars van Berkel.

Na classe Vintage a vitória foi para um piloto bem conhecido do Rali Dakar: Adrien van Beveren, utilizando uma Honda T500, um protótipo 2T que atraiu as atenções das centenas de milhares de fãs que terão marcado presença na praia francesa ao longo dos vários dias da prova.

Entre as Senhoras, a vencedora, e também sem grande surpresa dado o domínio que demonstrou na temporada passada, foi a belga Amandine Verstappen.

Galeria de fotos Rui Areias – Enduropale du Touquet-Pas-de-Calais

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