SBK 2024 – Novos horários e diversas novidades nos regulamentos

A Comissão de Superbike anunciou diversas novidades para a temporada 2024 do Mundial SBK. Aqui ficam todos os detalhes.

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Com a temporada 2024 aproximar-se a grande velocidade, os responsáveis pelo Mundial Superbike (SBK) continuam a ultimar os detalhes que farão, de acordo com as suas expectativas, a diferença em termos de espetáculo para fãs, mas, principalmente, do ponto de vista do equilíbrio da competição.

Nesse sentido, a Comissão de Superbike anunciou diversas novidades nos regulamentos e procedimentos a adotar em cada ronda do Mundial SBK em 2024. A grande novidade está relacionada com os horários, nomeadamente nas categorias Supersport / Supersport 300 / Mundial Feminino, e definição das posições na grelha de partida.

Mas durante as diversas reuniões eletrónicas realizadas pelos membros da referida Comissão de Superbike, foram tomadas diversas decisões que afetam todas as categorias.

Aqui ficam as principais novidades para a temporada 2024 do Mundial SBK

Novos horários

– As rondas do calendário do Mundial SBK em 2024 terão um novo horário. A sessão Superpole das categorias Supersport, Supersport 300 e Mundial Feminino serão realizadas na tarde de sexta-feira. Estas categorias apenas terão uma sessão de Treino Livre na sexta-feira de manhã, sendo que cada Superpole terá igual duração.

– As três categorias terão uma sessão de Warm Up de 10 minutos, antes das corridas de sábado e de domingo.

– Na categoria Superbike existem pequenas diferenças em comparação com o ano anterior. Os pilotos de SBK terão o Treino Livre 3 de 20 minutos em vez dos anteriores 30 minutos, e o Warm Up de domingo terá a duração de 10 minutos em vez dos anteriores 15 minutos. Os restantes horários para as SBK permanecem inalterados.

Definição da grelha de partida

– De forma a destacar os pilotos com as melhores performances em corrida, a Comissão de SBK decidiu que as primeiras 9 posições da grelha de partida para a Corrida 2 serão definidas pelos nove pilotos que conseguirem os melhores tempos por volta durante a Corrida 1. Isto apenas é válido para as categorias Supersport, Supersport 300 e Mundial Feminino.

Exceção ao limite mínimo de idade: menos de 18 anos

– Foi criada uma exceção para os 3 primeiros classificados do último campeonato Supersport 300, Europeu Moto2 e Europeu Stock para competirem no Mundial SBK em 2024 na categoria Supersport. Estes pilotos, tendo demonstrado terem capacidade e experiência para competir, beneficiam desta exceção ao limite mínimo de idade.

Infração ao número máximo de motores por temporada

– Em caso de uma infração ao limite de motores por temporada (antes de uma corrida), o piloto irá começar as próximas duas corridas (Corrida 1 e Corrida 2, não contando a corrida Superpole) a partir do último lugar da grelha de partida, e tem ainda de cumprir duas “Long Lap Penalty”. Esta medida é mais equilibrada do que anteriormente (arrancar do fim do pit lane quando a luz ficava verde) devido aos diferentes comprimentos do pit lane dos circuitos.

Componentes do chassis para as Supersport

– Para esta categoria, em 2024 os fabricantes têm de criar e disponibilizar a todas as equipas um kit de competição que será limitado a 1 homologação por temporada. O kit de competição pode ser composto por peças OEM ou peças específicas. Foi definido um preço máximo de 1000€ para o kit de competição, composto pelos seguintes elementos: mesas de direção, caixa de direção e respetivos rolamentos, links da suspensão traseira.

– Adicionalmente, os pontos de fixação da suspensão traseira ao quadro e braço oscilante não podem ser modificados, evitando assim alterações ao quadro e braço oscilante.

Sistema de controlo de fluxo de combustível

– Em SBK teremos um novo limite de combustível (21 litros). Para incentivar os fabricantes a aumentar a velocidade dos desenvolvimentos das suas motos, em 2025 será obrigatório o uso de um sistema de Controlo de Fluxo de Combustível (CFC). Para implementar esse sistema na temporada 2025, em 2024 duas motos de cada fabricante estarão equipadas com o CFC e irão recolher dados do fluxo de combustível durante os treinos e corridas de forma a validar o conceito e valores para a temporada 2025. A temporada 2024 será assim de teste.

Combustível sustentável

– A Comissão de SBK confirmou a utilização de combustível que utiliza 40% de conteúdos sustentáveis no seu fabrico. A gasolina E40 será utilizada nas categorias SBK e SSP, sendo semelhante à especificação já aprovada para uso em MotoGP.

Licença para campeonato de Equipas

– Para além do campeonato de Pilotos, foi decidido criar o campeonato de Equipas. Em consequência disso, foi criada uma licença para equipas. A decisão de obter esta licença ficará exclusivamente a cargo de cada equipa, não sendo a sua obtenção obrigatória para participar no campeonato. Caso uma equipa decida não obter a licença, apenas não pontuará para o campeonato de Equipas.

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