A Triumph vai recuperar um nome histórico na sua gama e já apresentou o protótipo de uma nova Trident.
Este foi um projecto que teve início há quatro anos; o desenho foi desenvolvido pela equipa de design da marca em Hinckley, mas com o contributo estilístico de Rodolfo Frascoli. O designer italiano já tinha colaborado com a marca britânica nas Speed Triple, Tiger 1050 e Tiger 900.
A futura Trident, diz a Triumph no comunicado de apresentação do protótipo, está a ser concebida como «futuro modelo de acesso à galardoada gama tricilíndrica da Triumph, destacando-se pelo seu preço atractivo e por oferecer um grande valor a toda uma nova geração de motociclistas».
A moto, que será uma tricilíndrica, mas sem que tenha sido revelada a cilindrada, chegará aos concessionários da marca na Primavera de 2021. Tudo indica que será de média cilindrada, fácil de conduzir a acessível, cumprindo os planos da marca britânica em entrar em novos segmentos de mercado.
Fácil e acessível
A nova Trident é uma naked de linhas minimalistas, mas com alguns pormenores a fazerem lembrar a Speed Triple.
Steve Sargent, Chefe de Porduto da Triumph, descreve assim a Trident: «O protótipo de desenho da Trident marca o início de um novo e emocionante capítulo para a Triumph, cujos objectivos-chave são a diversão, o estilo e a experiência de condução. Com o seu aspecto minimalista e puro, as suas linhas limpas, o inconfundível ADN da Triumph e mais do que um piscar de olhos ao carácter musculoso da Speed Triple, o protótipo representa uma primeira vista à emocionante história das Trident que está a chegar. Em última instância, o nosso objectivo trazer à luz uma nova versão do carácter e do estilo pelos quais a Triumph é mundialmente reconhecida, a par da sua acessibilidade e fácil maneabilidade, e a sua qualidade, a um preço que será muito atractivo».
A Triumph Trident nasceu como tricilíndrica em 1968 na fábrica de Meriden, e era também comercializada como BSA Rocket 3. Mais tarde, já na era John Bloor, a Trident foi um dos modelos que ressuscitou a marca britânica, no início dos anos ’90. Ao abrigo da filosofia modular da renascida marca, a Trident partilhava os motores tricilíndricos de 750 e 900 cc com outros novos modelos da marca.