Estamos em abril, mas o Dia das Mentiras já passou há muito. E mesmo que o Sepal Shield de que lhe falamos neste artigo aqui na Revista Motojornal possa parecer uma brincadeira desse dia tão particular, garantimos que se trata mesmo de um assunto sério. Principalmente para aqueles motociclistas mais adeptos das inovações ou que procuram proteção extra para enfrentar as condições climatéricas mais desagradáveis.
Os membros da start-up indiana Sepal, que estiveram em destaque no conhecido programa de “entrepreneurs” Shark Tank Índia, colocaram finalmente à venda o seu primeiro tejadilho universal para motos. O Shield promete proteção contra a chuva e o sol, e pode ser, de acordo com o fabricante, instalado em qualquer moto.
O tejadilho universal para motos Sepal Shield foi criado por inspiração na clássica scooter com tejadilho BMW Motorrad C1, uma proposta que surpreendeu o mundo das duas rodas no início do milénio, mas que, apesar de hoje em dia ser muito procurada por colecionadores, na altura da sua comercialização se revelou um fracasso de vendas.
No caso do Shield, estamos perante um tejadilho que é formado por diversas partes que depois permitem formar a estrutura final.
Uma base fabricada em plástico que se fixa ao depósito de combustível da moto por meio de ventosas e cintas, concebida de forma a evitar criar riscos da superfície pintada do depósito.
Depois, na vertical, cresce uma estrutura tubular fabricada em alumínio à qual se fixa o para-brisas de policarbonato, com o tejadilho em fibra reforçada a completar este acessório para motos que é bastante curioso.
A secção do tejadilho é personalizável ao gosto de cada cliente, e pode ser prolongada de forma a garantir também a proteção do passageiro.
A Sepal assegura que nos seus testes o tejadilho universal para motos Shield aguentou, sem falhas, velocidades até 120 km/h. Porém, e por questões de segurança, o fabricante indiano aconselha os clientes que instalem o Shield nas suas motos a não circularem acima dos 100 km/h.
Para além da proteção do condutor e passageiro na moto, o Shield inclui ainda um suporte para telemóvel, sendo que a Sepal disponibiliza como opcional um módulo de controlo do smartphone, ao qual se adiciona uma aplicação específica de smartphone.
O tejadilho universal para motos já se encontra em comercialização na Índia por um valor de cerca de 75 euros, sendo que a Sepal já demonstrou vontade de expandir o seu negócio trazendo este acessório peculiar para mercados europeus. Teria, no entanto, de aguardar pelas obrigatórias aprovações de homologação.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo dos acessórios e equipamentos para motociclismo. A não perder!