Aquela que será a edição que assinala as “Bodas de Prata” da maior aventura de mototurismo da Europa, terá casa cheia! De acordo com as informações avançadas pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, as inscrições para o 25º Portugal de Lés-a-Lés estão oficialmente fechadas conforme estava indicado desde o momento em que foi feita a apresentação oficial desta edição 2023 na Figueira da Foz.
As inscrições fecharam quando a organização registou um total de 2185 participantes, mototuristas aventureiros que não querem deixar passar a oportunidade de percorrer Portugal de norte a sul por estradas e caminhos secundários, numa viagem que será, certamente, inesquecível, e recheada de surpresas ao longo do percurso que será de Bragança a Sagres, mas que conta com passagens em Viseu e ainda em Ourém.
De 7 a 10 de junho terá então início a viagem de 1144 km entre Bragança e Vila do Bispo bem no sul de Portugal. Tendo em conta o número de motociclistas inscritos, a FMP fez as contas e chegou à conclusão que neste Portugal de Lés-a-Lés serão percorridos um total de 2.499.640 quilómetros (soma dos quilómetros de todos os participantes).
E isto sem contar com os quilómetros desde casa ou com a equipa organizativa e vários convidados, entre artistas e atores, pilotos e políticos, desportistas e até ‘chefs’ de renome internacional.
Um entusiasmo enorme em redor da edição das Bodas de Prata do evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, que começou em 1999 pela mão de cinco motoclubes.
Agora, um quarto de século depois, e além de vários elementos da organização presentes desde o primeiro momento, há apenas quatro participantes totalistas que contam, só no Portugal de Lés-a-Lés, com mais de 30 mil quilómetros pelas mais recônditas estradas nacionais, regionais e municipais de um País desconhecido de muitos.
Para aqueles que gostam de descobrir novos recantos, as mais imponentes paisagens, os mais significativos monumentos da História de Portugal ou simplesmente conduzir nas mais deliciosas estradinhas, esta é uma oportunidade realmente única de descoberta. Mas, para aqueles que não se inscreveram até às 00.00 horas do dia 15 de maio, bom, para esses a aventura terá que ficar para 2024!
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par das mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A não perder!