A nova temporada do Campeonato Nacional de Enduro, competição que habitualmente assinala o início das competições de motociclismo em Portugal, disputada sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), arranca já no próximo fim de semana. Mais especificamente a 26 de janeiro (domingo), dia em que se realizará o 20º Enduro de Góis.
Conhecido pela sua capacidade de organização, o Góis Moto Clube será o ‘anfitrião’ do evento e esperam-se muitos fãs de Enduro para assistir ao vivo ao regresso do campeonato à ação.
A primeira das sete rondas que compõem o calendário do CNE 2025 começa no domingo. A prova, que tem lugar nos concelhos de Góis e Arganil, terá o seu ‘quartel-general’ na Quinta do Baião, junto à sede do clube organizador da prova, estando o ‘coração’ do Enduro de Góis, nomeadamente as especiais, mais centradas em redor da vila.
Assim, tanto a Enduro Test como a Cross Test situam-se praticamente nas traseiras da sede do clube, estando separadas por cerca de 400 metros, com a Extreme Test também perto da vila, na Casa Branca, a 2 km do paddock. Os fãs poderão assim seguir de perto, e de forma fácil, todo o desenrolar da prova.
Do ponto de vista competitivo, a partida dos primeiros concorrentes está agendada para as 9H00 de domingo, rumo um percurso que, incluindo as especiais, terá cerca de 46 km, a cumprir em três voltas e meia pelos pilotos Elite e Open, três vezes pelos Verdes, Veteranos e Senhoras e duas vezes pelas restantes classes.
Espera-se uma abertura dura para o Campeonato Nacional de Enduro, causada pelas dificuldades trazidas pela muita chuva que tem caído na região e que deverá continuar ao longo do fim de semana.
Na luta pelos lugares da frente, os pilotos portugueses terão outra dificuldade acrescida: a presença de pilotos estrangeiros de nível elevado que, a exemplo do que aconteceu na época passada, aproveitam algumas rondas do Campeonato Nacional de Enduro para prepararem o Mundial.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!