SBK 2023 Indonésia – Rinaldi no topo no fim do primeiro dia

A Ducati prossegue o seu domínio do Mundial SBK. No primeiro dia na Indonésia foi Michael Ruben Rinaldi a liderar a tabela de tempos.

Pelo segundo fim de semana consecutivo o Mundial SBK está em plena ação em pista, desta feita no circuito urbano de Mandalika, nesta que será então a segunda ronda da temporada 2023 deste campeonato. E, tal como se viu ao longo dos três dias na Austrália, a Ducati parece manter o ritmo e domínio sobre os adversários.

Depois de concluídas as duas primeiras sessões de treinos livres, disputadas com piso seco mas muita humidade, e com o asfalto do traçado de Mandalika a revelar-se bastante sujo, o que já se tornou um hábito, o mais rápido do primeiro dia das SBK na Indonésia foi o italiano Michael Ruben Rinaldi.

O piloto da Aruba.it Ducati liderou o ataque das máquinas de Borgo Panigale aos tempos rápidos, rodando em 1m32.468s, o que deixou Rinaldi com uma muito curta vantagem de apenas 0.030s sobre o seu companheiro de equipa e campeão das Superbike, Alvaro Bautista, que assim completou um arranque de segunda ronda do Mundial SBK perfeito para a marca italiana.

Leia também – SBK 2023: Horários completos da ronda na Indonésia

sbkTeria sido ainda mais perfeito se tanto Rinaldi, que foi inclusivamente o piloto mais rápido em pista nas duas sessões desta sexta-feira, como Bautista, não tivessem sofrido uma queda cada um, o que obrigou os mecânicos da Aruba.it a trabalho extra para deixar as Panigale V4 R nas melhores condições.

Logo atrás dos dois pilotos da Ducati oficial encontramos Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon). O turco e a sua Yamaha YZF-R1 começaram por se manter em pista durante um longo período de tempo, com Toprak a queixar-se de dificuldades em curvar para a esquerda. Depois de um breve período na box, o antigo campeão de SBK regressou à pista, e fez então o seu “time attack” do primeiro dia de treinos na Indonésia, conseguindo posicionar-se em terceiro na tabela de tempos e a pouco mais de uma décima de Michael Ruben Rinaldi.

No “top 5” encontramos ainda Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team), que foi um dos pilotos que optou por não entrar em pista nos primeiros momentos da TL1, esperando que a passagem de outros pilotos limpasse o asfalto que acabou por ganhar aderência ao longo do dia. Rea aproveitou depois os minutos finais para fazer o seu melhor tempo, mas ficou a mais de sete décimas do mais rápido.

Logo atrás do piloto norte-irlandês terminou Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad), com o holandês a mostrar-se aqui em melhor plano do que aconteceu na primeira ronda da temporada 2023 das SBK. Refira-se que Van der Mark dá-se bem com o circuito de Mandalika – subiu ao pódio em 2021 – e espera-se agora que a nova BMW M 1000 RR revele aqui uma melhor performance que permita à marca alemã aproximar-se desse mesmo pódio.

Mundial Superbike – resultados combinados do primeiro dia na Indonésia

  1. Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing – Ducati) 1m32.468s
    2. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0.030s
    3. Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon WorldSBK) +0.157s
    4. Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +0.735s
    5. Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.745s

Mundial Supersport

sbkTal como acontece na categoria principal SBK, também nas Supersport a Ducati continua a exercer o seu domínio, e sempre pela mão de Nicolo Bulega (Aruba.it Ducati). O italiano, tal como todos os outros pilotos da categoria, melhorou claramente o seu tempo por volta da primeira para a segunda sessão de treinos livres em Mandalika, e lidera assim a tabela de tempos no final do primeiro dia na Indonésia.

Bulega parece estar na sua melhor forma nos tempos mais recentes, e quererá continuar a manter o registo de vitórias em todas as corridas disputadas em 2023. Porém, na Indonésia, o líder do campeonato não terá tarefa facilitada, e a tabela de tempos parece comprovar isso mesmo.

Nada menos do que quatro pilotos estão separados por menos de uma décima! E os seis primeiros estão separados por menos de duas décimas, o que revela a extrema competitividade que atualmente existe no Mundial Supersport.

O segundo mais rápido do dia foi o turco Can Oncu (Kawasaki Puccetti) e o terceiro Niki Tuuli (Dynavolt Triumph).

Mundial Supersport – resultados combinados do primeiro dia na Indonésia

  1. Nicolo Bulega (Aruba.it Racing WorldSSP Team) 1m36.705s
    2. Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) +0.024s
    3. Niki Tuuli (Dynavolt Triumph) +0.046s
    4. Marcel Schroetter (MV Agusta Reparto Corse) +0.079s
    5. Stefano Manzi (Ten Kate Racing Yamaha) +0.161s

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades e resultados do Mundial SBK. A não perder!