Os fãs do Mundial Superbike ainda têm de aguardar mais algumas semanas para finalmente saciar a sua “sede” de corridas. A temporada SBK 2022 começa de 8 a 10 de abril em Aragão. Até lá, e entre dias de testes como o que recentemente aconteceu em Portimão com Toprak Razgatlioglu (PATA Yamaha with Brixx) a mostrar-se em grande forma, teremos direito às habituais apresentações das equipas. Neste caso ficamos a conhecer a nova formação oficial Honda Team HRC.
Para esta nova temporada SBK 2022, a formação japonesa renova-se por completo. E não estamos a falar apenas em termos de pilotos. O projeto mantém Tetsuhiro Kuwata, diretor geral para a competição da Honda Racing Corporation, ao leme da equipa. Porém, a Honda Team HRC dá as boas-vindas ao ex-piloto Leon Camier.
O britânico, que chegou a ser piloto da equipa oficial Honda antes de ter de abandonar as pistas depois de várias lesões graves, assume a função de diretor de equipa. Leon Camier fará assim a gestão em cada uma das rondas do Mundial Superbike, definindo a melhor estratégia de forma a permitir que o maior fabricante de motos a nível mundial consiga atingir o sucesso. Algo que tem faltado desde que regressaram oficialmente ao Mundial Superbike.
Em SBK 2022 a Honda Team HRC regista ainda um momento extremamente importante: os 30 anos da Fireblade. Nesta temporada a Honda CBR1000RR-R Fireblade ostenta uma decoração renovada, mas que é uma clara homenagem às “Blade” do passado. Em destaque nas carenagens aerodinâmicas da moto japonesa encontramos o logótipo do HRC e também um logótipo especial de celebração dos 30 anos da Fireblade.
Porém, e mesmo que a Honda Team HRC dê tudo o que tem na preparação da moto, a verdade é que nada será conseguido sem uma boa dupla de pilotos. E, neste particular, a equipa agora liderada por Leon Camier assume uma nova estratégia. Contando com a experiência acumulada de várias temporadas no Mundial de Velocidade, a equipa japonesa conta agora com dois novos pilotos: Xavi Vierge e ainda Iker Lecuona.
Xavi Vierge chega ao Mundial Superbike vindo do Mundial Moto2. Uma mudança radical, mas que já estava nos seus planos desde início de 2021, conforme o próprio piloto explica:
“Quando, no início da temporada passada, falei com o meu empresário e ele disse que existia esta possibilidade, pensei que era incrível, uma oportunidade para me juntar à equipa de fábrica da Honda no Mundial Superbike. Sim, é verdade que tenho muito para aprender, mas tenho muitos dias de testes e a equipa tem ajudado muito. Penso que a parte mais desafiante será vir para um campeonato novo, moto nova, nova equipa, quando temos um companheiro de equipa que já cá está podemos falar com ele. Mas aqui temos o Leon Camier que foi piloto durante muitos anos, podemos falar imenso com ele, e ele ajuda muito. Sinto-me muito bem”.
Quem também se mostra ambicioso e com vontade de mostrar o seu talento é o espanhol Iker Lecuona. O novo piloto da equipa Honda Team HRC vem diretamente da categoria rainha MotoGP, com tudo o que isso adiciona em termos de experiência e velocidade em pista.
Para Lecuona, esta será uma mudança radical, mas na qual o jovem espanhol tem confiança nos resultados:
“Estou realmente feliz. Quando a Honda falou comigo para assinar para as Superbike, esta tornou-se na minha primeira opção, primeiro porque é uma equipa de fábrica, mas também porque é a Honda. Penso que não terei de alterar muito o meu estilo. Sou um piloto e posso adaptar-me e se a moto precisa de alguma coisa eu adapto-me e para ajudar a ser mais rápida. O sentimento é totalmente diferente: os pneus, suspensões, quadro, é tudo diferente do que em relação ao que estava habituado. É algo que preciso de aprender. Um desafio será ter três corridas no fim de semana, o que é muito em termos físicos, mas também é bom para mim, porque quando existe um limite, eu sou um piloto que gosta de andar nesse limite. E por vezes sofro quedas. Com três corridas tenho mais hipóteses de recuperar”.
A equipa Honda Team HRC voltará à pista para mais testes no Autódromo Internacional do Algarve dias 17 e 18 de fevereiro.