Desde que foi lançada em 2010 a Triumph Tiger 800 tornou-se numa séria protagonista do segmento. Um dos seus principais argumentos é o motor tricilíndrico, mas a Tiger é muito mais do que isso.
Para esta actual geração a Triumph renovou a Tiger 800 em mais de 200 componentes, incluindo o propulsor. O tricilíndrico foi optimizado para melhorar a resposta, e tem uma primeira velocidade mais curta. Também a electrónica recebeu uma actualização, com um novo modo, o Off-Road Pro, que permite aos mais experientes tirar partido da Tiger quando equipada com pneus de ‘tacos’ na condução fora de estrada.
A posição de condução foi revista, com o guiador a recuar 10 mm, e o vidro dianteiro é regulável manualmente (e muito facilmente, com apenas uma mão) em cinco posições.
Andámos na XCa, a versão topo da gama da série XC da Tiger 800. Neste caso topo de gama quer dizer carregada de equipamento, que justifica o preço base mais elevado em relação às suas concorrentes.
FICHA TÉCNICA
Tipo | Refrigerado por líquido, 12 válvulas, DOHC, 3 cilindros em linha |
---|---|
Cilindrada | 800 cc |
Diâmetro/Curso | 74 x 61,9 mm |
Potência máxima | 95CV/9.500 rpm |
Binário máximo | 79 Nm/8.050 rpm |
Alimentação | Injeção eletrónica sequencial multiponto |
Transmissão Final | Corrente |
Escape | Sistema de coletor 3 em 1 de aço inoxidável com silenciador lateral de aço inoxidável |
Embraiagem | Húmida, multidisco |
Caixa de velocidades | 6 velocidades manual |
[/vc_toggle][vc_toggle title=”CICLÍSTICA” style=”rounded” color=”orange”]
Quadro | Quadro em treliça tubular de aço |
---|---|
Braço oscilante | Duplo, liga de alumínio fundido |
Roda dianteira | Raiada, 21 x 2.15 pol |
Roda traseira | Raiada, 17 x 4.25 pol |
Pneu dianteiro | 90/90-21 |
Pneu traseiro | 150/70- R17 |
Suspensão dianteira | Forquilha invertida WP de 43 mm com amortecimento de retorno e de compressão ajustáveis, curso 220 mm |
Suspensão traseira | Monoamortecedor WP com reservatório de óleo remoto, ajuste hidráulico da pré-carga, curso da roda traseira 215 mm |
Travão dianteiro | Discos duplos flutuantes de 305 mm, pinças deslizantes de 2 pistões Brembo, ABS comutável |
Travão traseiro | Disco individual de 255 mm, pinça deslizante de pistão único Nissin, ABS comutável |
[/vc_toggle][vc_toggle title=”PESO E DIMENSÕES” style=”rounded” color=”orange”]
Largura do guiador | 805 mm |
---|---|
Altura | 1390 mm |
Altura do assento | 840/860 mm |
Distância entre eixos | 1545 mm |
Inclinação | 23,4º |
Avanço | 93,5 mm |
Peso a seco | 208 kg |
Capacidade do depósito | 19 l |
[/vc_toggle][vc_custom_heading text=”O Teste da Triumph Tiger 800 xca , inclui-se no comparativo com a BMW F 850 GS e Honda Africa Twin Adventure Sport que pode ler neste link” font_container=”tag:h2|text_align:left|color:%23e59d20″ link=”url:https%3A%2F%2Fmotojornal.pt%2Fcomparativo-trail%2F||target:%20_blank|”]