No meio da ‘confusão’ que se instalou em Mattighofen devido aos graves problemas financeiros que afetam a KTM AG, uma marca italiana conseguiu sair relativamente incólume da situação: a MV Agusta.
A icónica casa de Varese há cerca de dois anos que estava conectada à KTM AG, integrando então o grupo Pierer Mobility de Stefan Pierer, que adquiriu a maioria do capital da MV Agusta (50,1%). Uma aquisição concretizada em dois momentos: 25,1% adquiridos em novembro de 2022, e outros 25% adquiridos na primavera de 2024.
Após a aquisição da maioria do capital da MV Agusta, o seu anterior CEO, Timur Sardarov, ficou apenas com a função de consultor da administração. Porém, o dirigente russo volta agora a ser o proprietário da marca italiana, com a KTM AG a vender as suas ações a Sardarov. Mais especificamente ao sócio minoritário, a empresa Art of Mobility S.A, que é controlada pela família Sardarov.
Refira-se que este negócio deverá ficar concluído ao longo da primeira metade de 2025. O valor final da ‘recompra’ das ações não está ainda definido, sendo que o comunicado oficial do grupo Pierer Mobility refere apenas que será na ordem da meia centena de milhões de euros.
Em comunicado, Timur Sardarov, o agora novamente CEO da marca italiana, refere que “Este é um momento de grande orgulho para todos nós na MV Agusta. Recuperar o controlo total da empresa significa que estamos mais fortes e mais focados do que nunca em entregar excelência. Ao longo dos últimos dois anos, a empresa reforçou significativamente os seus processos, sistemas e força de trabalho. Estas alterações estruturais são as fundações dos excelentes resultados atingidos em 2024, e vamos continuar rumo ao sucesso nos próximos anos. Tenho total confiança na nossa equipa diretiva, cuja visão, combinada com a dedicação e profissionalismo da nossa renovada rede de concessionários, vai levar a MV para novos patamares. O meu compromisso, e o da minha família, é de ser uma força vital para a equipa de Varese, para a região, e para os seus parceiros”.
Ainda de acordo com as informações oficiais divulgadas no momento em que anunciaram a nova mudança de liderança, os 219 concessionários em todo o Mundo, bem como os seus 41 Centros Autorizados, vão continuar a trabalhar normalmente. Os clientes não serão afetados.
As previsões apontam para que a rede de concessionários aumente para um total de 270 até final de 2025.
Refira-se ainda que no ano passado a marca de Varese vendeu um total de 4.000 motos, o que resultou num crescimento de 116% comparando com os resultados de vendas de 2023.
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