Se quisermos ter uma desportiva de excepção com a melhor tecnologia desenvolvida em MotoGP, a YZF R1M da Yamaha é uma das melhores apostas. Já o assim era nas edições dos anos anteriores. Para 2018 a Yamaha decidiu melhorar pequenos aspectos que os clientes pediam. Dotou-a de quick-shift que também actua nas reduções e suavizou o Lift Control. Uma zona baixa da moto mais escura, foi o pouco que mudou na decoração. Temos assim uma YZF R1M melhorada e que continuará a fazer muitos sonhar. Continua a esgrimir números que marcam. Destacam-se os 200 cv de potência do seu quatro cilindros e os 201 kg de peso total. A Yamaha tem uma forte tradição nas motos desportivas de pistas. Na actualidade, com as YZF-R1M, YZF-R1, YZF-R6, YZF-R3 a YZF-R125, tem uma linhagem difícil de igualar.
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[hotspotitem] As jantes da R1M são produzidas em magnésio, tal como o sub quadro, para reduzir o peso não suspenso melhorando a agilidade e o funcionamento do amortecimento.
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FICHA TÉCNICA
Tipo | 4 cilindros, 4 tempos, refrigeração líquida, DOHC, 4 válvulas |
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Cilindrada | 998 cc |
Diâmetro/Curso | 79 mm x 50,9 mm |
Potência máxima | 200 CV/13.500 rpm |
Binário máximo | 112,4 Nm/11.500 rpm |
Alimentação | Injecção electrónica, acelerador electrónico |
Compressão | 13,0:1 |
Escape | Sistema de escape 4-1 |
Embraiagem | Multidisco, banho de óleo |
Transmissão final | corrente |
Caixa de velocidades | 6 velocidades |
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Quadro | dupla trave, Deltabox, em alumínio |
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Braço oscilante | Mono-braço oscilante em alumínio |
Angulo de direcção | 24 graus |
Trail | 102 mm |
Pneu dianteiro | 120/70 R 17 |
Pneu traseiro | 200/55 R 17 |
Suspensão dianteira | Forquilha invertida Ohlins de 43 mm, regulação electrónica |
Suspensão traseira | Monoamortecedor Ohlins, regulação electrónica |
Travão dianteiro | Dois discos de 320 mm, pinças monobloco de montagem Radial, com ABS adaptativo à inclinação |
Travão traseiro | Disco de 220 mm, com ABS e sistema unificado |
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Altura | 1150 mm |
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Altura do assento | 860 mm |
Distância entre eixos | 1404 mm |
Comprimento Total | 2.055 mm |
Angulo de direcção | 24 º |
Trail | 102 mm |
Peso em ordem de marcha | 201 kg |
Capacidade do depósito | 17 l |
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Imagem mais desportiva
Quando se olha para a YZF R1M percebe-se a diferença para o modelo base. O que mais marca visualmente são o guarda lamas, carenagens e traseira são feitas em carbono. O depósito de combustível em alumínio polido e as jantes azuis em magnésio, sou outros dos aspectos que fazem diferença.
A potência pulsada da YZF R1M
A YZF-R1M tem um motor de 4 cilindros e 4 válvulas com cambota de planos cruzados. Os seus 998 cc garantem que o modelo debite 200 cv, com uma entrega mais “controlável” graças à cambota utilizada. Com base na tecnologia usada pela YZR-M1 de MotoGP, a cambota de planos cruzados proporciona sequências de ignição desiguais de 270° – 180° – 90° – 180°. A potência é colocada na roda traseira de forma mais faseada, com um impulso menos contínuo. Esta característica garante que se consiga um pouco mais de tracção.
Bliper
Para a versão de 2018 a Yamaha acedeu às sugestões do clientes e melhorou o sistema de quick shift. Agora também não necessitamos de utilizar a embraiagem nas reduções. A gestão da moto cria o “toque de acelerador” (Blip) para permitir a engrenagem das relações nas reduções. Assim a mudanças de relação são igualmente simples, seja em aceleração ou travagem.
A electrónica
Tal como versão base tem muitas ajudas electrónicas tal como as usadas em MotoGP. Na R1M está disponível o controlo de tracção, controlo de derrapagem, lauch control e pode definir-se a quantidade de elevação que se permite à roda dianteira. Podemos definir a potência e forma de entrega do motor com os vários modos disponíveis. A Yamaha YZF-R1M faz uso de uma unidade de medição de inércia com seis vias e que possui também um giroscópio. Com esta unidade a gestão da moto sabe qual a inclinação lateral, as forças de aceleração e travagem e a elevação. A quantidade de intervenção do controlo de tracção e de derrapagem é adaptado de acordo com os dados que esta unidade vai transmitindo, juntando os dos sensores das rodas.
Suspensões Semi-activas
Outra das grandes diferença da R1M para versão base são as suspensões Ohlins semi-activas, enquanto as da versão base são KYB. Estas unidades foram actualizadas para este ano. A maior diferença está na forma mais simples de as afinar. Em vez de se afinarem os parâmetros de extensão e compressão individualmente, passa-se a afinar o comportamento da moto para diferentes situações. Agora escolhemos o comportamento em travagem, aceleração e passagem em curva. Melhora-se cada momento de forma independente sem ter de saber o que significa ou faz a compressão ou extensão das suspensões. Simples e eficiente. Para quem quer continuar a fazer tudo à “moda antiga” continua a poder-se afinar cada parâmetro de forma individual.
Travões unificados
O Unified Brake System da Yamaha garante que o travão da roda traseira actua quando se usa o travão dianteiro. Este sistema ajusta também a potência consoante a inclinação, facilitando a inserção na trajectória. Segundo a marca o sistema de gestão da moto realiza 125 cálculos por segundo para garantir a segurança e rapidez.
Processo de compra
A YZF R1M com toda a sua tecnologia tem um preço de 25.205 euros, e deverão ser entregues em Março. Todos os que comprarem a moto tem acesso a uma das formações em pista que a Yamaha realiza em circuitos europeus, com os melhores pilotos e instrutores. A forma de compra é também ela especial, através de registo online. A Yamaha já abriu o site para quem pretende adquirir uma YZF-R1M de 2018. O registo e a respectiva candidatura deve ser feito em r1m.yamaha-motor.eu, e tendo em conta que a anterior versão se esgotou em muito pouco tempo, os interessados devem apressar-se.