A 23 de janeiro a Pierer Mobility AG anunciou a saída de Stefan Pierer da sua função de CEO da KTM AG, confirmando, no entanto, que se iria manter como administrador executivo da marca, passando então a ‘pasta’ de liderança a Gottfried Neumeister que era o seu Co-CEO na altura.
Cerca de um mês depois, e tal como a Revista Motojornal aqui lhe contou em pormenor , o plano de reestruturação da KTM AG foi finalmente votado e aprovado pelos credores. Um plano que inclui pagamentos avultados, mas que, se tudo acontecer conforme está previsto, mantém a casa de Mattighofen a produzir motos.
Agora, poucas semanas depois da KTM AG conseguir ver a ‘luz ao fundo do túnel’, um novo comunicado – clique aqui para ler o comunicado na íntegra – foi hoje divulgado pela Pierer Mobility AG e que volta a ter impacto no que à configuração da equipa administrativa diz respeito.
Nesta declaração, muito curta, a empresa que detém as diversas marcas como são a KTM, Husqvarna ou GasGas (a MV Agusta já foi, entretanto, ‘devolvida’ a Timur Sardarov), anuncia que Stefan Pierer deixa a partir de hoje de ser administrador executivo da KTM AG, cargo que ocupou até à aprovação do plano de reestruturação.
Após mais de 33 anos a liderar os destinos da marca ‘laranja’, Stefan Pierer supostamente deixará mesmo de ter uma palavra a dizer no futuro da KTM. E dizemos ‘supostamente’ porque a estrutura empresarial do grupo Pierer Mobility AG é relativamente complexa. E a verdade é que Stefan Pierer não se afasta por completo da KTM AG.
De acordo com o que está escrito no comunicado oficial com data de hoje, 4 de março de 2025, é confirmado também que Pierer vai permanecer como Co-CEO da Pierer Mobility AG. Uma decisão que de certa forma mantém o homem que levou a KTM a transformar-se e a tornar-se no maior fabricante europeu de motos, ligado aos destinos da empresa, quando tudo fazia prever que a sua saída seria um afastamento completo.
Aguardamos agora para perceber ao certo de que forma isto terá impacto no futuro da KTM AG: será que Gottfried Neumeister vai ter autonomia total para gerir a marca conforme acredita ser necessário? Ou estará o líder da KTM AG ‘preso’ à influência que possivelmente Stefan Pierer poderá exercer sobre si enquanto Co-CEO da empresa que detém a KTM AG?
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