Timur Sardarov recupera o controlo absoluto da MV Agusta

A MV Agusta volta a estar sob o domínio absoluto de Timur Sardarov saindo da órbitra da KTM AG. Aqui ficam todos os detalhes do negócio.

mv agusta

No meio da ‘confusão’ que se instalou em Mattighofen devido aos graves problemas financeiros que afetam a KTM AG, uma marca italiana conseguiu sair relativamente incólume da situação: a MV Agusta.

A icónica casa de Varese há cerca de dois anos que estava conectada à KTM AG, integrando então o grupo Pierer Mobility de Stefan Pierer, que adquiriu a maioria do capital da MV Agusta (50,1%). Uma aquisição concretizada em dois momentos: 25,1% adquiridos em novembro de 2022, e outros 25% adquiridos na primavera de 2024.

Após a aquisição da maioria do capital da MV Agusta, o seu anterior CEO, Timur Sardarov, ficou apenas com a função de consultor da administração. Porém, o dirigente russo volta agora a ser o proprietário da marca italiana, com a KTM AG a vender as suas ações a Sardarov. Mais especificamente ao sócio minoritário, a empresa Art of Mobility S.A, que é controlada pela família Sardarov.

Refira-se que este negócio deverá ficar concluído ao longo da primeira metade de 2025. O valor final da ‘recompra’ das ações não está ainda definido, sendo que o comunicado oficial do grupo Pierer Mobility refere apenas que será na ordem da meia centena de milhões de euros.

Em comunicado, Timur Sardarov, o agora novamente CEO da marca italiana, refere que “Este é um momento de grande orgulho para todos nós na MV Agusta. Recuperar o controlo total da empresa significa que estamos mais fortes e mais focados do que nunca em entregar excelência. Ao longo dos últimos dois anos, a empresa reforçou significativamente os seus processos, sistemas e força de trabalho. Estas alterações estruturais são as fundações dos excelentes resultados atingidos em 2024, e vamos continuar rumo ao sucesso nos próximos anos. Tenho total confiança na nossa equipa diretiva, cuja visão, combinada com a dedicação e profissionalismo da nossa renovada rede de concessionários, vai levar a MV para novos patamares. O meu compromisso, e o da minha família, é de ser uma força vital para a equipa de Varese, para a região, e para os seus parceiros”.

Ainda de acordo com as informações oficiais divulgadas no momento em que anunciaram a nova mudança de liderança, os 219 concessionários em todo o Mundo, bem como os seus 41 Centros Autorizados, vão continuar a trabalhar normalmente. Os clientes não serão afetados.

As previsões apontam para que a rede de concessionários aumente para um total de 270 até final de 2025.

Refira-se ainda que no ano passado a marca de Varese vendeu um total de 4.000 motos, o que resultou num crescimento de 116% comparando com os resultados de vendas de 2023.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!