Com ausência maior do campeão Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad World SBK) a ser um fator a ter em conta, deu-se hoje início ao primeiro teste do Mundial Superbike nesta pré-temporada de 2025 em que as equipas estão juntas no mesmo circuito.
O circuito Jerez Ángel Nieto está a ser o palco para um primeiro embate entre fabricantes, pilotos e respetivas equipas, e ainda que os tempos neste momento não sejam o principal foco dos intervenientes, acabam por servir de primeiro ponto de interesse para conseguirmos entender em que ponto se encontra cada piloto e equipa.
Neste primeiro dia de testes em Jerez do Mundial SBK, o piloto mais rápido no traçado andaluz foi o vice-campeão Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati). O italiano aos comandos da Ducati Panigale V4 R #11 foi o primeiro a conseguir rodar em 1m39s, e depois fez ainda melhor ao parar o cronómetro em 1m38.731s, e com 77 voltas realizadas foi um dos pilotos que mais quilómetros percorreu.
Andrea Iannone (Pata GoEleven) esteve em destaque, com o veterano italiano a fechar o dia a pouco mais de quatro décimas do compatriota, sendo que o lote de três mais rápidos fica completo com a presença de Scott Redding (MGM Bonovo Racing), o britânico que este ano está de regresso aos comandos de uma moto de Borgo Panigale.
Em termos de novidades, a Kawasaki passa apenas a ter um único representante no campeonato: Garrett Gerloff. O americano da Kawasaki World SBK Team recebeu novos componentes para a sua Ninja ZX-10RR, nomeadamente ao nível das suspensões, e foi o quarto melhor na tabela de tempos continuando a mostrar uma boa adaptação à moto japonesa.
A moto japonesa de Akashi que na verdade serve de base para a Bimota KB998, que este ano faz a sua estreia no Mundial SBK, e que pelas mãos do italiano Axel Bassani consegue novamente posicionar-se entre as mais velozes. ‘El Bocia’ foi o quinto mais rápido, já o seu companheiro de equipa Alex Lowes fechou o Top 10.
Para a Honda HRC, e com Iker Lecuona ausente por lesão, Xavi Vierge rodou com a sua CBR1000RR-R Fireblade equipada com suspensões da Öhlins em vez de Showa. Uma novidade que assinala o regresso das suspensões suecas à moto japonesa, que continua à procura da sua melhor forma, sendo de realçar que já no final da temporada passada os pilotos Honda deram sinais positivos de evolução.
Para a ROKiT BMW Motorrad World SBK, sem contar com o campeão Razgatlioglu, este primeiro dia de testes em Jerez serve para se prepararem para uma temporada (pelo menos no início) em que a M 1000 RR não vai poder contar com o quadro especial usado em 2024, derivado da marca alemã não poder usar as denominadas superconcessões.
A marca alemã contou, no entanto, com a ajuda dos pilotos do Mundial de Resistência FIM, nomeadamente o francês Sylvain Guintoli e o alemão Markus Reiterberger. Os planos da equipa tiveram de se alterar ligeiramente quando o neerlandês Michael van der Mark sofreu uma queda na curva 8, o que obrigou o piloto a terminar o dia com a segunda moto e fez com que os seus mecânicos tivessem de trabalhar mais um pouco.
No campo da Yamaha, o melhor piloto do primeiro dia de testes do Mundial SBK em Jerez foi Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha WorldSBK), que colocou a sua YZF-R1 em 12º. O australiano contou com novos componentes na sua moto, mas o maior destaque a este nível vai para o novo braço oscilante que a casa de Iwata entrega aos pilotos da equipa oficial, Jonathan Rea e Andrea Locatelli.
Do ponto de vista dos “rookies”, Ryan Vickers (Motocorsa Racing) foi o melhor em 14º numa Ducati, o turco Bahattin Sofuoglu (Yamaha Motoxracing) foi 17º, enquanto Yari Montella (Barni Spark Racing Team) ficou uma posição atrás.
Galeria de fotos teste Mundial SBK
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