Depois de ter ficado fora de ação no primeiro dia de dois dias de testes privados em Jerez que o Mundial Superbike realizou, Jonathan Rea dominou por completo a tabela de tempos no final do teste. O piloto norte-irlandês da Kawasaki Racing Team foi o mais rápido por larga margem, e mostra que em 2022 quer reconquistar o título!
Para os poucos – apenas três – pilotos da categoria Superbike que decidiram estar em pista no segundo dia de testes privados no traçado andaluz, as condições climatéricas foram significativamente melhores. Principalmente ao nível do vento, com menor intensidade. Já a temperatura ambiente a rondar os 18 graus Celsius esteve acima das expectativas para a região espanhola nesta altura do ano.
Mesmo só entrando em pista após as 13H00, Jonathan Rea levou rapidamente a sua Kawasaki Ninja ZX-10RR até ao topo da tabela de tempos. Foi o único a baixar da barreira do 1m40s, e a partir daí encontrou sempre ritmo para baixar ainda mais o seu tempo.
No final do segundo dia fechou as “contas” com a melhor volta em 1m38.851s. Se recuarmos ao que aconteceu nos últimos testes aqui realizados em dezembro, Jonathan Rea praticamente igualou o seu melhor registo de então (1m38.831s). Com apenas 61 voltas cumpridas aos comandos da Ninja ZX-10RR de 2022, esta é já uma clara demonstração de força do ex-campeão e uma demonstração de intenções de que está na luta para roubar o título de Toprak Razgatlioglu (PATA Yamaha with Brixx).
O segundo mais veloz em pista foi Alex Lowes. O companheiro de equipa de Rea na equipa oficial da Kawasaki continua a recuperar ritmo depois da lesão no ombro. Não foi capaz de baixar o seu tempo abaixo do 1m40s, mas relativamente ao primeiro dia de testes baixou uma décima para 1m40.266s.
Logo atrás de Lowes encontramos outro piloto que está ainda a recuperar confiança. Lucas Mahias aproveitou o dia para testar as novas suspensões Öhlins que a equipa Kawasaki Puccetti pretende usar em 2022, e as boas sensações em pista provavelmente farão a equipa trocar as suspensões Showa pelas unidades com a assinatura da marca sueca.
Nestes testes privados de Jerez, e para além dos pilotos da categoria Superbike, estiveram também em pista alguns pilotos da categoria Supersport Next Generation (nova denominação da categoria devido aos novos regulamentos técnicos).
Sem grande surpresa foi Niki Tuuli (MV Agusta F3 800) a colocar-se no topo dos tempos. O piloto finlandês bateu Can Oncu (Kawasaki Puccetti), sendo que o jovem turco teve de dividir a moto com um compatriota, mas agora a desfrutar da reforma: Kenan Sofuoglu.
O antigo campeão das Supersport foi chamado à última hora para participar neste teste em Jerez. Sofuoglu, apesar dos 37 anos de idade e de não competir há vários anos, mostrou que não perdeu muito ritmo. Foi o terceiro mais rápido do dia, mas, mais importante, ajudou a Puccetti a testar o novo sistema de travagem para a Ninja ZX-6R.
Agora os pilotos vão descansar alguns dias e preparar mais uma sessão de testes do Mundial Superbike. Dias 8 e 9 de fevereiro será a vez do Autódromo Internacional do Algarve “aquecer”. Será também, mesmo tendo em conta tratar-se apenas de um teste, a oportunidade de começarmos a perceber em que nível está a rivalidade entre os melhores pilotos das Superbike.
Neste teste em solo português teremos a Kawasaki Racing Team, a PATA Yamaha with Brixx, a Barni Spark Racing Team e também a Aruba.it Ducati.