É um dado assente em relação à Yamaha, entre as marcas Japonesas esta tem sido a que se mostra menos conservadora quando chega a necessidade de inovar. Muitas têm sido as proposta arrojadas apresentadas pela Yamaha quer em conceito como soluções técnicas, como as TDR, TDM, GTS, YZ400 a própria linha MT, passando pelas scooter como a T-Max e a muito actual Tricity. Procurar caminhos diferentes é algo que está na sua essência, mas terá ido demasiado longe com a Niken?
A Niken é, num olhar simplista, uma MT-09 com duas rodas na dianteira, a primeira moto de três rodas que permite inclinação em curva. Não é uma novidades deste ano, em outubro de 2015, a Yamaha exibiu o protótipo MWT-9, um concept de 3 rodas, apresentando uma visão tentadora do futuro. Agora, apenas dois anos depois, a Yamaha revela a nova NIKEN, a primeira moto de produção de inclinação de 3 rodas. Será que o mundo está pronto para as possibilidades que este conceito oferece?
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A suspensão traseira da NIKEN oferece total ajustabilidade em pré-carga, compressão e recuperação, permitindo ao motociclista configurar e adaptar a suspensão consoante as diferentes condições, a pré-carga pode ser ajustada sem necessidade de ferramentas.
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As suspensões dianteiras invertidas duplas “externas” oferecem possibilidade de se afinar a compressão e a recuperação permitindo ao motociclista ajustar a configuração da suspensão ideal, e a via frontal relativamente estreita de 410 mm contribui para a sensação de direçcão natural da Niken – além de manter a largura total ao mínimo.
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O travão traseiro possui um disco de 282 mm de grande diâmetro, e com estes três discos de grande diâmetro que trabalham em três rodas, a NIKEN oferece um elevado grau de controlo quem a conduz.
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O motor de 3 cilindros de 847cc que propulsiona a nova NIKEN foi especialmente desenvolvido a partir do motor excepcionalmente bem-sucedido que também é usado na fantástica MT-09, bem como na Tracer 900 e na XSR900.
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Os discos dianteiros duplos de 298 mm geram elevados níveis de performance de travagem e a área de contacto de superfície aumentada fornecida pelas rodas dianteiras duplas permitem que a NIKEN pare de forma rápida e eficiente.
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O painel de instrumentos é um compacto ecrã LCD que reforça a aparência da Niken com o fundo preto do seu painel de instrumentos, que exibe claramente todas as informações importantes para o motociclista e oferece excelente visibilidade, de dia e de noite.
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FICHA TÉCNICA
Tipo | 3 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas |
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Cilindrada | 847 cc |
Diâmetro/Curso | 78,0 mm x 59,1 mm |
Potência máxima | 115CV/10.000 rpm |
Binário máximo | 85,7 Nm/8.500 rpm |
Alimentação | Injecção electrónica |
Transmissão Final | Corrente |
Escape | Sistema de escape 3-1 |
Embraiagem | Multidisco, banho de óleo |
Transmissão final | Corrente |
Caixa de velocidades | Sincronizada, 6 velocidades |
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Quadro | Quadro tipo diamante em aço, com sub-quadro traseiro em aço |
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Braço oscilante | Braço oscilante monobloco, em alumínio |
Rodas dianteiras | Jante de alumínio 15″ |
Roda traseira | Jante de alumínio 17″ |
Pneu dianteiro | 120/70 R 15 |
Pneu traseiro | 190/55 R 17 |
Suspensão dianteira | Dupla forquilha telescópica |
Suspensão traseira | Monoamortecedor traseiro |
Travão dianteiro | Dois discos de 265 mm |
Travão traseiro | Disco de 282 mm |
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Largura do guiador | 885 mm |
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Altura | 1250 mm |
Altura do assento | 820 mm |
Distância entre eixos | 1510 mm |
Comprimento Total | 2.150 mm |
Distância ao solo | 150 mm |
Peso em ordem de marcha | 263 kg |
Capacidade do depósito | 18 l |
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Com a Niken, a Yamaha procura abrir a possibilidade de uma nova era no motociclismo, uma revolução na condução. Diz a marca que Niken garante uma sensação única, um novo sentimento que pode ser comparado à experiência emocionante ao curvar na neve com skis de carving – para quem pratica ski será fácil perceber a atracção. Tendo a capacidade de inclinar, a Yamaha garante que a condução da Niken tem características de manobrabilidade familiares aos motociclistas. A tecnologia exclusiva da Yamaha usada na disposição das duas rodas dianteiras inclináveis, oferece níveis elevados de tração, o que resulta em boas performances em curva. Duas rodas dianteiras significa que existem dois pneus dianteiros, pelo que os níveis de tração em curva e travagem são incomparáveis aos de uma moto convencional. A Niken foi concebida para dominar uma grande variedade de situações de condução com uma grande estabilidade em linha reta e rapidez de direcção em curva. Para conseguir esses resultados foi desenvolvido um novo tipo de quadro híbrido. A área da coluna de direção é fabricada a partir de aço fundido, enquanto a área do pivô do braço oscilante é em alumínio fundido e o quadro principal, que liga estes dois conjuntos, é fabricado a partir de tubos de aço. Ao oferecer os níveis de resistência, rigidez e flexibilidade exigidos precisamente onde são necessários, este design híbrido aumenta a sensação de estabilidade e agilidade natural de uma moto desportiva de duas rodas, garante a Yamaha.
Os engenheiros da Yamaha trabalharam para garantir que o caráter da Niken é semelhante ao de uma moto, e a maioria dos motociclistas poderá transitar sem problemas de um veículo com duas rodas para o sistema Yamaha LMW, sem ter que alterar o seu estilo de condução. Mas assim que entrarem numa curva, os utilizadores da Niken sentirão níveis crescentes de confiança e prazer. A performance da manobrabilidade da NIKEN foi concebida para complementar a sua especificação geral de grande qualidade e permitir aos motociclistas perceberem o excelente potencial do motor CP3. O tricilíndrico de 847cc que propulsiona a nova NIKEN foi especialmente desenvolvido a partir do motor excepcionalmente bem-sucedido que é usado na MT-09, bem como na Tracer 900 e na XSR900. Para atender aos requisitos exclusivos da Niken, este motor com cambota de planos cruzados, foi acertado ao nível da injeção de combustível, para melhorar a performance desta moto. A Niken também faz uso da mais recente tecnologia de controlo eletrónico, incluindo YCC-T, D-MODE, controlo da velocidade de cruzeiro e um sistema de controlo de tração, bem como uma embraiagem A&S e sistema de mudanças rápidas de caixa (QSS) que oferecem um alto grau de controlo e diversão em diferentes condições de viagem.
A Niken irá estar disponível por encomenda.