Terminaram hoje em Valência os primeiros testes de pré-temporada de MotoGP. Durante dois dias os pilotos da categoria rainha rodaram no circuito Ricardo Tormo testando já novas soluções para a temporada de 2018.
No final do dia foi Marc Marquez quem conseguiu o melhor tempo, depois de ter feito uma impressionante sequência de voltas consecutivas em 1’30.5, ou seja, sempre abaixo do actual recorde da volta mais rápida neste circuito.
Marc Marquez e Dani Pedrosa – que no final do dia fez uma saída apenas à procura de uma volta rápida, alcançando o segundo lugar do dia e o quarto da tabela combinada dos dois dias – alternaram entre a moto com que terminaram a temporada e o protótipo de 2018, com várias novidades na ciclística e motor, incluíndo novo escape.
Maverick Viñales, que tinha sido o mais rápido no primeiro dia, não conseguiu melhorar o registo do dia anterior, mas terminando em segundo na tabela combinada, na frente de Johan Zarco. O francês voltou a trabalhar, tal como os pilotos da equipa oficial, com os dois chassis, e terminou os testes bastante satisfeito com o seu progresso, tendo passado boa parte do dia a trabalhar na configuração de corrida.
Valentino Rossi terminou na quinta posição, e continua a preferir o chassis de 2016, e gosta do novo motor, ressalvando que o Ricardo Tormo não é melhor circuito para avaliar o propulsor, mas ficou convencido pelas suas características.
O melhor piloto Ducati foi Jorge Lorenzo. O construtor italiano ainda não tinha muitas novidades para testar e Andrea Dovizioso acabou por ‘fechar a loja’ mais cedo, sendo um dos pilotos que menos voltas completou ao longo dos dois dias.
Quem deixou boas impressões foi Jack Miller, que terminou os testes em oitavo com o tempo alcançado no primeiro dia. O australiano sentiu-se sempre confortável com amoto e com a nova equipa, mas começou o segundo dia de testes com uma queda logo à sua segunda volta, o que o forçou a passar depois muito tempo nas boxes.
Quantos aos rookies, Franco Morbidelli foi o melhor dos três presentes, ocupando o 17.º lugar final, depois de ter melhorado cerca de um segundo face ao dia anterior. O campeão de Moto2 adaptou-se bem à MotoGP, mas tem ainda que descobrir os segredos da electrónica: «Preciso de trabalhar no meu estilo de pilotagem, porque é a moto é muito diferente da Moto2. Isso é o principal, e também perceber melhor a electrónica, como o equilíbrio da moto muda as sensações e muitas outras coisas. Há inda muito para aprender, por isso estou ansioso por voltar a andar na próxima semana em Jerez», concluiu o italiano.
Algumas equipas participarão na próxima semana em testes privados no circuito de Jerez, e a Yamaha vai testar, também na próxima semana, a Sepang. Os próximo testes oficiais decorrerão a partir de 30 de Janeiro na Malásia.
Classificação final:
Melhores tempos | 1.º dia | N.º de voltas | 2.º dia | N.º de voltas | Total de voltas | Km Percorridos | ||
1 | Marc Marquez | Honda | 1’30.501 | 70 | 1’30.033 | 61 | 131 | 524,7 |
2 | Maverick Viñales | Yamaha | 1’30.189 | 80 | 1’30.640 | 66 | 146 | 584,7 |
3 | Johann Zarco | Yamaha | 1’30.389 | 53 | 1’30.439 | 65 | 118 | 472,6 |
4 | Dani Pedrosa | Honda | 1’31.328 | 52 | 1’30.436 | 51 | 103 | 412,5 |
5 | Valentino Rossi | Yamaha | 1’30.519 | 63 | 1’30.724 | 62 | 125 | 500,6 |
6 | Jorge Lorenzo | Ducati | 1’31.059 | 34 | 1’30.534 | 39 | 73 | 292,4 |
7 | Jack Miller | Ducati | 1’30.635 | 57 | 1’30.860 | 45 | 102 | 408,5 |
8 | Cal Crutchlow | Honda | 1’31.259 | 55 | 1’30.654 | 72 | 127 | 508,6 |
9 | Aleix Espargaro | Aprilia | 1’30.756 | 51 | 1’30.889 | 44 | 95 | 380,5 |
10 | Andrea Iannone | Suzuki | 0 | 1’30.877 | 47 | 47 | 188,2 | |
11 | Andrea Dovizioso | Ducati | 1’30.850 | 50 | 1’31.758 | 22 | 72 | 288,4 |
12 | Pol Espargaro | KTM | 1’31.166 | 56 | 1’31.100 | 46 | 102 | 408,5 |
13 | Bradley Smith | KTM | 1’31.415 | 53 | 1’31.202 | 39 | 92 | 368,5 |
14 | Tito Rabat | Ducati | 1’31.673 | 70 | 1’31.386 | 64 | 134 | 536,7 |
15 | Alex Rins | Suzuki | 0 | 1’31.516 | 38 | 38 | 152,2 | |
16 | Danilo Petrucci | Ducati | 1’31.721 | 46 | 1’31.874 | 36 | 82 | 328,4 |
17 | Franco Morbidelli | Honda | 1’32.762 | 78 | 1’31.786 | 58 | 136 | 544,7 |
18 | Takaaki Nakagami | Honda | 1’32.723 | 76 | 1’31.867 | 62 | 138 | 552,7 |
19 | Scott Redding | Aprilia | 1’32.075 | 64 | 1’32.358 | 56 | 120 | 480,6 |
20 | Karel Abraham | Ducati | 1’32.445 | 66 | 0 | 66 | 264,3 | |
21 | Xavier Simeon | Ducati | 1’34.242 | 43 | 1’32.698 | 61 | 104 | 416,5 |
22 | Takumi Takahashi | Honda | 1’33.569 | 55 | 1’33.870 | 70 | 125 | 500,6 |
23 | Alvaro Bautista | Ducati | 0 | 0 | 0,0 |