Yamaha Electric Power Steering – A direção assistida para motos

A marca japonesa apresenta um sistema de direção assistida para motos. O Yamaha Electric Power Steering vai ser usado pela primeira vez no campeonato japonês de MX.

Um sistema de direção assistida numa moto não era, pelo menos até agora, algo que estivesse no topo das prioridades dos fabricantes de motos. Porém, a Yamaha pediu aos seus engenheiros para desenvolverem precisamente um sistema deste tipo e que fará a sua estreia no campeonato japonês de motocross. O Yamaha Electric Power Steering (EPS) ajudará o piloto a controlar a direção da moto em condições “complicadas”.

O sistema Yamaha EPS desenvolvido pela marca de Iwata utiliza um conjunto de sensores que recorrem a tecnologias diferentes das que habitualmente são utilizados no setor automóvel ou outros veículos de quatro rodas. Utiliza um sensor de binário magneto restritivo, que permite ao EPS funcionar como amortecedor de direção e em simultâneo servir de assistência à direção.

A Yamaha garante que o seu sistema EPS permitirá reduzir a fadiga do piloto, melhora a agilidade, manobrabilidade e ainda a estabilidade, mesmo em condições de condução mais extremas como as que encontramos numa pista de motocross.

O sistema vai ser testado pela primeira vez em condições reais no All Japan Motocross Championship. Os pilotos de fábrica da Yamaha vão assim utilizar o EPS nas YZ450FM e YZ250F.

Yamaha Electric Power SteeringComo é que funciona o Yamaha Electric Power Steering?

De acordo com as informações reveladas pela marca japonesa, o EPS dá uso a um sensor de binário magneto restritivo que a marca desenvolveu e utiliza, com sucesso, nas suas bicicletas elétricas. A função de amortecedor de direção reage às forças exteriores que são aplicadas à direção (alterações do piso por exemplo) e funciona principalmente a velocidades mais elevadas.

Por outro lado, a função de direção assistida fica ativa a velocidades baixas, ajudando o piloto nos movimentos que aplica na direção. De acordo com a Yamaha, esta função de direção assistida não implica perda de “feeling” da direção, com o piloto a controlar a frente da moto de uma forma perfeitamente natural.

Também de acordo com a Yamaha, o mecanismo que recebe os impulsos elétricos e os transforma em movimentos que atuam sobre a direção da moto, é relativamente simples do ponto de vista da sua aplicação noutros tipos de motos. E, nesse sentido, certamente a Yamaha vai aplicar o Electric Power Steering a motos de estrada no futuro não muito longínquo.