A icónica Vespa ganha agora uma nova versão concebida para aqueles que gostam das clássicas linhas da scooter italiana, e querem também beneficiar de uma performance mais desportiva. Para isso, chega agora aos concessionários da marca italiana a Vespa GTV.
A versão GTV apareceu inicialmente em 2006, e desde então tornou-se num dos destaques da família Vespa, destacando-se pelo guiador exposto ou o farol em posição baixa.
Agora, a mais recente renovação da Vespa GTV reforça as características desta scooter, adicionando uma performance mais desportiva graças ao novo motor monocilíndrico High Performance Engine. Conhecido como 300 hpe, esta unidade motriz instalada na GTV apresenta a maior potência até agora vista numa Vespa: 23,8 cv!
Conta com distribuição de dupla árvore de cames e 4 válvulas, a refrigeração do monocilíndrico é conseguida através de líquido, e injeção eletrónica especificamente afinada para este modelo garante uma performance viciante, de acordo com a marca italiana.
A ergonomia ao estilo Vespa é caraterizada pelo conforto proporcionado pelo chassis de dimensões maiores, nomeadamente a sua largura. A posição de condução definida pela marca italiana tem em vista uma posição de condução mais natural, de forma a permitir ao condutor o controlo total do veículo sem tanto esforço, o que resultará num nível de fadiga extremamente baixo em longas distâncias.
O estilo autêntico da Vespa mantém-se e evolve para se adaptar às exigências de um mundo moderno.
Por exemplo, e derivando do que já vimos na GTS, a nova Vespa GTV adota um sistema de iluminação “full LED”, incluindo o farol dianteiro posicionado em baixo. Na dianteira encontramos o característico escudo frontal onde não podia faltar a icónica “gravata”, neste caso com alguns notórias diferenças graças aos apontamentos mais desportivos nas suas laterais.
Mais acima, encontramos na Vespa GTV um novo defletor dianteiro desportivo, pintado a condizer com a cor da scooter, e que protege o novo painel de instrumentos. Neste caso a Vespa optou por manter o formato circular mais tradicional, porém, o painel é agora totalmente digital. A marca italiana disponibiliza, para aqueles clientes que desejem um “look” ainda mais audaz, um defletor opcional em laranja, que realça ainda mais as linhas desportivas da GTV
Para além de todas as informações que podemos esperar, este novo elemento adiciona um toque de tecnologia, pois permite a conexão com a app MIA (equipamento opcional), permitindo ao condutor aceder a um conjunto adicional de informações e funcionalidades da Vespa GTV.
As novidades de design continuam com a utilização de um novo conjunto de jantes de cinco braços, pintadas em preto mate, e com detalhes de grafismos específicos em laranja.
O preto mate é ainda usado para colorir elementos como o farol dianteiro, a secção de iluminação traseira, os punhos, espelhos retrovisores, a cobertura do painel de instrumentos, ou ainda os poisa-pés.
Mas a Vespa GTV poderá tornar-se ainda mais especial em termos de design graças à instalação da cobertura do assento do passageiro. Esta tampa é um opcional, mas confere à GTV uma aparência como as motos de competição da Vespa. É fácil de instalar ou remover, e encaixa na perfeição sobre o assento desportivo bicolor, sendo de destacar que esta scooter está homologada para dois ocupantes.
Porém, uma proposta moderna não poderia ficar completa sem algumas opções mais tecnológicas.
No caso da Vespa GTV estamos a falar de opções de sentido prático como o sistema “keyless”, que permite a ativação da ignição sem necessidade da chave tradicional. De série, esta scooter desportiva disponibiliza uma porta USB localizada no compartimento de arrumação frontal, sendo que o compartimento por baixo do assento é revestido a tecido, o que reforça o nível “premium” em termos de qualidade de acabamentos.
Na vertente da segurança, a Vespa GTV vem equipada com controlo de tração eletrónico ASR e sistema ABS.
De acordo com as informações oficiais disponibilizadas pela Conceição Machado Lda., importador da marca italiana no nosso país, a nova Vespa GTV está já disponível nos concessionários oficiais, sendo possível aos clientes optarem por duas opções cromáticas: Beige Avvolgente Opaco e Nero Convinto.
Quando ao preço, esta que é Vespa com o motor mais potente de sempre tem um preço de 7.799€, valor ao qual acrescem as despesas de legalização (481,24€).
Para mais informações sobre qual o concessionário mais perto de si apenas tem de clicar aqui .
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!