Para além do que está a acontecer este fim de semana no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), a realização do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, no circuito Barcelona-Catalunha disputa-se também a segunda ronda do Mundial Superbike (SBK).
Alguns dias depois dos testes neste mesmo circuito, os pilotos de SBK, Supersport e também das Supersport 300 entraram hoje em ação para os primeiros treinos e qualificações, sendo de destacar que no caso das SSP300 esta ronda da Catalunha é mesmo a primeira da temporada 2024, visto que não competiram na Austrália como aconteceu com as SBK e SSP.
Entre os pilotos da categoria principal SBK, a dupla da Aruba.it Ducati, composta por Nicolò Bulega e Alvaro Bautista, dominou a tabela de tempos no final do primeiro dia com uma dobradinha que deixa boas indicações para a marca italiana.
Recordamos que a Ducati está numa sequência de sete vitórias consecutivas na Catalunha, e já amanhã na Corrida 1 poderá continuar a alargar esse recorde.
Mais uma vez foi Nicolò Bulega, o campeão em título das Superport e “rookie” na classe principal, a superiorizar-se ao bicampeão Bautista, com o espanhol, desta feita, a mostrar um melhor andamento aos comandos da sua Ducati Panigale V4 R lastrada com mais peso, de acordo com os novos regulamentos de peso combinado aprovados para 2024.
Os dois pilotos Ducati fecharam o primeiro dia do Mundial SBK na Catalunha separados por duas décimas.
E hoje foi mesmo um dia para testar soluções, com diversas equipas a optarem por dividir esforços entre os seus pilotos, nomeadamente ao nível dos novos compostos de desenvolvimento dos pneus Pirelli Diablo Slick.
Atrás de Bulega e Bautista encontramos para já o turco Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad Motorsport), com o antigo campeão do mundo de SBK a procurar reforçar a sua confiança na moto germânica depois dos problemas sentidos na ronda australiana.
No campo da Pata Prometeon Yamaha os dois pilotos Jonathan Rea e Andrea Locatelli rodaram com combinações de pneus diferentes nas suas YZF-R1, optando por realizar simulações de corrida. Foram 5º e 6º na tabela de tempos das SBK no final de sexta-feira.
Por outro lado, o líder do campeonato e que venceu as duas corridas principais na Austrália, Alex Lowes (Kawasaki Racing Team), teve um dia com mais sobressaltos. Um problema técnico na sua Ninja ZX-10RR limitou o tempo de pista, pelo que o britânico completou menos voltas do que seria suposto. Alex Lowes foi apenas 14º na tabela de tempos, e na qualificação de sábado tem muito trabalho pela frente se quiser estar entre os mais velozes.
E, conforme referimos no título e entrada deste artigo, este primeiro dia da ronda do Mundial SBK na Catalunha, as marcas chinesas começam a ser cada vez maior destaque entre os fabricantes com mais historial neste mundial.
Isto porque no caso da classe Supersport, assistimos hoje à estreia da marca chinesa QJMotor, que através da sua equipa de fábrica QJMotor Factory Racing, que inscreve o experiente piloto Raffaele de Rosa aos comandos da nova SRK 800 RR, uma moto que recentemente foi homologada para competir, embora o processo ainda não esteja totalmente finalizado, e por isso os seus resultados serão “provisórios”.
Naturalmente, com um projeto tão recente e numa fase muito inicial de desenvolvimento, que os resultados não são propriamente de destaque, com Raffaele de Rosa a qualificar apenas em 34º e último nas Supersport, a quase quatro segundos do piloto mais rápido em pista.
Esse piloto foi Adrian Huertas (Aruba.it Ducati SSP), que desta forma garante a “pole position” pela segunda vez em 2024. Vai dividir a primeira linha da grelha de partida das Supersport com Can Oncu (Kawasaki Puccetti Racing) e Stefano Manzi (Pata Yamaha Ten Kate Racing).
Continuando pelas marcas chinesas, nas Supersport 300 que aqui na Catalunha cumprem o primeiro fim de semana de competição, assistimos à primeira “pole position” da Kove! A marca chinesa celebrou este momento histórico pela performance do espanhol de 17 anos Julio Garcia Gonzalez (Kove Racing Team).
Ao seu lado na primeira linha da grelha de partida terá os pilotos Daniel Mogeda (Team#109 Retro Traffic Kawasaki) e ainda Matteo Vannucci (Pata Yamaha AG Motorsport Italia).
Enquanto isso, e devido a uma situação de bandeiras amarelas nos momentos finais, o campeão Jeffrey Buis (Freudenberg KTM-PALIGO Racing) viu-se impossibilitado de lutar pelos lugares cimeiros, tendo qualificado apenas em 11º.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!