Chegou a vez de testarmos a maior a mais equipada variante da maxitrail GS pensada para grandes aventuras. A BMW Motorrad R 1300 GS Adventure finalmente mostrou o que vale, equipada com o mais recente sistema de transmissão automática ASA.
É uma das motos de maior porte do mercado (na ficha técnica encontras um peso a cheio de 269 kg), e ainda assim é uma das mais versáteis quando procuramos viajar em conforto absoluto, sem receio do que o caminho nos apresente, por mais remoto que seja o destino.
Já era assim, mas esta nova versão sobe mais uns furos em todas as suas qualidades, está maior, mais ágil, mais confortável e ainda mais preparada para longas aventuras.
Uma moto que foi concebida para atravessar o tórrido deserto do Saara ou para subir aos picos mais altos dos Himalaias, mas que também promete sentir-se à vontade nas intrincadas e húmidas florestas da Amazónia, a nova R 1300 GS Adventure foi profundamente redesenhada ao nível do motor, ciclística, design, carenagens e também das diferentes opções que permitem personalizar a GSA com inúmeros opcionais e extras.
No centro do conjunto encontramos o já lendário motor Boxer de dois cilindros opostos. Inicialmente introduzido na versão normal da maxitrail da BMW Motorrad, esta unidade motriz, mais compacta, disponibiliza uma potência máxima de 145 cv e um binário que no seu ponto de pico atinge os 149 Nm.
Em estreia absoluta nesta R 1300 GS Adventure temos nesta novidade do segmento maxitrail o sistema Automated Shift Assistant (ASA). Trata-se da primeira transmissão automática que a BMW Motorrad já tinha revelado os detalhes anteriormente, conforme a Revista Motojornal aqui lhe contou em detalhe, e que permitirá ao condutor da GSA deixar que a eletrónica se ocupe das trocas de caixa.
Veja o nosso vídeo do teste à R 1300 GS Adventure e subscreva o canal de YouTube da Revista Motojornal para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas.