Os motociclistas são reconhecidos por serem um grupo unido e solidário. Quando encontramos situações que merecem a nossa ajuda, por norma rapidamente nos organizamos e procuramos ajudar quem precisa. E foi isso mesmo que um grupo de nove motociclistas voltou a fazer, viajando até Marrocos, em mais uma edição da viagem solidária ‘Calçar quem anda descalço’.
O grupo desta edição 2024 da viagem solidária foi composto por Rui Baltazar (de Sintra em Africa Twin Adventure Sports 1100), conhecido por ser sócio gerente da Balgarpir e com muitos quilómetros acumulados em Marrocos graças às viagens da sua ADV Riders Tours, José Ameixinha (de Lisboa em KTM Super Adventure 1290), Miguel Tiago Oliveira (de Lisboa em BMW RT 1250), Paulo Carvalho (de Tomar em BMW R 1200 GS Adventure), Pedro Sales (de Lisboa em BMW R 1250 GS Adventure), Luis Santos (de Setúbal em BMW R 1250 GS Adventure), Miguel Fortunato (de Góis em BMW R 1250 GS Adventure), Pedro Carrilho (de Lisboa em Ducati Multistrada V4 Rally) e ainda José Oliveira (de Avis em BMW R 1200 GS Adventure).
As motos foram o meio de transporte para fazer chegar a Marrocos um total de mais de 1300 pares de sapatos, sendo que desta feita o grupo de aventureiros adicionou aos objetivos da ‘missão’ levar também meias, neste caso conseguindo levar 1000 pares de meias.
Uma carga preciosa que foi sendo entregue em diversas paragens por terras marroquinas, sendo que o grupo evitou atravessar as montanhas do Atlas devido à neve que as cobriu de branco.
Assim, optaram por seguir caminho com destinos mais a sul, e ao longo de cinco dias percorreram um total de 2500 km, levando às populações locais um sinal de esperança e solidariedade.
Os sapatos e meias foram angariados pelos amigos e família dos oito participantes, que voltaram então a cumprir com o caráter solidário desta viagem ‘Calçar quem anda descalço’, tendo estes motociclistas portugueses sido recebidos de braços abertos nas diversas localidades que visitaram ao longo da viagem.
As motos, essas, continuam a demonstrar a sua enorme valia, enfrentado percursos muitas vezes de dificuldade elevada e que impede a passagem de outro tipo de veículos.
Foram elas que transportaram todos os milhares de sapatos e meias, sendo também as motos um grande motivo de interesse para os mais jovens marroquinos que fizeram questão de tirar fotos junto das maxitrail da BMW, KTM e Ducati.
Galeria de fotos da viagem Calçar quem anda descalço
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!