InícioDesportoSBK 2025 Austrália – Bulega vence de forma incontestável a Corrida 1

SBK 2025 Austrália – Bulega vence de forma incontestável a Corrida 1

Nicolò Bulega leva a melhor na Corrida 1 do Mundial SBK na Austrália. A Ducati domina, mas Toprak Razgatlioglu foi 2º. Aqui ficam os destaques.

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Dominou o teste, dominou o primeiro dia da primeira ronda do Mundial Superbike (SBK) na Austrália, e esta madrugada (hora portuguesa) dominou a Corrida 1. Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) não tem rivais à sua altura no circuito Phillip Island, e o italiano confirma isso mesmo com uma vitória absolutamente dominante.

Na primeira corrida da ronda da Austrália do Mundial SBK, partindo da “pole position” que tinha conquistado horas antes, Nicolò Bulega limitou-se a confirmar o que já se antevia.

O piloto italiano e vice-campeão de Superbike arrancou decidido na frente da Corrida 1 assim que os semáforos se apagaram, e desde esse momento não mais largou a primeira posição. Ainda sofreu alguma pressão ao longo da primeira metade dessa volta inicial das 20 que tinham de ser cumpridas até à bandeira de xadrez. Mas ao final da primeira volta a sua vantagem para os perseguidores já era grande.

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Nicolò Bulega chegou ao momento da paragem obrigatória para troca de pneus (um pouco antes de meio da corrida) com uma vantagem de mais de 6,5 segundos, manteve essa vantagem depois da paragem e regresso à pista, e conseguiu manter um ritmo que lhe permitiu fechar a Corrida 1 em primeiro, garantindo a primeira vitória desta temporada de uma forma incontestável

Atrás do #11 da Aruba.it Ducati as emoções foram mais intensas.

Isto porque Andrea Iannone (Pata GoEleven) conseguiu arrancar muito bem do seu terceiro lugar na grelha de partida, posicionando-se em 2º. Porém, e num momento em que atrás do ‘Maniac’ já se encontravam Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) e Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), Iannone sofre um grande susto, abranda muito o ritmo, e nesse instante é apanhado pelo pelotão, perdendo várias posições devido a erros sucessivos.

A confusão instalou-se no grupo de pilotos que discutiu os lugares de pódio.

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O campeão Toprak Razgatlioglu estava então em 2º, mas Alvaro Bautista, Scott Redding (MGM Bonovo Ducati) e ainda Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) não deixavam o piloto turco respirar. Os ataques e contra-ataques foram constantes, antes de Alvaro Bautista finalmente conseguir superar o seu rival da BMW Motorrad M 1000 RR #1.

Scott Redding, de regresso aos comandos de uma Panigale V4 R depois de alguns anos com a M 1000 RR, estava decidido a dar luta a Toprak Razgatlioglu, com os dois a discutirem diversas vezes as travagens mais fortes, mas com o campeão a conseguir defender-se desses ataques.

O momento mais ‘quente’ aconteceu precisamente entre ambos, na via de entrada no Pit Lane. Toprak entra para trocar de pneus, imediatamente seguido de Redding. O britânico mantém uma velocidade ligeiramente superior e, pese embora a entrada para o Pit Lane de Phillip Island seja estreita, colocou-se lado a lado com o piloto turco, quase ultrapassando-o.

Um momento que levou mesmo Toprak Razgatlioglu a olhar de lado para Scott Redding abanando a cabeça descontente com a atitude do britânico. Mas não passou disso.

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Na paragem na box, que tem um tempo mínimo para ser cumprido, a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK foi extremamente eficiente. Conseguiram deixar sair Toprak Razgatlioglu novamente para a pista na frente de Alvaro Bautista, que, entretanto, tinha parando antes, sendo que Scott Redding posicionou-se logo atrás do piloto espanhol da equipa oficial da Ducati.

Na segunda metade da Corrida 1, já com os pneus novos, o campeão em título garantiu um ritmo que lhe permitiu abrir uma pequena margem sobre Bautista e Redding, que se entretinham a atacar um ao outro e assim deixavam ‘El Turco’ fugir com o 2º lugar.

Eventualmente Alvaro Bautista viria a conseguir ‘desenvencilhar-se’ de Scott Redding a dada altura. Foi então o momento em que o duas vezes campeão de SBK conseguiu concentrar-se nas suas voltas, e foi mesmo capaz de nas últimas quatro voltas da Corrida 1 de SBK conseguir recuperar bastante tempo para Toprak Razgatlioglu à sua frente.

Scott Redding, por seu lado, depois de todo o esforço para lutar pelo pódio, viria a não aguentar o ataque final de Danilo Petrucci, sendo que Andrea Iannone, depois do momento menos bom no início de corrida, viria a conseguir uma excelente recuperação para ser 6º na bandeira de xadrez da Corrida 1.

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O interesse nas últimas voltas centrou-se então em perceber se Bautista iria conseguir ‘roubar’ a posição de Razgatlioglu.

Setor a setor do circuito de Phillip Island, o piloto espanhol ia conseguindo reduzir a diferença que inicialmente estava bem acima de 1 segundo. Primeiro desceu para 7 décimas.

Na volta seguinte já eram apenas 5 décimas. Mas pese embora Bautista tenha ficado bastante perto da M 1000 RR do campeão, o seu esforço final não foi suficiente, tendo de se contentar com o degrau mais baixo do pódio. Os dois terminaram separados por apenas 3 décimas.

Quanto a outros destaques desta Corrida 1 de SBK, podemos referir vários abandonos, com maior destaque para Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha), que depois de uma queda logo na primeira volta, sem grandes consequências físicas, regressou à pista, mas apenas para abandonar quando o motor da sua YZF-R1 partiu em plena reta da meta de Phillip Island.

A reta da meta, ou mais propriamente a entrada para a primeira curva do circuito australiano, fez mais uma ‘vítima’.

Michael van der Mark (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK), que inicialmente conseguiu estar na luta pelas primeiras posições, não evitou uma queda, bastante espetacular, quando perdeu a frente da sua M 1000 RR à entrada da curva 1 de Phillip Island. Um momento que por momentos deixou alguma apreensão no paddock pela velocidade a que tudo aconteceu.

Mas os danos maiores foram sofridos pela moto alemã, que ficou praticamente destruída depois de inúmeras cambalhotas na gravilha, enquanto Michael van der Mark, felizmente, saiu incólume da queda, tendo deslizado pelo asfalto a alta velocidade antes de abrandar na gravilha da escapatória.

A Bimota KB998 Rimini, que se estreia esta temporada no Mundial SBK, teve como melhor resultado o 8º lugar de Alex Lowes, o único a ser penalizado por não cumprir o tempo mínimo de paragem na box, com o seu companheiro de equipa Axel Bassani a ficar imediatamente atrás. Andrea Iannone (Pata Maxus Yamaha) conseguiu um 7º lugar, e outra Ducati, neste caso de Sam Lowes (Elf Marc VDS) fechou o Top 10 da Corrida 1 de SBK.

Resultados Corrida 1 Mundial SBK – Austrália

1 – Nicoló Bulega

2 – Toprak Razgatlioglu

3 – Alvaro Bautista

4 – Danilo Petrucci

5 – Scott Redding

6 – Andrea Iannone

7 – Andrea Locatelli

8 – Alex Lowes

9 – Axel Bassani

10 – Sam Lowes

Galeria de fotos Corrida 1 do Mundial SBK

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