O 46.o Salão de Tóquio de 2019 decorre até à véspera da abertura da outra grande montra para os fabricante de motos. Falamos do EICMA 2019, em Milão.
A Yamaha, a jogar “em casa”, levou à capital do país do sol nascente várias estreias que mostram o rumo da marca em termos de design e tecnologia aplicadas a soluções de mobilidade.
Modelos em estreia no Japão
YZF-R1
Como moto superdesportiva emblemática da Yamaha, a mais recente YZF-R1 foi concebida e desenvolvida com a performance necessária para vencer em pista sob o conceito de uma “Evolução de controlo total para dominar as pistas”, adianta a marca nipónica. Enquanto isso, proporciona uma utilização ecológica em conformidade com as normas EURO 5 relativas a emissões. O motor de planos cruzados foi novamente aperfeiçoado e o modelo tem duas ajudas electrónicas adicionais para o piloto: a gestão do travão do motor (EBM) e o controlo dos travões (BC). O aperfeiçoamento de várias peças do quadro eleva a performance do modelo focada na competição a um novo nível.
Ténéré 700
Este modelo de aventura é alimentado por um motor de 2 cilindros em linha com refrigeração líquida de 689 cc e uma cambota de 270°. Dispõe de um quadro leve que proporciona bastante liberdade de movimento ao motociclista, durabilidade e facilidade de manutenção extraordinárias, capacidade para transportar bagagem e muito mais, possibilitando um equilíbrio de alto nível das características desejadas em condução todo-o-terreno, de aventura ou de turismo. Uma variedade de tecnologias de redução de peso tornaram ainda este modelo cerca de 10 kg mais leve do que a sua antecessora XTZ 660.