InícioDesportoSBK 2025 – Resultados e fotos do 1º dia de teste em...

SBK 2025 – Resultados e fotos do 1º dia de teste em Phillip Island

No teste das SBK em Phillip Island o mais rápido foi Nicolò Bulega. Toprak Razgatlioglu sofreu “highside” e Jonathan Rea sofreu fraturas no pé.

-

O circuito australiano de Phillip Island é por estes dias o local onde pilotos e equipas das categorias Superbike e Supersport realizam os derradeiros testes oficiais da pré-temporada a contar para a temporada 2025 do Mundial Superbike (SBK).

Depois das condições climatéricas terem estragado os planos nos testes realizados em Portimão, e quando estamos a poucos dias do arranque do campeonato precisamente com a ronda australiana, este é um momento decisivo para pilotos e equipas afinarem os derradeiros detalhes antes da ação verdadeiramente dita começar em pista.

Neste arranque de teste oficial do Mundial SBK em Phillip Island, o primeiro dia ficou marcado por inúmeras quedas, tanto nas Superbike como nas Supersport.

O piloto que ficou em pior estado na categoria principal foi Jonathan Rea (Pata Maxus Yamaha). O norte-irlandês sofreu uma queda quando cumpria a sua 21ª volta ao traçado australiano, ainda durante a sessão da manhã, tendo sido transportado para o hospital de Cowes onde lhe foram diagnosticadas inúmeras fraturas no seu pé esquerdo.

- PUBLICIDADE -

sbk

A Yamaha já confirmou a gravidade das lesões, e sabemos já que Jonathan Rea não estará presente no segundo dia de teste em Phillip Island, e também está declarado como não estando apto para competir na primeira ronda do ano na Austrália dentro de alguns dias.

Com bastantes incidências, o piloto mais rápido em pista neste primeiro dia foi Nicolò Bulega. O vice-campeão do Mundo de SBK e piloto da Aruba.it Ducati parece estar em grande forma já neste arranque de temporada. Bulega levou a sua Panigale V4 R a parar o cronómetro em 1m28.765s, o que o deixa a cerca de duas décimas de segundo do recorde absoluto do traçado, que é da sua autoria, obtido em 2024.

A Ducati está, de uma forma geral, em bom plano. Basta olhar para a tabela de tempos. Logo atrás de Bulega ficou Andrea Iannone (Pata GoEleven) que posicionou a sua Ducati a quase meio segundo do compatriota, e no Top 5 encontramos quatro motos de Borgo Panigale, graças à presença de Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) e ao bicampeão de SBK, Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati).

O único piloto a conseguir intrometer-se neste domínio italiano é precisamente o duas vezes campeão Toprak Razgatlioglu. O turco continua a trabalhar em contrarrelógio para ajustar a sua BMW Motorrad M 1000 RR para se adaptar à ausência das Super Concessões que dispôs em 2024. Rápido como sempre, até porque foi mesmo o 3º mais rápido em pista, Toprak Razgatlioglu sofreu, no entanto, um aparatoso “highside” quando estava a cumprir a sua segunda volta lançada a Phillip Island.

Felizmente para o piloto não se registaram lesões, mas Toprak, nas suas explicações sobre o que aconteceu, destaca que está com o corpo bastante dorido:

- PUBLICIDADE -

“Para mim, foi uma queda muito estranha. Verificámos os dados, e eu estava a 39% de acelerador quando sofri o highside, porque a tração não estava a funcionar bem. Não sei porquê, mesmo depois de falar com o meu telemetrista, e ele também analisou. Ainda não sabemos a razão, mas de qualquer forma não é muito mau. Tenho sorte por não ter ossos partidos, mas sinto dores em todo o lado, especialmente na minha mão”.

Destaques em termos de resultados neste primeiro dia do teste do Mundial SBK em Phillip Island para a prestação de Alex Lowes (BbKRT) em 6º aos comandos da novíssima Bimota KB998, enquanto o “rookie” Ryan Vickers (Motocorsa Ducati) foi 8º.

Entre as Supersport, o maior destaque vai para o neerlandês Bo Bendsneyder (MV Agusta Reparto Corse). O antigo piloto de Moto2 continua a mostrar a sua rapidez em pista e consegue abrir o teste na Austrália com um tempo de 1m32.127s, que o deixa para já com uma vantagem folgada de 7 décimas de segundo sobre o regressado Phillip Oettl (Feel Racing). Valentin Debize (Renzi Corse) fecha o Top 3 das Supersport a quase nove décimas do mais rápido.

 

Galeria de fotos teste Mundial SBK em Phillip Island

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -