De acordo com a Associação Europeia de Fabricantes de Motos (ACEM), nos primeiros seis meses deste ano venderam-se na União Europeia (UE) 618.052 unidades de duas rodas com cilindrada superior a 50 cc, o que representa uma subida de 9,1% face ao período homólogo de 2018.
Com 138.650 unidades (aumento de 6,2% em termos homólogos), a Itália continua a liderar as tabelas de vendas na UE, constituindo-se como o maior mercado europeu de motos.
De seguida, surge a França (109.606 com motociclos, + 12.5%); a Alemanha (105.970 motociclos, + 8.5%); Espanha (88.690 motociclos, + 12,6%) e o Reino Unido (56.611 motociclos, + 2,3%).
As vendas de motos seguiram igual tendência de aumento em quase todos os países da UE. Portugal também conheceu um aumento de 14,1%, com 14.556 motociclos vendidos este primeiro semestre de 2019, contra os 12.761 registadas nos primeiros seis meses de 2018.
Ciclomotores na UE aumentam 19,5%
Pelas contas da ACEM, o mercado europeu de ciclomotores (cilindrada inferior a 50 cc), atingiu vendas na ordem das 147.826 unidades durante os primeiros 6 meses de 2019. Isso significa um aumento de 19,5% em comparação com o mesmo período em 2018 (123.712 veículos).
Os maiores mercados para os ciclomotores na Europa foram a França (41.230 unidades), Holanda (31.154 unidades), Alemanha (14.629 unidades), Bélgica (13.119 unidades) e Polónia (10.427 unidades).
Portugal nos veículos de cilindrada inferior a 50 cc, pelo contrário, teve um decréscimo significativo, contabilizando apenas 915 unidades vendidas face às 1230 registadas no primeiro semestre de 2018, o que representa uma variação negativa de -25,7%.
Motociclos eléctricos sobem 82,7%
Pelos dados da Associação Europeia de Fabricantes de Motos verifica-se ainda que os registos de motociclos elétricos alcançaram as 5.812 unidades durante os primeiros seis meses de 2019. Isto significa um aumento substancial de 82,7% em relação a igual período de 2018, em que se registaram vendas de 3.181 unidades.
Já em Portugal verifica-se um aumento de 37.5%, com 8 vendas registadas em 2018 para as 11 elétricas vendidas em 2019, no primeiro semestre do ano.
A maioria dos veículos elétricos registados em 2019 são ciclomotores (28.577 unidades), seguidos por motos (5.812 unidades) e um número muito menor de quadriciclos (cerca de 1.421 unidades). Em Portugal não se registaram quaisquer vendas nesta última tipologia.
Os maiores mercados europeus em termos de volume de vendas de veículos elétricos foram a França, onde as vendas combinadas de ciclomotores, motociclos e quadriciclos totalizaram 8.723 unidades (+ 60,6%).
Segue-se a Bélgica (8.087 veículos, + 111,0%), a Holanda (6.321 veículos, + 62,1%), depois a Espanha (4.052 veículos, + 35,8%) e Itália (2.426 veículos, + 86,2%).
Ainda de acordo com os números da ACEM, Portugal teve, para o período em referência, um total combinado (de ciclomotores, motociclos e quadriciclos) de 57 unidades vendidas em 2019, contra as 13 eléctricas vendidas nos primeiros seis meses de 2018.