Para além do que vai acontecer no futuro de forma a ‘travar’ a performance das motos de Superbike por comparação com os novos protótipos de MotoGP de 850 cc, o Mundial Superbike (SBK) continua a ser evoluído em termos técnicos e regulamentares.
Desta feita a Comissão de Superbike, constituída por Gregorio Lavilla (diretor executivo da Dorna SBK), Paul King (diretor FIM para corridas de velocidade), Biense Bierma (secretário-geral da MSMA), coordenados por Paul Duparc (gestor da Comissão e Secretariado de corridas de circuito da Comissão SBK), e na presença de Jorge Viegas (presidente da FIM), Ludovic Reignier (diretor técnico do Mundial SBK) e ainda Svetlana Nazarova (coordenador CCR da FIM), reuniram-se no circuito de Misano.
O objetivo desta reunião foi discutir e aprovar algumas alterações aos regulamentos de 2024 do Mundial Superbike, conforme detalhamos de seguida:
– Todas as equipas são instruídas a fazer o aquecimento das motos com os sistemas de escape apontados para o exterior da box, e não para o seu interior. Isto para evitar a entrada de fumos e gases de escape para o interior da box;
– Para a categoria Superbike, qualquer componente ganho em Superconcessão no último “checkpoint” da temporada tem de ser designado e introduzido na temporada seguinte. Enquanto esse componente não for introduzido na temporada seguinte, não será possível ganhar os Tokens;
– Para a categoria Mundial Supersport Next Gen, e de forma a evitar qualquer alteração à bomba de óleo que afete a performance do motor, as bombas de óleo terão de permanecer conforme foram aprovadas. Contudo, caso um fabricante necessite de alterar a bomba de óleo por problemas de performance ou fiabilidade, terá de declarar antecipadamente, receber a aprovação do Diretor Técnico de SBK e registar a peça nova na lista de componentes aprovados da FIM. Isto será aplicado a partir de 2025;
– Para todas as categorias, foram tomadas várias decisões que visam que exista um maior respeito pela hierarquia dos diversos corpos disciplinares e para aumentar a autoridade e competências dos Comissários de Apelo da FIM;
– A Comissão de Superbike está a trabalhar na introdução de uma nova classe de iniciação do Mundial Superbike que irá substituir o Mundial Supersport 300. Para mais informações sobre esta nova classe fique atento a www.motojornal.pt pois iremos ter todos os detalhes num artigo em separado.