Descobrir o Rio Douro de moto é algo que muitos motociclistas ainda não fizeram. E é a pensar neles que a CIMDouro e doze motoclubes da região decidiram organizar o Passaporte Douro On2Wheels, um passeio mototurístico que tem como objetivo permitir descobrir o Rio Douro aos comandos das mais diversas motos.
Este 1º Passaporte Douro On2Wheels, projeto integrado no Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, tem como plano previsto nada menos do que 480 quilómetros de curvas e contra-curvas, passando por 19 concelhos e descobrindo a beleza da região do Douro e 3 Patrimónios da Humanidade.
Guiados pelas propostas do projeto Passaporte Douro, a organização desafia os mototuristas a desfrutarem de um percurso circular pela região, com passagem e controlo em pontos de interesse (Carimbo do Passaporte).
Dividido em dois dias (8 e 9 de julho), o primeiro terá início em Sernancelhe e terminará em Murça, onde pernoitarão os motociclistas para, no dia seguinte, seguirem viagem até Moimenta da Beira. Esta primeira edição do Passaporte Douro On2Wheels assume igualmente uma vertente solidária, revertendo grande parte das receitas arrecadadas com as inscrições para uma associação do Douro que trabalha com crianças.
O objetivo do evento é o convívio entre participantes, o usufruto do binómio condução / navegação, e também o desafio de admirar a paisagem percorrendo os 19 municípios da CIMDouro ao longo de um fim de semana de descoberta, cultura, gastronomia e celebração do Douro e da sua paisagem.
A proposta da organização leva os motociclistas participantes a locais como o Castelo de Penedono, Museu do Côa, Congida, Basílica de Torre de Moncorvo, Museu do Vinho de São João da Pesqueira, Estação de Comboio do Pinhão, Espaço Miguel Torga, Busto do Soldado Milhões, Sé de Vila Real, Museu do Douro, Catedral de Lamego, Ponte da Ucanha e Adega Cooperativa do Távora, entre outros pontos e locais de interesse.
A ideia do Passaporte Douro On2Wheels partiu de Vitor Soares, o entusiasta do mototurismo que foi o primeiro a completar o Passaporte Douro de moto, percorrendo os 76 pontos de interesse dos 19 concelhos da CIMDouro.
Vitor Soares é o “road leader” desta primeira edição, que tem como grande novidade a associação a 12 motoclubes locais: Motoclube Carrazeda de Ansiães, Clube Automóvel de Lamego, Grupo Motard de Penedono, Motoclube Terras de Magalhães (Sabrosa), Clube Motard Os Tonéis (S. J. Pesqueira), MotoClube São João da Pesqueira, Eles e Elas Motorcycles, de Ervedosa do Douro, Grupo Motard Os Amigos Binantes, Motard Clube BonelliRiders (V.N. Foz Côa), Clube Motard Sra. Da Pena – Mouçós – Vila Real, Motoclube Rabelos do Asfalto – Tabuaço e Motard Club Moncorvo.
Os detalhes da viagem do 1º Passaporte Douro On2Wheels
O primeiro dia, 8 de julho, terá como ponto de partida Sernancelhe, passará por Penedono, Vila Nova de Foz Côa, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães, Alijó e terminará em Murça.
Coincidindo com as festas daquele concelho, os motociclistas são convidados a pernoitar e a desfrutar da noite em Murça e das ofertas culturais e recreativas que aquele concelho da CIMDouro proporciona.
No dia 9 de julho os viajantes de moto seguem viagem de Murça para Sabrosa, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Mesão Frio, Lamego, Tarouca, Armamar, Tabuaço e termina em Moimenta da Beira, onde terminará este passeio, com um momento de sunset e entrega de prémios aos participantes que carimbaram o Passaporte Douro nos locais propostos.
Integrado das Comemorações do Douro Cidade Europeia do Vinho 2023, as inscrições para o Passaporte Douro On2Wheels estão abertas até dia 29 de junho, em cimdouro.pt, com um custo de 20 euros, sendo que para os membros de motoclubes organizadores o custo é de 10 euros por pessoa.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!