1961-2021: 60 anos a correr no World GP pela Yamaha

As cores especiais do "Speed Block" do 60º aniversário demonstram que é um dos esquemas de cores mais evocativos da marca entre pilotos e fãs de todas as idades.

As corridas têm sido parte integrante do ADN da Yamaha desde o dia em que a fábrica foi constituída, a 1 de julho de 1955. Na altura, a empresa testou os seus produtos em pista poucos dias depois da fundação da Yamaha Motor Company, quando a YA-1 venceu a Corrida de Subida do Monte Fuji na sua primeira participação, a 10 de julho.

Impulsionada por este sucesso, a Yamaha entrou na sua primeira corrida internacional em Catalina, EUA, em 1958. Nesta altura, a marca estava a desenvolver algumas das máquinas a 2 tempos mais competitivas e decidiu experimentar o derradeiro teste de piloto e máquina ao entrar na classe de 250 cc com a RD48, na ronda do Campeonato Mundial de Moto GP, em França, em maio de 1961. Competir ao mais alto nível colocou a empresa firmemente no mapa e marcou o início da transformação da marca num dos fabricantes de motos mais bem-sucedidos e inovadores do mundo.

Apenas dois anos depois da estreia da Yamaha no GP, Fumio Ito conseguiu a primeira vitória da marca no GP com a RD56, no Grande Prémio da Bélgica, e a Yamaha desde então nunca mais olhou para trás . Em 1964, a Yamaha ganhou o seu primeiro Campeonato Mundial, bem como o seu primeiro título de construtor, com Phil Read na classe 250 cc, a primeira de muitas vitórias naquela década. Foi o início de uma viagem incrível para todos os envolvidos no programa de corridas da Yamaha e, nos últimos 60 anos, tem-se afirmado como um dos fabricantes mais bem-sucedidos, com mais de 500 vitórias em Grandes Prémios, para além de 38 títulos de piloto, 37 títulos de construtor e 7 títulos de equipa.

Speed Block: As cores das corridas históricas da Yamaha

Em 1964, o departamento de competição lançou o modelo de 250 cc para o Grande Prémio, com nova carenagem branca, uma risca vermelha e guarda-lamas dianteiro vermelho. Este provou ser um bom presságio e o piloto de fábrica, Phil Read, ganhou o primeiro título mundial da Yamaha.

Este esquema de cores em vermelho e branco arrojado, simples e dinâmico rapidamente se afirmou como o visual instantaneamente reconhecível da Yamaha do Grande Prémio e foi o precursor do “Speed Block” da Yamaha: indiscutivelmente o esquema de cores mais famoso e mais desejado que já apareceu numa moto de corrida.

A carenagem branca com o “Speed Block” vermelho rapidamente se tornou no esquema de cores de corrida definitivo da Yamaha na Europa para as duas décadas que se seguiram até à era Rainey e Lawson. A reação do público à recente revelação da M1 de fábrica, com as cores especiais do “Speed Block” do 60.º aniversário, demonstram que é um dos esquemas de cores mais evocativos da empresa, popular entre pilotos e fãs de todas as idades. Simples, dinâmico, intemporal e rapidamente reconhecível, o “Speed Block” estará sempre associado à Yamaha e às suas campanhas de GP de grande êxito, de uma era muito especial na história da empresa.

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