Teste – QJ Motor SRV 125, Custom Fácil

Apesar de ser a mais pequena, a QJ Motor SRV 125, uma pequena mas relevante e simpática custom com argumentos para ser muito bem sucedida.

QJ Motor SRV 125

A QJ Motor chegou a Portugal com uma completa gama de motos, das 125 às 800 e contemplando vários segmentos. Desta vez fomos conhecer a QJ Motor SRV 125, uma pequena e simpática custom com argumentos para ser bem sucedida. Apesar de ser a mais pequena, é bastante relevante, tendo em conta que as 125 representam mais de 50% das vendas no mercado nacional. É verdade que as scooters são as preferidas, mas dentro das motos com caixa de velocidades, as custom são bastante populares neste segmento.

E é aqui que a QJ Motor SRV 125 se encaixa. E apesar do ar retro-clássico, traz argumentos muito interessantes num segmento muito competitivo. O motor é moderno monocilíndrico de 125 cc refrigerado por líquido, quatro válvulas e uma árvore de cames à cabeça, com a potência máxima permitida no segmento, 15 cv, atingidos às 9500 rpm e um binário de 12,1 Nm às 7000 rpm.

DESTAQUES
QJ Motor SRV 125 (+info)
Preço: 3.390 €
Cilindrada: 125 cc
Potência: 14,9 cv
Binário: 12,1 Nm
Peso a cheio: 150 kg

QJ Motor SRV 125

Está montado num quadro tubular e usa uma forquilha telescópica convencional na dianteira e dois amortecedores na traseira, que são reguláveis em pré-carga; as jantes são de 17 polegadas na dianteira e de 15 na traseira, com um ‘gordo’ pneu 130/90, que esteticamente lhe fica muito bem.

O sistema de travagem é composto por um disco de Ø280 mm na dianteira e outro de Ø240 mm na traseira e em vez do mais comum sistema de travagem combinada que é normal encontrarmos nas 125, a QJ Motor SRV 125 está equipada com ABS, que atua sobre ambas as rodas.

Leia também – QJ Motor destaca-se com as novas SRK1000 RC e SRK800 RR

Esteticamente as linhas são simples e apelativas, com um depósito em forma de gota de água, bem combinado com um assento de dois níveis – porém algo exíguo para o passageiro.

O assento está a apenas 720 mm do solo, o que a torna acessível a qualquer um, e a posição de condução não chega a ser a tradicional duma custom, já que os pés não ficam muito para a frente, e as pernas ficam dobradas a cerca de 90°.

As mãos pousam naturalmente no guiador que é largo q.b.. À nossa frente encontramos o painel de instrumentos, composto por um ecrã LCD redondo, que incluiu a indicação da mudança engrenada, rodeado pelas luzes avisadoras, igual ao da irmã maior SRV 300.

O canhão da ignição está colocado lateralmente, do lado direito da coluna de direção, entre a forquilha e o depósito. Mais ou menos na mesma posição, mas do lado oposto, estão duas tomadas USB, sendo uma delas Tipo-C.

O motor da QJ Motor SRV 125 é voluntarioso, linear e isento de vibrações. Empurra bem desde baixas rotações, o que faz com que esteja muito à vontade no trânsito urbano. Depois, em estrada, podemos tirar partido da caixa bem escalonada para explorar o que o motor tem para dar, demonstrando ser uma moto divertida ao proporcionar bons momentos de condução, tendo em conta as limitações inerentes a uma 125 cc.

Sendo destinada aos recém-encartados ou aos automobilistas que pretendem melhorar a sua mobilidade urbana, a SRV 125 apresenta-se muito fácil de conduzir, não só por ser uma 125 cc; as suas dimensões fazem com seja acessível a toda a gente, já que ninguém terá dificuldades em colocar os pés firmemente no chão.

QJ Motor SRV 125

O tacto geral é agradável, a embraiagem é suave assim como a caixa de velocidades, e a travagem é adequada a uma moto deste segmento, com a mais-valia de contar com a ABS em ambas as rodas, o que a QJ Motor reivindica ser um exclusivo da SRV 125 entre as customs desta cilindrada.

O assento confortável permite fazer quilómetros sem cansaço, e o depósito de 14,5 l, alheado a um baixo consumo de combustível, permite uma autonomia que pode superar os 400 km, diminuindo a frequência das paragens para reabastecer.

Mas tratando-se de uma 125, não será a eleita com as viagens em mente, mas sim para uma utilização diária, onde a SRV 125 está totalmente à-vontade; e se à sua vocação urbano somarmos uma estética apelativa e equipamento de uma última geração – incluíndo a iluminação LED – e ainda um preço competitivo de 3390 €, a QJ Motor SRV 125 poderá deixar a sua marca no mercado nacional.

Texto: Vitor Martins
Fotos: Jaume Soler Movies/QJ Motor

FICHA TÉCNICA
QJ Motor SRV 125
Preço: 3390 €
Motor: 1 cilindro, 4T, refrigeração por líquido
Distribuição: sohc, 4 válvulas
Diâmetro x curso: 54 x 54,5 mm
Cilindrada: 125 cc
Potência máxima: 14,9 cv/9500 rpm
Binário máximo: 12,1 Nm/7000 rpm
Embraiagem: multidisco em banho de óleo
Caixa: 6 velocidades
Transmissão final: por corrente
Quadro: tubular
Suspensão dianteira: forquilha telescópica, Øn.d., curso de 118 mm, totalmente ajustável
Suspensão traseira: 2 amortecedores reguláveis em pré-carga, curso de 60 mm
Travão dianteiro: disco de Ø280 mm, pinças de 2 êmbolos, ABS
Travão traseiro: disco de Ø240 mm, pinça de 1 êmbolo, ABS
Pneu dianteiro: 90/90 x 17″
Pneu traseiro: 130/90 x 15″
Comprimento máx.: 2140 mm
Largura máx.: 805 mm
Altura do assento: 720 mm
Distância entre eixos: 1440 mm
Capacidade do depósito: 14,5 litros
Peso (em ordem de marcha): 150 kg
Importador: MB Motor Ibérica