A XTZ 700 Ténéré é a mais recente encarnação do mais puro espírito de aventura da Yamaha e, provavelmente, aquele que melhor representa este nome no últimos tempos. Estivemos esta semana na apresentação internacional do modelo e rodámos perto de 500 km dentro e fora de estrada, num dos testes mais exaustivos dos últimos tempos. Embora tenhamos um teste completo na próxima edição impressa da Motojornal, não podíamos deixar de vos trazer as primeiras impressões de condução deste novo modelo.
As principais notas que ficamos depois de tantos quilómetros com a XTZ 700 Ténéré é que esta é uma moto muito equilibrada e capaz de prestações muito boas quer dentro como fora de estrada. É uma moto que aponta mais para quem procura o lado dinâmico da condução preterindo um pouco o conforto, ainda que não nos possamos queixar neste departamento.
O seu motor, o CP2, apresenta um excelente compromisso de prestações para ser muito eficaz em qualquer tipo de situações, mesmo sem ter ajustes electrónicos ou controlos de ajuda. Em estrada tem a alegria típica deste bicilíndrico, subindo de rotação com soltura e empurrando com genica em praticamente todos regimes. Fora de estrada agrada muito a forma como a entrega de potência é fácil de controlar, mesmo em piso mais solto conseguimos facilmente encontrar o ponto certo para ter a tracção necessária para andar para a frente.
A ciclística da Téneré oferece um tacto bastante bom quer em estrada como no todo o terreno, o que vem provar a sua orientação mais virada para o lado desportivo, em detrimento do conforto. Assim as suspensões firmes dão uma excelente leitura do que se passa com as duas rodas, sendo muito directa a percepção da reacção que se tem de ter a cada momento. Em estrada esta firmeza é muito bem vinda, disfarçando bem o longo curso das suspensões o que permite uma condução de grande abuso.
Tendo em conta que estamos perante uma moto com um valor de venda muito interessante, o comportamento da XTZ 700 Ténéré só podem ser classificado de excelente perante o que é possível fazer com ela em todas as condições. Em resposta a muitas das perguntas que nos foram sendo colocadas sobre a moto nas redes sociais, a XTZ 700 Ténéré é muito mais que uma Tracer de pneus cardados, é uma WR 450 gorducha. Fiquem a saber mais na edição 1457 da Motojornal.