A norte americana Zero Motorcycles, um dos emblemas mais consagrados em motos e motorizações elétricas a nível mundial, acaba de mostrar os seus novos modelos 2023, numa gama que, desta vez, tem a nova DSR/X como ‘figura de capa’ do renovado catálogo da marca.
A ‘e-trail’ DSR/X é o mais recente modelo da marca e apresenta-se em ‘duas versões’, uma trail mais estradista e dotada de jantes em liga leve, e outra mais apta a circular em pisos de terra, sendo que ,para tal, vem equipada com jantes raiadas. Este modelo está dotado de baterias Z-Force, e motor ZF silencioso, além de contar com um sistema Cypher III+ que lhe permite oferecer uma experiência de condução desportiva completa, dentro e fora de estrada.
“Durante anos, os nossos clientes e fãs pediram uma moto de aventura”, disse Abe Azkenazi, CTO da Zero Motorcycles. “Colocámos mais de 100.000 horas de trabalho no projeto de uma moto que atendesse às expectativas dos nossos clientes e à missão da Zero de redefinir a experiência de pilotagem”.
A Zero DSR/X possui um motor Z-Force 75-10X totalmente novo que oferece uns generosos 225 Nm de binário e um Z-Force Power Pack de 17,3 kWh, respectivamente, estabelecendo um novo padrão de binário e potência. Tanto o quadro, quanto os restantes componentes do chassi foram desenhados para obter maior distância ao solo, contando este conjunto com suspensões com 200 mm de curso, totalmente ajustáveis. De modo a reforçar a sua componente turística, o modelo virá com três malas integradas, duas laterias e um top case.
Gerida pelo sistema operativo mais avançado do mundo, o Cypher III+, a DSR/X é a primeira moto elétrica a apresentar um conjunto de ajudas à condução da Bosch com desempenho off-road. Especificamente otimizada para aproveitar a resposta extraordinariamente rápida de um motor eletrificado Zero, esta tecnologia oferece estabilidade e controlo de tração em qualquer superfície. O sistema Off-road Bosch inclui travagem combinada (Linked Braking) para melhorar a eficácia dos travões e assistente de travão em declive (Vehicle Hold), que proporciona maior conforto e segurança no arranque, mesmo nas encostas mais íngremes.
A DSR/X está equipada com uma série de funções disponíveis apenas em unidades Zero Motos com o sistema operativo Cypher III+, que foi desenvolvido com base nos 16 anos e 200 milhões de quilómetros de experiência acumulados pela marca norte-americana de Santa Cruz.
Estes incluem o modo de estacionamento, uma função de marcha à trás e à frente de baixa velocidade – ideal para manobrar a moto em espaços apertados ou em declives. A moto vem equipada com os carregadores de nível 1 e nível 2 mais rápidos do mercado, graças ao sistema de carregamento rápido integrado de 6,6 kW.
Em termos de autonomias anunciadas, este modelo consegue dentro da cidade percorrer 290 km entre cargas, enquanto que na autoestrada a capacidade desce para os 137 km. Em termos médios a autonomia é de 185 km.
O peso desta DSR/X é de 247kg e a altura do assento ao chão cifra-se nos 828 mm.
Além do inédito número de opções de customização do DSR/X, há um criterioso catálogo de peças e acessórios para equipar o condutor e a moto, focados em todos os tipos de aventuras.
Os acessórios de aventura opcionais incluem placa de proteção do motor, pára-brisa alto, bolsa, capa, malas laterais, mala superior e muito mais.
Além disso, a DSR/X pode abrigar um Power Tank em seus compartimentos de armazenamento para aumentar a capacidade da bateria para quase 21 kWh ou um módulo de carregamento rápido que reduzirá o tempo mínimo de carregamento para apenas uma hora.
Esta Zero DSR/X já está disponível nos concessionários Zero Motorcycles, nas cores Sage ou White Pearl. Os preços para Portugal ainda não foram anunciados.
Saiba mais em: www.zeromotorcycles.com/es-es/