Se está a pensar adquirir uma moto para praticar Enduro neste ano de 2025, então a boa notícia é que a Yamaha acaba de anunciar a chegada das renovadas WR250F e WR450F. As propostas da casa de Iwata para aqueles que querem ser os melhores em qualquer piso ou trilho de Enduro.
Baseadas nas suas congéneres de motocross vencedoras de corridas e campeonatos, tanto a WR250F como a WR450F destacam-se no mundo do enduro ao recorrer às mais recentes tecnologias e componentes conjugados de forma a garantir a máxima eficácia.
A porta de entrada nesta gama de enduristas da Yamaha é a WR250F.
Desenvolvida com base na YZ250F, aquela que é a opção de motocross da Yamaha e vencedora de Grandes Prémios no Mundial de MX, a fortemente renovada WR250F foi redefinida de forma a oferecer uma performance capaz de vencer competições em 2025, numa ampla gama de condições de condução e perante os maiores desafios.
A lista de melhorias inclui uma nova corrente de distribuição para reduzir as perdas por fricção, um quadro com as traves laterais otimizadas para melhorar a agilidade e as sensações do piloto, uma suspensão KYB melhorada e com afinações redefinidas para melhorar estabilidade e absorção de impactos.
Mas também um motor capaz de uma entrega da potência melhorada através de um novo sistema de gestão de ar de elevada eficiência, e um novo conjunto de plásticos que ajudam a formar um corpo mais compacto que inclui um assento mais fino e mais plano.
Para uma condução a um patamar superior em termos de eficácia nos trilhos mais exigentes, o redesenhado chassis da WR250F inspira-se no design da YZ250F, mas inclui aperfeiçoamentos específicos e considerados pela Yamaha como sendo fundamentais.
O quadro conta agora um tubo de suporte do depósito 15 mm mais baixo e tem um perfil traseiro em forma de U, com o tubo de tensão de ligação também rebaixado em 15 mm para descer o centro de gravidade da moto, o que ajuda na estabilidade e na agilidade em curva.
A suspensão dianteira KYB foi reformulada e apresenta um curso 10 mm mais curto, a par de um novo amortecedor traseiro KYB que está 10 mm mais abaixo. Desta forma a Yamaha encontra uma solução para ajudar a baixar o centro de gravidade da moto e reduzir a altura do assento para aumentar os níveis de estabilidade e agilidade.
Além disso, a forquilha dianteira apresenta um sistema de ajuste manual da compressão para permitir que as configurações de suspensão sejam ajustadas sem ferramentas, enquanto os vedantes contra poeiras são agora mais resistentes e as proteções das bainhas foram alargadas de forma a fornecem maior proteção contra o pó e detritos, o que ajudará a evitar desgaste ou danos.
Na jante traseira, encontramos um novo e leve cubo de 3 raios cruzados e o novo veio da roda de 22 mm, foi concebido para melhorar a sensação durante a absorção de impactos, e em conjunto deverão proporcionar um melhor feedback ao condutor da WR250F.
Para melhorar as características de potência, a WR250F de 2025 apresenta um redesenhado sistema de gestão de ar de elevada eficiência, acompanhado de uma nova caixa de ar.
Este sistema da marca japonesa puxa ar da traseira através de condutas nos novos painéis laterais, quadro e depósito. Por outro lado, a redesenhada e curta saída de escape melhora a centralização de massas e realça a sensação de uma moto mais compacta, enquanto a ECU foi afinada para proporcionar uma resposta mais controlável a baixas rotações, mas com excelentes performances a médias e altas velocidades.
O motor de cabeça invertida de 2025 também está equipado com uma redesenhada corrente de transmissão, mais larga, rodas dentadas reformuladas e amortecedores para reduzir a perdas por fricção.
Além disso, os plásticos foram redesenhados, com a WR250F a apresentar tampas 50 mm mais estreitas, um depósito de combustível mais fino e um assento mais plano para melhorar a mobilidade do condutor durante a travagem, aceleração e curvas. A nova posição de condução foi definida para proporcionar mais espaço entre ancas e pés e mais liberdade para uma condução ativa.
Para culminar a lista de novidades, a Yamaha revela que a ‘dois e meio’ de Enduro conta com um novo motor de arranque, bateria de iões de lítio e um conjunto de botões multifunções que foram introduzidos como forma de elevar a qualidade geral.
E para ajudar os pilotos a afinar a moto, foi desenvolvida uma nova versão da aplicação Power Tuner da Yamaha.
Como destaque encontramos aqui a nova funcionalidade ‘Afinação Rápida’ que permite ao piloto ajustar as definições do motor de ‘Suave’ a ‘Agressivo’ através de uma simples barra de deslocação no smartphone, enquanto os ajustes do Controlo de Tração e o cronómetro estão à distância de poucos toques no ecrã.
A mais recente WR450F, que tinha sido profundamente reformulada no ano passado, oferece especificações para enfrentar todos os tipos de terreno. Desde o rápido, escorregadio ou também os percursos mais técnicos.
Uma última nota para o facto de que nestas versões de 2025, tanto a WR450F como a WR250F contam com o assento sem costura disponível nos modelos de motocross, ao mesmo tempo que ostentam o novo visual Icon Blue com estilo renovado.
Galeria de fotos Yamaha WR250F e WR450F
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!