O paddock do Mundial Superbike (SBK) já está preparado para a primeira ronda do calendário da temporada 2025, uma ronda que será disputada no circuito de Phillip Island, Austrália, no próximo fim de semana.
E foi precisamente no circuito australiano que se realizou esta terça-feira o segundo dia do derradeiro teste oficial de pré-temporada, onde mais uma vez ficou demonstrado que a Ducati está em grande forma.
Isto porque não só a marca italiana viu Nicolò Bulega (Aruba.it Ducati) a voltar a terminar no topo da tabela de tempos, desta feita com uma volta em 1m28.680s, um tempo obtido na sessão da manhã e que acabou por ser o melhor registo absoluto do teste, como também viu quatro Panigale V4 R a terminarem no Top 5.
Bulega não foi apenas extremamente rápido apenas numa só volta. Na verdade, o vice-campeão de SBK completou quase duas dezenas de voltas a conseguir rodar no segundo 29, tendo feito mesmo duas voltas no segundo 28.
Para a Ducati, o teste de Phillip Island foi mais uma demonstração de força neste arranque de temporada do Mundial SBK.
Andrea Iannone (Pata GoEleven) foi o segundo, mas a quase meio segundo do compatriota, com Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) a ser o terceiro, marginalmente mais lento do que Iannone. E depois temos ainda o duas vezes campeão de SBK, Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), que foi o quinto mais rápido em pista.
O único piloto que parece capaz de enfrentar esta verdadeira ‘armada’ Ducati é o campeão em título. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK) fecha a sua pré-temporada com o quarto tempo absoluto do teste de Phillip Island. A queda no dia de ontem deixou Toprak bastante dorido pelo que o campeão não está a 100% fisicamente.
Refira-se que o piloto da BMW Motorrad M 1000 RR #1 foi um dos dois pilotos que melhoraram o seu registo pessoal na sessão de testes da tarde, quando a chuva decidiu aparecer. Toprak Razgatlioglu fecha o teste a mais de meio segundo do grande rival Nicolò Bulega.
Para a equipa oficial Pata Maxus Yamaha, que não pode contar para já com Jonathan Rea lesionado devido a queda no primeiro dia do teste das SBK em Phillip Island, a boa notícia é que o italiano Andrea Locatelli está a revelar-se competitivo, conseguindo posicionar a YZF-R1 imediatamente atrás das quatro Ducati e da BMW Motorrad do campeão.
Mas o piloto da Yamaha não poderá distrair-se, pois logo atrás de si terminaram os dois pilotos da nova equipa Bimota by KRT, aos comandos da novíssima KB998, com Alex Lowes a ser 7º e Axel Bassani o 8º.
A fechar as posições de Top 10 terminaram Xavi Vierge (Honda HRC) e ainda Scott Redding (MGM Bonovo Racing), com o britânico este ano a regressar aos comandos de uma Ducati Panigale V4 R depois de algumas temporadas com a BMW Motorrad.
O melhor “rookie” do teste neste segundo dia, e no absoluto, foi o britânico Ryan Vickers (Motocorsa Racing), que tem vindo a demonstrar que pese embora este seja um ano de adaptação, está com vontade de mostrar que tem argumentos para entrar nas batalhas pelas melhores posições com os pilotos mais experientes do campeonato.
Na categoria Supersport, e tal como na principal SBK em que temos apenas um piloto a liderar a tabela de tempos nos dois dias de teste em Phillip Island, também Bo Bendsneyder (MV Agusta Reparto Corse) demonstra estar um passo à frente em relação aos rivais nas ‘seiscentos’ do Mundial.
Porém, o neerlandês não poderá estar muito descansado, pois a cerca de meio segundo, encontra-se o seu antigo rival no Mundial de Moto2.
Jaume Masia (Orelac Racing Verdnatura), que encontrou ‘refúgio’ nas Supersport depois de um período muito complicado desde que subiu à categoria Moto2 vindo das Moto3 como campeão, consegue assim terminar a pré-temporada em crescendo de forma.
O Top 3 das Supersport neste teste de Phillip Island fica completo com a presença do francês Valentin Debise (Renzi Corse).
Resultados combinados do teste de SBK
- Nicolo Bulega (Aruba.it Racing – Ducati) 1m28.680s
- Andrea Iannone (Team Pata GoEleven) +0.482s
- Danilo Petrucci (Barni Spark Racing Team) +0.499s
- Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +0.567s
- Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +0.797s
Resultados combinados do teste de SSP
- Bo Bendsneyder (MV Agusta Reparto Corse) 1m31.595s
- Jaume Masia (Orelac Racing VerdNatura) +0.534s
- Valentin Debise (Renzi Corse) +0.737s
- Can Oncu (Yamaha BLU CRU Evan Bros Racing) +0.792s
- Marcel Schroetter (WRP Racing) +0.838s
Galeria de fotos teste Mundial SBK em Phillip Island
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!