Três rodas, o triplo do prazer?

Tem ares de transformer, com cabeça atarracada entre dois largos ombro e duas longas pernas. Falta-lhe os braços, mas criatividade foi algo que não faltou à equipa de engenheiros que produziu a Niken.

É um dado assente em relação à Yamaha, entre as marcas Japonesas esta tem sido a que se mostra menos conservadora quando chega a necessidade de inovar. Muitas têm sido as proposta arrojadas apresentadas pela Yamaha quer em conceito como soluções técnicas, como as TDR, TDM, GTS, YZ400 a própria linha MT, passando pelas scooter como a T-Max e a muito actual Tricity. Procurar caminhos diferentes é algo que está na sua essência, mas terá ido demasiado longe com a Niken?
A Niken é, num olhar simplista, uma MT-09 com duas rodas na dianteira, a primeira moto de três rodas que permite inclinação em curva. Não é uma novidades deste ano, em outubro de 2015, a Yamaha exibiu o protótipo MWT-9, um concept de 3 rodas, apresentando uma visão tentadora do futuro. Agora, apenas dois anos depois, a Yamaha revela a nova NIKEN, a primeira moto de produção de inclinação de 3 rodas. Será que o mundo está pronto para as possibilidades que este conceito oferece?

[cq_vc_hotspot image=”5011″ position=”25%|30%,40%|30%,45%|60%,70%|25%,50%|42%,78%|70%,20%|60%” circlecolor=”#ffffff”][hotspotitem]Quem conduzir uma Niken também beneficia da mais recente tecnologia de controlo electrónico, incluindo YCC-T, D-MODE, controlo da velocidade de cruzeiro e um sistema de controlo de tração, bem como uma embraiagem assistida e sistema de caixa de mudanças rápidas (QSS)
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A suspensão traseira da NIKEN oferece total ajustabilidade em pré-carga, compressão e recuperação, permitindo ao motociclista configurar e adaptar a suspensão consoante as diferentes condições, a pré-carga pode ser ajustada sem necessidade de ferramentas.
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As suspensões dianteiras invertidas duplas “externas” oferecem possibilidade de se afinar a compressão e a recuperação permitindo ao motociclista ajustar a configuração da suspensão ideal, e a via frontal relativamente estreita de 410 mm contribui para a sensação de direçcão natural da Niken – além de manter a largura total ao mínimo.
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O travão traseiro possui um disco de 282 mm de grande diâmetro, e com estes três discos de grande diâmetro que trabalham em três rodas, a NIKEN oferece um elevado grau de controlo quem a conduz.
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O motor de 3 cilindros de 847cc que propulsiona a nova NIKEN foi especialmente desenvolvido a partir do motor excepcionalmente bem-sucedido que também é usado na fantástica MT-09, bem como na Tracer 900 e na XSR900.
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Os discos dianteiros duplos de 298 mm geram elevados níveis de performance de travagem e a área de contacto de superfície aumentada fornecida pelas rodas dianteiras duplas permitem que a NIKEN pare de forma rápida e eficiente.
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O painel de instrumentos é um compacto ecrã LCD que reforça a aparência da Niken com o fundo preto do seu painel de instrumentos, que exibe claramente todas as informações importantes para o motociclista e oferece excelente visibilidade, de dia e de noite.
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  FICHA TÉCNICA

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Tipo 3 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas
Cilindrada 847 cc
Diâmetro/Curso 78,0 mm x 59,1 mm
Potência máxima 115CV/10.000 rpm
Binário máximo 85,7 Nm/8.500 rpm
Alimentação Injecção electrónica
Transmissão Final Corrente
Escape Sistema de escape 3-1
Embraiagem Multidisco, banho de óleo
Transmissão final Corrente
Caixa de velocidades Sincronizada, 6 velocidades

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Quadro Quadro tipo diamante em aço, com sub-quadro traseiro em aço
Braço oscilante Braço oscilante monobloco, em alumínio
Rodas dianteiras Jante de alumínio 15″
Roda traseira Jante de alumínio 17″
Pneu dianteiro 120/70 R 15
Pneu traseiro 190/55 R 17
Suspensão dianteira Dupla forquilha telescópica
Suspensão traseira Monoamortecedor traseiro
Travão dianteiro Dois discos de 265 mm
Travão traseiro Disco de 282 mm

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Largura do guiador 885 mm
Altura 1250 mm
Altura do assento 820 mm
Distância entre eixos 1510 mm
Comprimento Total 2.150 mm
Distância ao solo 150 mm
Peso em ordem de marcha 263 kg
Capacidade do depósito 18 l

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Com a Niken, a Yamaha procura abrir a possibilidade de uma nova era no motociclismo, uma revolução na condução. Diz a marca que Niken garante uma sensação única, um novo sentimento que pode ser comparado à experiência emocionante ao curvar na neve com skis de carving – para quem pratica ski será fácil perceber a atracção. Tendo a capacidade de inclinar, a Yamaha garante que a condução da Niken tem características de manobrabilidade familiares aos motociclistas. A tecnologia exclusiva da Yamaha usada na disposição das duas rodas dianteiras inclináveis, oferece níveis elevados de tração, o que resulta em boas performances em curva. Duas rodas dianteiras significa que existem dois pneus dianteiros, pelo que os níveis de tração em curva e travagem são incomparáveis aos de uma moto convencional. A Niken foi concebida para dominar uma grande variedade de situações de condução com uma grande estabilidade em linha reta e rapidez de direcção em curva. Para conseguir esses resultados foi desenvolvido um novo tipo de quadro híbrido. A área da coluna de direção é fabricada a partir de aço fundido, enquanto a área do pivô do braço oscilante é em alumínio fundido e o quadro principal, que liga estes dois conjuntos, é fabricado a partir de tubos de aço. Ao oferecer os níveis de resistência, rigidez e flexibilidade exigidos precisamente onde são necessários, este design híbrido aumenta a sensação de estabilidade e agilidade natural de uma moto desportiva de duas rodas, garante a Yamaha.

Os engenheiros da Yamaha trabalharam para garantir que o caráter da Niken é semelhante ao de uma moto, e a maioria dos motociclistas poderá transitar sem problemas de um veículo com duas rodas para o sistema Yamaha LMW, sem ter que alterar o seu estilo de condução. Mas assim que entrarem numa curva, os utilizadores da Niken sentirão níveis crescentes de confiança e prazer. A performance da manobrabilidade da NIKEN foi concebida para complementar a sua especificação geral de grande qualidade e permitir aos motociclistas perceberem o excelente potencial do motor CP3. O tricilíndrico de 847cc que propulsiona a nova NIKEN foi especialmente desenvolvido a partir do motor excepcionalmente bem-sucedido que é usado na MT-09, bem como na Tracer 900 e na XSR900. Para atender aos requisitos exclusivos da Niken, este motor com cambota de planos cruzados, foi acertado ao nível da injeção de combustível, para melhorar a performance desta moto. A Niken também faz uso da mais recente tecnologia de controlo eletrónico, incluindo YCC-T, D-MODE, controlo da velocidade de cruzeiro e um sistema de controlo de tração, bem como uma embraiagem A&S e sistema de mudanças rápidas de caixa (QSS) que oferecem um alto grau de controlo e diversão em diferentes condições de viagem.
A Niken irá estar disponível por encomenda.