Finalmente testámos a Ducati Streetfighter V4 S, um artigo que podes ler na Motojornal desta semana, a edição 1484(podes comprar aqui). É uma moto que nos surpreende tanto pelas prestações como pela aparente facilidade e relativo conforto que oferece numa condução em estrada. É uma superbike desenhada para andar em estrada.
Porque na verdade é disso que se trata, duma Panigale V4 sem plásticos e com guiador alto. Com guiador em vez de avanços, e com a alteração na localização dos pousa-pés, a posição de condução é uma das poucas diferenças para a desportiva. O assento tem um ‘recheio’ mais generoso para melhorar o conforto e fica a 845 mm do solo, ligeiramente mais baixa que a Panigale.
E apesar de ser uma naked, a Streetfighter V4 tem asas como a Panigale V4. Neste caso foram desenvolvidas especialmente para este modelo, de modo a conseguir carregar a roda dianteira e evitar os cavalinhos em aceleração. Para ter a área suficiente para ter efeito, mas não serem demasiado protuberantes, a Ducati decidiu-se por dois pares de asas.
Colocadas o mais junto possível à roda dianteira, geram 28 kg de força a 270 km/h: 20 kg na roda dianteira e 8 kg na traseira. Para além disso também ajudam a extrair o ar quente em volta do motor e do radiador, aumentando a eficiência do sistema de refrigeração.
A alma da Streetfighter V4 é o motor de quatro cilindros em V a 90°, com 1103 cc; conhecido como Desmosedici Stradale, oferece 208 cv de potência máxima, e um binário máximo de 123 Nm, ou seja, praticamente os valores da Panigale V4.
A electrónica que domina o motor
Equipado com IMU de seis eixos, a electrónica tem também forte presença: ABS Cornering EVO; Ducati Traction Control (DTC) EVO 2; Ducati Slide Control (DSC); Ducati Wheelie Control (DWC) EVO; Ducati Power Launch (DPL); Ducati Quick Shift up/down (DQS) EVO 2; Engine Brake Control (EBC) EVO.
Tal como na desportiva, o motor está instalado no quadro Front Frame e servindo de elemento esforçado, fazendo parte da estrutura.
A travagem está a cargo de um sistema Brembo com pinças Stylema monobloco de montagem radial, de quatro êmbolos, com discos de Ø330 mm, à frente, e uma pinça de dois êmbolos e disco de Ø245 mm atrás.
A Streetfighter V4 existe em duas versões. A versão S (23 545 €) difere da base (20 345 €) na adopção de suspensões electrónicas Öhlins – forquilha NIX30 de Ø43 mm e amortecedor TTX36 com controlo do software Öhlins Smart EC 2.0 -, amortecedor de direcção electrónico e jantes Marchesini de alumínio forjado. A versão base tem suspensões Showa, com uma forquilha BPF de 43 mm à frente; atrás tem um amortecedor Sachs; o amortecedor de direcção é também Sachs.