InícioDesportoSBK 2025 Austrália – Nicolò Bulega sem rival no primeiro dia

SBK 2025 Austrália – Nicolò Bulega sem rival no primeiro dia

Nicolò Bulega está no topo da tabela de tempos no arranque do Mundial SBK na Austrália. Ducati coloca quatro motos no Top 5.

-

O Mundial Superbike (SBK) arrancou esta madrugada (hora portuguesa) no circuito australiano de Phillip Island. O icónico traçado à beira-mar brindou os pilotos das categorias Superbike e Supersport com condições climatéricas perfeitas para a competição, num primeiro dia de atividade em pista repleto de incidências.

O vice-campeão de SBK, Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati), confirmou hoje em pista com a sua performance que o domínio apresentado ao longo dos testes de pré-temporada, e mais precisamente nos testes em Phillip Island há poucos dias, que nesta sua segunda temporada a tempo inteiro nesta categoria está decidido a ser campeão.

Bulega foi o mais rápido em pista quer na FP1 quer depois na FP2, tendo completado aos comandos da sua Panigale V4 R #11 um total 36 voltas e conseguido parar o cronómetro naquela que foi a sua melhor volta em 1m28.790s. O italiano foi mesmo o único piloto a rodar no segundo 28.

Leia também – Mundial SBK: O Guia Completo da temporada 2025

sbk

- PUBLICIDADE -

Mais do que o ritmo demonstrado no ataque ao cronómetro, Bulega impressionou também com uma simulação de corrida em que apresentou, para além de tempos competitivos ao longo de várias voltas consecutivas, uma performance muito regular.

Um claro sinal de que o piloto da Aruba.it Ducati está em sintonia com a sua moto, e que se sente muito à vontade no traçado australiano, sendo, naturalmente, e tendo tudo isto em conta, o principal favorito às vitórias nesta ronda da Austrália do Mundial SBK.

O dia terminou com quatro motos da Ducati nas quatro primeiras posições.

Andrea Iannone (Pata GoEleven) continua a impressionar neste segundo ano em que regressa à competição. O veterano piloto italiano, conhecido também como ‘The Maniac’ pelo seu estilo em cima da moto e fora dela, tem sido aquele que mais se aproxima de Nicolò Bulega neste arranque de ano nas SBK.

sbk

Mas Iannone, mesmo sendo rápido, fica a quatro décimas do compatriota, e faz questão de referir que, mesmo que ambos estejam aos comandos de uma Panigale V4 R virtualmente igual, a verdade é que o rival está numa equipa oficial, pelo que tem mais vantagens.

- PUBLICIDADE -

Atrás dos dois italianos no primeiro dia de Mundial SBK na Austrália encontramos Alvaro Bautista.

O espanhol da Aruba.it Ducati não evitou mesmo uma queda na curva 4 de Phillip Island durante a FP2, mas o duas vezes campeão de Superbike garantiu o terceiro lugar na tabela de tempos combinados, mas já a mais de 7 décimas de diferença do seu companheiro de equipa.

Quem também continua a revelar um excelente andamento é outro dos veteranos que está neste campeonato. Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati), por pouco não conseguiu superar Bautista, terminando em quarto, mas também por muito pouco não foi batido pelo campeão em título.

Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) não está a ter um início de fim de semana na Austrália, e início da defesa do seu título, particularmente favorável. Para além da lesão no dedo indicador que sofreu na pré-temporada, de uma violenta queda no primeiro dia de teste de Phillip Island que o deixou dorido, esta sexta-feira voltou a sofrer uma queda, na curva 4 durante a FP1.

Aos comandos de uma M 1000 RR que não lhe está a transmitir a mesma confiança que no ano passado, Toprak Razgatlioglu fechou o primeiro dia de ronda australiana em quinto, a mais de 8 décimas de diferença de Nicolò Bulega. O piloto turco, em declarações no final do dia, faz mesmo questão de referir que “Não estou feliz. A moto não funciona como no ano passado porque depois de eles terem alterado o chassis, é completamente diferente. A moto não está a curvar, não trava, não tem aderência. Tudo é diferente”.

O campeão de Superbike antevê muitas dificuldades para conseguir lutar com as Ducati à sua frente, apontando mesmo que a sua luta será ‘apenas’ pelo Top 5, com o Top 3 e o desejado pódio a estar, diz Toprak Razgatlioglu, fora do seu alcance.

Refira-se que esta sexta-feira a equipa Pata Maxus Yamaha, a equipa oficial da marca de Iwata, anunciou oficialmente que o seis vezes campeão mundial de SBK, Jonathan Rea, não só não pode competir este fim de semana na Austrália, como as inúmeras fraturas sofridas no pé durante o teste em Phillip Island vão impedir o norte-irlandês de participar na segunda ronda da temporada, que será disputada em março no Autódromo Internacional do Algarve.

Resultados combinados da FP1 + FP2 do Mundial SBK

- PUBLICIDADE -

1 – Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) – 1m28.790s

2 – Andrea Iannone (Pata GoEleven) – 1m29.196s

3 – Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) – 1m29.515s

4 – Danilo Petrucci (Barni Spark Ducati) – 1m29.584s

5 – Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) – 1m29.599s

6 – Dominique Aegerter (GYTR GRT Yamaha) – 1m29.739s

7 – Sam Lowes (Elf Marc VDS) – 1m29.799s

8 – Yari Montella (Barni Spark Ducati) – 1m29.815s

9 – Alex Lowes (BbKRT) – 1m29.837s

10 – Andrea Locatelli (Pata Maxus Yamaha) – 1m29.849s

Galeria de fotos Mundial Superbike – Austrália

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -