InícioEquipamentoTeste capacete Nolan X-804 RS Ultra Carbon - Mais aerodinâmico do que...

Teste capacete Nolan X-804 RS Ultra Carbon – Mais aerodinâmico do que nunca!

Testámos o Nolan X-804 RS Ultra Carbon e ficámos impressionados com as capacidades deste capacete italiano. Aqui fica a análise.

-

Melhorar o que já era um dos grandes destaques positivos do ponto de vista de capacetes desportivos, o X-803 RS Ultra Carbon, era uma missão complicada. Mas a Nolan, especialista italiana no fabrico de capacetes de moto, não se atemorizou com essa missão, tendo apresentado um capacete que, mantendo o conceito base, coloca-se num patamar superior a vários níveis em comparação com o seu antecessor.

Assim, não deixámos passar a oportunidade de testar o mais recente X-804 RS Ultra Carbon.

Antes de começar pela análise ao capacete em si, convém destacar que este X-804 RS Ultra Carbon é um integral do tipo desportivo. Um capacete particularmente vocacionado para os pilotos que procuram em pista usufruir de equipamentos que os ajudem a proteger, claro, mas também a baixar os tempos por volta.

É por isso um capacete que não faz muitos compromissos, e o seu nome Racetrack Setup (o RS na denominação) reforça isso mesmo, mas ainda assim consegue destacar-se numa utilização em estrada. Até porque os rivais são também de alto calibre.

- PUBLICIDADE -
x-804 rs ultra carbon
Foto @ Rui Jorge / Revista Motojornal

O X-804 RS Ultra Carbon está disponível em calotas exteriores, de quatro tamanhos. A Nolan sabe que para tornar o capacete mais adaptado à forma das diferentes cabeças dos motociclistas precisava de criar calotas diferentes.

E nesse aspeto a diferenciação que se consegue com as opções disponíveis é assinalável. No meu caso, o tamanho M é o que melhor se adapta à minha cabeça, com um formato ligeiramente oval, revelando-se confortável, sem que o forro interior cause zonas de pressão. Em particular na zona da testa ou bochechas, que por vezes sinto noutros capacetes menos ‘cuidadosos’ neste particular.

A calota exterior é fabricada em fibra de carbono, para maior leveza, sem comprometer a resistência, sendo que as fibras estão dispostas num sentido nas laterais, enquanto na zona central seguem uma direção diferente. O “look” do carbono à vista, com pequenos grafismos é, na minha opinião, perfeito, sem cair em exageros visuais.

É um capacete que se sente leve, mesmo com o generoso spoiler traseiro instalado. E isto é importante pois nos dias em que o utilizei mais tempo, não senti o meu pescoço mais dorido devido ao peso.

Isto é algo que muitas vezes passa despercebido nas viagens mais curtas, mas utilizei o X-804 RS Ultra Carbon em períodos de condução mais prolongados, em pista e em estrada, e o menor peso nota-se. Mesmo estando de acordo com a norma EC 22.06, não foi muito penalizado neste particular, mas ainda assim é um pouco mais pesado do que o anterior X-803.

Foto @ Rui Jorge / Revista Motojornal

Ainda no exterior, e para além das diversas entradas de ar que podemos abrir e fechar, mesmo com luvas, sem grandes dificuldades, destaque para o enorme spoiler. Está bem integrado no design do capacete, adotando agora uma forma mais alongada.

- PUBLICIDADE -

Tendo utilizado o X-803 durante muito tempo, tenho por isso uma noção clara do que foi feito pela Nolan no departamento da aerodinâmica. Alta velocidade senti claramente maior estabilidade, particularmente notório em motos naked, mas uma melhoria também notada em motos com carenagens e para-brisas. A otimização aerodinâmica dá um salto para um patamar superior com este novo Nolan.

No interior, o forro, ajustável, é coberto por um tecido verde vivo. Suave ao toque, com pequenos filamentos que ajudam o capacete a ‘agarrar-se’ à nossa face. Os espaços para podermos usar óculos são suficientes, embora hastes mais largas sejam difíceis de encaixar. Contornei isso instalando a viseira escurecida, eliminando a necessidade de usar óculos de sol.

Mesmo após muitos meses de utilização, e transpiração, o forro mantém-se impecável, sem desgaste. E mesmo o odor do capacete não denota o tempo de uso, sendo que as almofadas laterais mantêm-se ‘rijas’ o suficiente para apertar as bochechas e mantêm o capacete estável. Felizmente não tive de testar o sistema de remoção de emergência do forro. Mas o X-804 RS Ultra Carbon conta com este mecanismo tão importante para a nossa segurança.

x-804 rs ultra carbon
Foto @ Rui Jorge / Revista Motojornal

Sobre a viseira, e para além da escurecida a Nolan inclui a transparente na caixa, posso referir que o campo visual é generoso, senti sempre que não tinha nada a obstruir a minha visão, e mesmo nos momentos em que me baixo sobre o depósito a zona superior da viseira não me limita a visão de sobremaneira.

O mecanismo de fixação da viseira é prático de utilizar, excelente para as operações de limpeza, e permite ainda colocar a viseira em diferentes posições de abertura sentindo-se sempre sólido.

Quando totalmente fechado, um pequeno botão, à frente, faz ‘click’ e a viseira não abre inadvertidamente. O botão é mesmo pequeno, talvez a maior crítica que posso fazer ao X-804 RS Ultra Carbon, pois com as luvas calçadas torna-se por vezes complicado abrir a viseira rapidamente, por exemplo quando paramos num semáforo.

Dois aspetos curiosos e importantes são o isolamento do ruído e a ventilação.

No que diz respeito ao ruído, e ao contrário de muitos capacetes desportivos para pista que não se preocupam muito com este aspeto pois os pilotos usam tampões nos ouvidos, o X-804 RS Ultra Carbon é também uma boa surpresa. Não impede totalmente o vento de se fazer notar, mas revelou uma boa capacidade de isolamento do ruído.

Do ponto de vista da ventilação, e aí sim, estamos perante uma característica vital para um piloto, pois o aumento da temperatura interior fruto da condução mais extrema em pista pode levar ao embaciar a viseira (ou transpiração excessiva), este Nolan está bem concebido. As duas entradas de ar imediatamente acima da viseira funcionam muito bem a canalizar o ar fresco para o interior. Já a ventilação da queixeira diria que merece nota mediana.

Galeria de fotos Nolan X-804 RS Ultra Carbon

- PUBLICIDADE -

Ficha técnica Nolan X-804 RS Ultra Carbon

Calota exterior – Fibra de carbono

Calota interior – EPS

Forro – Ajustável, com filamentos de carbono, removível e lavável, compatível com óculos

Mecanismo de retenção – cinta com anel duplo D

Viseira – Transparente e escura, com mecanismo de bloqueio de abertura

Peso – Cerca de 1400 gramas

Tamanhos disponíveis – XS ao XXL

Preço – 659,99€ a 899,99€

Informações – Golden Bat / www.goldenbat.pt

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades de equipamentos e acessórios de motociclismo. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!

- PUBLICIDADE -