InícioDesportoSBK 2025 Austrália – Nicolò Bulega completa o domínio com “hat-trick” de...

SBK 2025 Austrália – Nicolò Bulega completa o domínio com “hat-trick” de vitórias

Na ronda da Austrália do Mundial SBK apenas deu Nicolò Bulega. A Ducati domina, e o campeão Toprak Razgatlioglu sofre.

-

Depois da dominante prestação e vitória na Corrida 1 do Mundial Superbike (SBK) no sábado, Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) naturalmente era o grande favorito às vitórias nas duas corridas que se disputaram nesta madrugada de domingo (hora portuguesa) no circuito de Phillip Island.

O dia arrancou com a sempre intensa corrida Superpole. Nesta corrida de apenas 10 voltas, e sem necessidade dos pilotos cumprirem as paragens para troca de pneus que foram obrigatórias nas corridas principais de SBK neste fim de semana na Austrália, Nicolò Bulega transformou a sua “pole position” em mais uma vitória ‘sem espinhas’.

O italiano e a sua Ducati Panigale V4 R dão-se extremamente bem no traçado australiano, e nesta corrida Superpole apenas o #11 liderou a classificação. Bulega liderou de início ao fim, e a meio da corrida deu então a ‘estocada’ decisiva naquele que então foi o seu mais direto rival, Andrea Iannone (Pata GoEleven Ducati). Cruzou a meta com mais de 2,3 segundos de vantagem para o seu compatriota.

O pódio da corrida Superpole de SBK ficou completo com a presença de Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) que levou a melhor sobre Scott Redding (MGM Bonovo Ducati), numa batalha que durou a corrida toda.

Leia também – SBK: O Guia Completo da temporada 2025

- PUBLICIDADE -

 

sbk

Quanto a dois dos habituais protagonistas, esta corrida curta do programa do Mundial Superbike em Phillip Island não correu bem.

Falamos de Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) e Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati).

No caso do campeão Toprak Razgatlioglu, logo na primeira volta falhou por completo a travagem forte para a sempre complicada curva 4. Seguiu em frente como um ‘míssil’, falhando o embate direto com Iannone por muito pouco, passando entre as motos de Bulega e Iannone. Voltaria à pista muito atrasado e cruzou a meta em 12º, fora dos pontos.

Já Bautista também falhou por completo a travagem na mesma curva e no mesmo momento de Toprak, o espanhol viria também a regressar à corrida, mas apenas para sofrer uma queda na volta seguinte na curva 6.

- PUBLICIDADE -

sbk

Na Corrida 2 do Mundial SBK, e com os resultados da corrida Superpole a definirem as posições na grelha de partida para a corrida final desta ronda australiana que abriu a temporada 2025, Nicolò Bulega voltou a repetir a performance das corridas anteriores.

O vice-campeão rapidamente transformou a sua “pole position” numa liderança segura, e sem sentir qualquer problema de performance com a sua Panigale V4 R foi liderando a corrida de 20 voltas.

Antes da paragem obrigatória para troca de pneus, ‘Bulegas’ já tinha conseguido abrir uma margem de dois segundos para Andrea Iannone, novamente o seu mais direto perseguidor.

Uma corrida irrepreensível para Nicolò Bulega, que com três vitórias na Austrália é naturalmente o líder incontestado do Mundial SBK após uma ronda cumprida.

sbk

O segundo lugar nesta Corrida 2 viria a ser uma luta interessante entre Iannone, Bautista e Redding.

Iannone, sem conseguir realmente importunar o líder da corrida, procurava assegurar mais um segundo lugar este fim de semana. E a estratégia do ‘Maniac’ parecia estar a dar resultado. Pelo menos até à paragem na box para troca de pneus. Isto porque, vindo de 11º na grelha de partida, Alvaro Bautista tinha já conseguido chegar aos lugares de pódio nessa altura da Corrida 2.

O duas vezes campeão de SBK aproveitou a paragem para se aproximar muito de Iannone, tendo ficado então colado à traseira da Ducati do italiano. Scott Redding também estava no meio desta batalha, o que ajudou a dar alguma emoção à discussão pelos lugares de pódio e alguma incerteza sobre o resultado final.

Finalmente, Bautista, a 8 voltas do fim, conseguiu saltar para a vice-liderança da corrida de SBK, e a partir daí escapou dos perseguidores conseguindo um segundo lugar bastante saboroso para o espanhol, que neste arranque de temporada parece estar novamente a encontrar-se na sua melhor forma.

- PUBLICIDADE -

sbk

Andrea Iannone, depois de sonhar com mais um segundo lugar nesta Corrida 2, acabou por se contentar com o terceiro lugar, mantendo Scott Redding, que foi penalizado em 2,9 segundos por falhar o tempo mínimo de paragem na box, noutra Ducati privada em quarto, sendo que nas duas posições seguintes terminaram também duas Panigale V4 R: Danilo Petrucci e Sam Lowes (Elf Marc VDS). Assim, tivemos seis Ducati nas seis primeiras posições. E com o “rookie” Yari Montella (Barni Spark) a ser 9º, no Top 10 terminaram então sete motos de Borgo Panigale.

Quanto ao campeão de SBK, se a corrida Superpole não lhe tinha corrido bem, a Corrida 2 foi ainda pior.

Toprak Razgatlioglu, tal como Alvaro Bautista, foi também obrigado a arrancar de posições mais atrasadas na grelha de partida. E pese embora continue a queixar-se da performance da sua BMW M 1000 RR, o piloto turco foi revelando o porquê de ser Campeão. Conseguiu ganhar posições, algumas com maior dificuldade, e ascendeu na classificação.

Quando ainda estavam cumpridas a primeira mão cheia de voltas da Corrida 2, Toprak forçou uma ultrapassagem a Sam Lowes. Viria a ser obrigado a ceder a posição que tinha conquistado ao britânico, mas na verdade perderia duas posições, porque Petrucci estava colado a Sam Lowes e aproveitou o momento de cedência de posição para também ele ganhar a posição a Toprak Razgatlioglu que descia para 7º.

O pior estava ainda para acontecer, a oito voltas do fim da corrida. A BMW M 1000 RR #1 sofreu um problema técnico e isso obrigou mesmo o campeão a abandonar a corrida, visivelmente furioso, chegando mesmo a bater na sua moto para libertar a sua frustração.

sbk

Resultados da Corrida 2 do Mundial SBK

1 – Nicolò Bulega

2 – Alvaro Bautista

3 – Andrea Iannone

4 – Scott Redding

5 – Danilo Petrucci

6 – Sam Lowes

7 – Andrea Locatelli

8 – Alex Lowes

9 – Yari Montella

10 – Axel Bassani

Classificação do Mundial Superbike

1 – Nicolò Bulega – 62 pontos

2 – Alvaro Bautista – 36 pontos

3 – Andrea Iannone – 35 pontos

4 – Danilo Petrucci – 31 pontos

5 – Scott Redding – 30 pontos

6 – Andrea Locatelli – 22 pontos

7 – Sam Lowes – 21 pontos

8 – Toprak Razgatlioglu – 20 pontos

9 – Alex Lowes – 19 pontos

10 – Axel Bassani – 14 pontos

Galeria de fotos Mundial Superbike

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -