SBK – A Bimota está de volta em parceria com a Kawasaki!

O Mundial de Superbike vê regressar uma marca icónica. A Bimota confirmou o regresso em 2025 em parceria com a Kawasaki.

bimota

A história da Bimota em termos competitivos está perto de sofrer uma nova reviravolta. Tudo porque a icónica marca italiana, depois de ter sido adquirida pela Kawasaki, vai agora dar um passo em frente nesta parceria e colocar as suas motos em pista no Mundial Superbike.

O regresso da Bimota ao Mundial Superbike vai acontecer já em 2025, e de acordo com o comunicado divulgado esta quarta-feira 24 de abril, esse regresso inclui um novo projeto concretizado lado-a-lado com a Kawasaki Racing Team, que deixará o campeonato conforme a conhecemos.

Neste caso, e como aconteceu ao longo de temporadas anteriores em que vimos as criações concebidas na exótica fábrica de Rimini a competir ao mais alto nível, a Bimota ficará responsável pela conceção do chassis, enquanto a Kawasaki irá doar o motor quatro cilindros em linha da conhecida Ninja ZX-10RR para fornecer a potência necessária a que esta nova moto seja competitiva.

Para além de fornecer o motor da moto que ainda não se sabe qual será a sua denominação, e que deverá incluir as letras da Bimota e da Kawasaki, de acordo com a história de outros modelos anteriores da marca italiana, a casa de Akashi vai disponibilizar uma grande parte dos seus técnicos da Kawasaki Racing Team para que ajudem a colocar a Bimota / Kawasaki no patamar mais alto do Mundial Superbike.

O nome da equipa será Bimota by Kawasaki Racing Team, e em breve deveremos começar a obter as primeiras imagens e informações sobre este novo projeto de competição.

Sobre este projeto que significará o regresso da Bimota ao Mundial Superbike em 2025, Hiroshi Ito, presidente e CEO da Kawasaki Motors, refere que “A Bimota tem a invejável reputação pela excelência no design e fabrico de motos. Como parte da visão da evolução desta marca mundialmente famosa, vemos a competição como o passo lógico a seguir em termos de desenvolvimento do produto, bem como da exposição da marca no mundo. O nosso compromisso com o Mundial SBK é forte como sempre foi, e esperamos que este projeto venha a dar energia aos fãs da Bimota e da Kawasaki”.

Do lado da marca italiana, Pierluigi Marconi, COO da marca italiana, refere que “Do ponto de vista da engenharia, tecnologia e apoio diário que a Kawasaki oferece já recolocaram a Bimota firmemente na consciência dos media e de potenciais clientes. Agora é tempo de dar o passo seguinte na nossa evolução. A competição está no ADN da Bimota desde o primeiro dia e competir no Mundial SBK com a nossa nova gama, enquanto expandimos a rede de concessionários, tem uma lógica inegável. A Bimota by Kawasaki Racing Team vai, certamente, formar os alicerces do próximo capítulo da história da Bimota”.

A equipa Bimota by Kawasaki Racing Team vai colocar em pista duas motos, sendo que os pilotos estão também por revelar, tal como a própria moto que vai nascer para competir no Mundial Superbike.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!