Andar de moto é uma das melhores formas de viajar e descobrir novos destinos. Não apenas pelo destino em si, que será o principal, mas também por todo o ritual que é a preparação de uma grande viagem de moto, a definição dos melhores percursos recheados de curvas, e até as ocasionais perdas de rumo que nos levam a descobrir estradas surpreendentes.
Mas para viajar de moto é preciso contar com uma máquina adaptada a esta função. Uma superdesportiva ou uma supernaked de mais de 200 cv como as que mostramos aqui podem servir para viajar. Mas não serão as opções mais indicadas.
E depois temos vários tipos de viagens: as mais curtas, as de média duração ou até as que acumulam milhares de quilómetros. Temos também de entender que viajar não é apenas por estradas de asfalto. Existem muitos destinos para descobrir e explorar através de caminhos de terra.
E vamos partir de viagem sozinho ou com passageiro? E conseguimos transportar a nossa bagagem numa mochila ou gostamos de levar muita coisa?
Tudo isto leva a que a escolha de uma moto para a sua viagem de sonho no próximo ano seja baseada numa série de características que se adaptam às suas necessidades. Por isso, aqui na Revista MotoJornal deixamos-lhe uma lista de 20 de motos para viajar em 2023.
Estas não são todas as motos que existem! Felizmente, o mercado nacional está inundado de opções para os mais diversos gostos e carteiras. Por isso utilize este nosso artigo apenas como ponto de partida para uma viagem que promete ser inesquecível!
Aprilia Tuareg 660
O nome desta trail de Noale deixa logo a nossa imaginação a sonhar com aventuras fora de estrada. A sua estética também não engana, tal como as características técnicas. A Tuareg 660 é uma proposta “on” e “off-road”, concebida para ser uma moto fácil de explorar. Pode facilmente ganhar polivalência com instalação de malas e acessórios pensados para viajar.
Motor: dois cilindros paralelos
Cilindrada: 660 cc
Potência 80 cv
Binário: 70 Nm
Altura do assento: 860 mm
Dep. combustível: 18 litros
Peso (a seco): 187 kg
Preço: 12.200€
Benelli TRK 502 X
Para quem procura aventuras acessíveis, a marca italiana propõe a TRK 502 X, uma variante da gama aventura de média cilindrada que apresenta jantes de raios. Este é um modelo muito popular em Portugal, aliando polivalência à facilidade com que se deixa explorar. A Benelli desenvolveu um conjunto de opções ao nível dos acessórios que fazem desta TRK 502 X uma opção a ter em conta. E em breve chegará a variante 800 cc!
Motor: dois cilindros paralelos
Cilindrada: 500 cc
Potência: 47,6 cv
Binário: 46 Nm
Altura do assento: 840 mm
Dep. combustível: 20 litros
Peso (a cheio): 235 kg
Preço: desde 6.780€
BMW R 1250 RT
O motor bicilíndrico Boxer é já lendário, ainda mais agora que conta com tecnologia ShiftCam, e a BMW Motorrad colocou-o numa moto capaz de percorrer longas distâncias em total conforto para os seus ocupantes. Tecnologia e luxo não faltam na R 1250 RT, que conta inclusivamente com Cruise Control Ativo que ajusta automaticamente a velocidade de acordo com o veículo à frente.
Motor: dois cilindros, tipo Boxer
Cilindrada: 1254 cc
Potência: 136 cv
Binário: 143 Nm
Altura do assento: 805 a 825 mm
Dep. combustível: 25 litros
Peso (a cheio): 279 kg
Preço: desde 21.660€
BMW R 1250 GS Adventure
Tal como a RT, também a famosa GS dá uso à mais recente geração do icónico motor Boxer com tecnologia ShiftCam. Neste caso estamos perante uma aventureira de grande porte, uma moto concebida para “dar a volta ao mundo”, seja por asfalto, mas, principalmente, por caminhos fora de estrada. A R 1250 GS Adventure é uma das propostas mais populares entre os motociclistas, e disponibiliza uma quase infindável capacidade para se personalizar.
Motor: dois cilindros, tipo Boxer
Cilindrada: 1254 cc
Potência: 136 cv
Binário: 143 Nm
Altura do assento: 890 a 910 mm
Dep. combustível: 30 litros
Peso (a cheio): 268 kg
Preço: desde 20.850€
Ducati DesertX
Esta proposta de Borgo Panigale não esconde as suas intenções off-road! Com uma estética puramente “Dakariana” e que a faz parecer com as motos de competição dessa mítica prova de TT, a DesertX não será moto que se deixe intimidar com obstáculos que possam aparecer mesmo nos trilhos mais complicados fora de estrada. Com malas laterais instaladas e fica pronta para viajar.
Motor: dois cilindros em L
Cilindrada: 937 cc
Potência: 110 cv
Binário: 92 Nm
Altura do assento: 875 mm
Dep. combustível: 21 litros
Peso (a cheio): 223 kg
Preço: 16.795€
Ducati Multistrada V4 S
Se a DesertX é a Ducati mais extrema para viagens fora de estrada, a Multistrada V4 S, principalmente quando equipada com o “pack” Touring, será a Ducati capaz de devorar quilómetros em pisos de asfalto sem cansar o seu condutor e passageiro. O grande destaque é o poderoso motor V4. Mas a Multistrada V4 S destaca-se ainda pela tecnologia como o conjunto de dois radares (dianteiro / traseiro) que incluem ajudas à condução como cruise control adaptativo e deteção de ângulo morto.
Motor: quatro cilindros em V
Cilindrada: 1158 c
Potência: 170 cv
Binário: 125 Nm
Altura do assento: 840 a 860 mm
Dep. combustível: 22 litros
Peso (a cheio): 240 kg
Preço: 24.595€
Harley-Davidson Ultra Limited
A Ultra Limited da Harley-Davidson tem definido o segmento “touring” V-twin desde há muitos anos. Equipada com o poderoso motor Milwaukee Eight 114, faz com que qualquer viagem, mesmo com as malas recheadas de bagagem, seja um momento de prazer, e as ultrapassagens feitas sem qualquer dificuldade. Refira-se que as malas têm capacidade de 133 litros!
Motor: dois cilindros em V
Cilindrada: 1868 cc
Potência: 87 cv
Binário: 164 Nm
Altura do assento: 740 mm
Dep. combustível: 22,7 litros
Peso (a cheio): 416 kg
Preço: desde 33.500€
Honda NT1100
A versátil NT1100 apresenta uma aerodinâmica otimizada graças ao para-brisas ajustável de 5 posições, de grandes dimensões, e defletores superiores/inferiores que proporcionam uma maior proteção contra o vento. O assento, com uma altura de 820 mm, foi concebido para dois ocupantes em total conforto, e oferece uma posição de condução flexível. A NT1100 está dotada de um depósito de combustível de 20 L, o que, de acordo com a Honda, proporciona uma autonomia de 400 km. E convém não esquecer que está disponível com DCT!
Motor: dois cilindros paralelos
Cilindrada: 1084 cc
Potência: 100 cv
Binário: 104 Nm
Altura do assento: 820 mm
Dep. combustível: 20 litros
Peso (a cheio): 238 kg
Preço: desde 14.675€
Honda Gold Wing Tour
A Gold Wing Tour cuida tanto do condutor como do passageiro. Com um manuseamento dinâmico e uma resposta do motor capaz de satisfazer qualquer condutor, o passageiro pode instalar-se no seu espaço luxuoso e desfrutar do dia que tem pela frente. Pode também abrir facilmente cada mala lateral para aceder ao conteúdo enquanto estiver sentado, e há também um interruptor de áudio acessório (localizado na mala direita) para controlo da banda sonora. Refira-se que uma moto destas dimensões necessita de alguma ajuda para se movimentar, pelo que a Honda adiciona uma vantajosa marcha-atrás para manobras.
Motor: seis cilindros opostos
Cilindrada: 1833 cc
Potência: 126 cv
Binário: 170 Nm
Altura do assento: 745 mm
Dep. combustível: 21 litros
Peso (a cheio): 367 kg
Preço: 37.800€
Husqvarna Norden 901
A Norden 901 é uma moto de turismo de aventura de capacidades reconhecidas. Com um motor de dois cilindros paralelos de 889 cc, potente e suave, instalado no quadro leve de treliça construído com tubos de aço, esta moto é uma máquina completa para viagens de longa distância. Na estrada ou conduzida em terrenos acidentados, a Norden 901 sobressai em qualquer aventura. Uma moto pensada para permitir que cada um explore o mundo ao seu jeito.
Motor: dois cilindros paralelos
Cilindrada: 889 cc
Potência: 105 cv
Binário: n.d.
Altura do assento: 854 mm
Dep. combustível: 19 litros
Peso (a seco): 204 kg
Preço: 15.755€
Indian Pursuit Limited
Uma americana de luxo! A turística da Indian Motorcycles equipada com motor PowerPlus de refrigeração líquida é um portento de dimensões, mas também de prestações e conforto. A Pursuit Limited conta com todas as tecnologias necessárias a percorrer muitos quilómetros sem sentir cansaço. E com 178 Nm de binário, podemos carregar as malas e top-case com equipamento que ela não se atemoriza.
Motor: dois cilindros em V
Cilindrada: 1768 cc
Potência: n.d.
Binário: 178 Nm
Altura do assento: 672 mm
Dep. combustível: 22,7 litros
Peso (a cheio): 416 kg
Preço: desde 34.990€
Kawasaki Ninja 1000 SX Tourer
Para aqueles que gostam de viajar rápido, mas em igual conforto, a Kawasaki coloca na estrada a Ninja 1000 SX, uma “sport tourer” que merece entrar nesta lista. Para viajar, será melhor optar pela versão Tourer, que já inclui as malas laterais de série. Ajudas à condução como quickshift e cruise control não faltam!
Motor: quatro cilindros em linha
Cilindrada: 1043 cc
Potência: 142 cv
Binário: 111 Nm
Altura do assento: 835 mm
Dep. combustível: 19 litros
Peso (a cheio): 235 kg
Preço: 17.790€
KTM 1290 Super Adventure S
Para o novo ano, a 1290 Super Adventure S não apresenta grandes novidades. Essas são as novas decorações 2023, mas também uma nova funcionalidade no sistema de permite ao condutor obter as informações de GPS diretamente no painel de instrumentos TFT a cores. Outro ponto que podemos dizer que é novidade é o sistema de ajuste da altura do para-brisas. Ainda assim, o motor LC8c disponibiliza 160 cv e 138 Nm de binário! Isso, a juntar à muita tecnologia, como o radar dianteiro que desbloqueia o cruise control adaptativo, fazem desta “laranja” uma moto pronta a viajar.
Motor: dois cilindros em V
Cilindrada: 1301 cc
Potência: 160 cv
Binário: 138 Nm
Altura do assento: 849 a 869 mm
Dep. combustível: 23 litros
Peso (a seco): 220 kg
Preço: a definir
Moto Guzzi V100 Mandello
A V100 Mandello é a fusão perfeita entre o dinamismo de uma roadster e o conforto de uma tourer. Uma moto que confere a cada curva uma emoção especial, e transforma as mais longas viagens em experiências confortáveis tanto para o condutor como para o passageiro, contemplando novas tecnologias como a aerodinâmica adaptativa. Disponível na versão standard e na versão S, que inclui diversos equipamentos adicionais.
Motor: dois cilindros em V e posição transversal
Cilindrada: 1042 cc
Potência: 115 cv
Binário: 105 Nm
Altura do assento: 815 mm
Dep. combustível: 17 litros
Peso (a cheio): 233 kg
Preço: desde 15.800€
Royal Enfield Himalayan 410
À primeira vista, esta simpática moto da marca indiana Royal Enfield até parece um pouco deslocada das rivais nesta lista. Motor monocilíndrico de 411 cc e com menos de 25 cv de potência. Dificilmente muitos motociclistas considerariam fazer longas viagens com a Himalayan 410. Porém, a sua simplicidade e fiabilidade, para além de custos de aquisição reduzidos, fazem dela uma ótima companheira para viajar… desde que não tenha pressas! Para ir de Portugal aos Himalaias sem qualquer stress.
Motor: monocilíndrico
Potência: 24,6 cv
Binário: 32 Nm
Altura do assento: 800 mm
Dep. combustível: 15 litros
Peso (a cheio): 199 kg
Preço: desde 5.649€
Suzuki GSX-S1000 GT
Derivada da naked GSX-S1000 com a qual partilha a mecânica e outros elementos, a GSX-S1000 GT foi criada com o sentido de potenciar o prazer de condução. Conforto, controlo, conectividade e um estilo desportivo, combinam-se para criar uma experiência merecedora da designação GT (Grand Tourer). Seja em curva, percursos rápidos ou nas longas tiradas de autoestrada, o prazer de condução está garantido, quer na condução a solo, quer com passageiro.
Motor: quatro cilindros em linha
Cilindrada: 999 cc
Potência: 146 cv
Binário: n.d.
Altura do assento: 810 mm
Dep. combustível: 19 litros
Peso (a cheio): 226 kg
Preço: desde 15.449€
Suzuki V-Strom 1050 DE
Um membro orgulhoso da icónica série V-Strom da Suzuki, o V-Strom 1050 DE foi construída para inspirar o espírito de aventura dos motociclistas. Perfeita para explorar uma estrada de terra através da floresta a caminho de um lago escondido na montanha. A V-Strom 1050 DE abre novos caminhos para a emoção, mas garante que chegamos ao destino confortáveis e satisfeitos.
Motor: dois cilindros em V
Cilindrada: 1037 cc
Potência: 107 cv
Binário: n.d.
Altura do assento: 880 mm
Dep. combustível: 20 litros
Peso (a cheio): 252 kg
Preço: a confirmar
Triumph Tiger 1200 GT Explorer
A proposta de design aventureiro e mais apta a grandes viagens em asfalto, mas que poderá enfrentar, sem grandes problemas, os pisos de terra à procura de um destino especial. A Tiger 1200 GT Explorer conta com tudo aquilo que precisamos numa moto para viajar. Incluindo um depósito massivo de 30 litros que garante uma autonomia incrível!
Motor: três cilindros
Cilindrada: 1160 cc
Potência: 150 cv
Binário: 130 Nm
Altura do assento: 850 a 870 mm
Dep. combustível: 30 litros
Peso (a cheio): 255 kg
Preço: desde 23.100€
Yamaha Ténéré 700 World Raid
Esta é a moto de aventura de média cilindrada apta a percorrer longas distâncias. A Yamaha concebeu a Ténéré 700 World Raid como a moto perfeita para poder mudar a forma como explora o planeta. Equipada com dois depósitos de combustível de alta capacidade e uma suspensão de curso longo que podem levá-lo mais longe do que nunca, a Ténéré 700 World Raid dá-lhe a possibilidade de descobrir o que está além do que a sua vista alcança no horizonte!
Motor: dois cilindros em linha
Cilindrada: 689 cc
Potência: 73 cv
Binário: 68 Nm
Altura do assento: 890 mm
Dep. combustível: 23 litros
Peso (a cheio): 220 kg
Preço: desde 13.450€
Yamaha Tracer 9 GT
Com uma emocionante combinação de desempenho de binário elevado com um notável conforto em longas distâncias, a Tracer 9 GT agitou por completo o segmentou “touring”. Equipada com malas laterais rígidas, suspensão semi-ativa KYB ajustável, modos de condução, ou punhos aquecidos, esta Yamaha é uma opção para aqueles que gostam de viajar em conforto mas sempre com um estilo de condução dinâmico.
Motor: três cilindros
Cilindrada: 890 cc
Potência: 119 cv
Binário: 93 Nm
Altura do assento: 810 a 825 mm
Dep. combustível: 18,7 litros
Peso (a cheio): 220 kg
Preço: desde 14.950€