Foi através de um curto comunicado e que apanhou muita gente de surpresa, que a KTM, marca que integra o poderoso Pierer Mobility Group, anunciou nesta manhã de segunda-feira 23 de outubro que Antonio “Tony” Cairoli, lenda do motocross mundial, deixará de estar ligado aos projetos da marca austríaca com efeitos imediatos.
Tony Cairoli, que depois de dar por terminada a sua carreira no MXGP no final da temporada 2021, e de nove títulos mundiais conquistados, assumiu em 2023 a função de responsável desportivo pela equipa Red Bull KTM Factory. Para além das suas funções desportivas, Cairoli assumiu também o papel de embaixador da KTM, promovendo a marca austríaca com particular foco nos modelos off road.
Agradecendo a energia e excelência durante o período em que Cairoli esteve ligado à marca, a KTM refere ainda no seu comunicado que o ex-piloto e agora “team manager” optou por seguir um rumo diferente nesta sua carreira fora das pistas.
E qual será esse rumo?
De acordo com alguns meios de comunicação italianos e mais focados no motocross, Tony Cairoli estará a caminho da Ducati!
Um portal de notícias italiano chegou mesmo a conseguir falar com o lendário piloto de motocross da Sicília, que, sobre a hipótese Ducati, terá dito apenas que “Sim, é verdade que a Ducati me contactou. De momento, com a Ducati são apenas conversas”.
A chegada, a confirmar-se, de Cairoli à casa de Borgo Panigale deverá assumir contornos parecidos com aquilo que vimos acontecer quando a Triumph anunciou a contratação de Ricky Carmichael ou Iván Cervantes para ajudarem a desenvolver uma nova gama de modelos britânicos de motocross e enduro. Moto que foi apresentada ao público recentemente conforme a Revista MotoJornal aqui deu conta com todos os detalhes, fotos e vídeo.
Tudo indica que Tony Cairoli assumirá o papel principal na finalização do novo projeto da Ducati para entrar no mundo do motocross. Esse projeto está já bastante evoluído, com a moto de MX da Ducati a iniciar em breve sessões de teste em pista, e a presença do nove vezes campeão mundial da modalidade ajudará a marca a limar os detalhes que fazem a diferença.
A moto será uma 450 cc que iniciará a sua vida, de acordo com os rumores, no campeonato italiano de MX já em 2024. O objetivo será conseguir acelerar o desenvolvimento da moto em condições reais de competição, e, caso os resultados desse trabalho com Tony Cairoli sejam positivos e de acordo com os parâmetros esperados, até poderemos ver a moto a estrear-se como “wildcard” no Mundial MXGP em 2024.
Um ano depois deveremos ter a Ducati a competir a tempo inteiro na classe MXGP, sendo que nos planos da marca italiana está também a participação em MX2, com uma moto que será desenvolvida em paralelo com a 450, mas neste caso equipada com um motor 250 cc de acordo com os regulamentos da categoria.
Veremos agora quanto tempo vai demorar para que a ligação de Tony Cairoli à Ducati seja oficializada, e se nessa altura serão reveladas mais informações sobre o projeto da marca de Borgo Panigale para o motocross.
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